Casablanca, ‘old medina’ e a maior mesquita de África

|

Casablanca, capital económica de Marrocos e eternizada pelo filme do mesmo nome, é uma cidade multicultural, num país laico, de gentes que sabem acolher quem os visita.

Dentro da cidade, moderna mas caótica, existem disparidades no tempo e no espaço. No interior das antigas muralhas, as ruas a fazer lembrar alfama, transportam-nos para um ambiente medieval, onde o tempo parece não ter passado. Com a câmara escondida, captei imagens de uma ‘old city’ que parou no tempo. São estas diferenças entre a cidade velha e a cidade nova, aos pés da maior e mais luxuosa mesquita de África, com um trânsito caótico, onde os táxis parecem ter saído do ferro-velho, que fazem de Casablanca um destino em ambiente nostálgico e de regresso ao passado.

A mesquita Hassan II, é o mais alto templo do mundo, com um minarete de 200 m de altura, e o segundo maior depois de Meca. Conta com as últimas tecnologias como resistência sísmica, tecto que se abre automaticamente, soalho aquecido e portas eléctricas. É das poucas mesquitas do mundo muçulmano que permite a visita a turistas não muçulmanos.

Anterior

David Fonseca, apresentou ‘Rádio Gemini_closer’ no Tivoli

Wydad AC – Raja CA sete golos e emoção até ao apito final

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: