Disco de estreia de Ian, ‘Raivera’, é lançado a 21 de Agosto

|

Raivera” é o disco de estreia de IAN, projeto a solo da violinista Ianina Khmelik (violinista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música) que é editado no próximo dia 21 de agosto e encontra-se em pré-venda exclusiva FNAC a partir de 03 de agosto.

Este disco é sobretudo um exercício de liberdade, algo que IAN muito preza e pratica, quer na forma magnífica como funde a electrónica com melodias cativantes, quer na atitude que transmite em palco, com uma imagem fortíssima.

O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções deste disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem. As canções de Raivera são narrativas, pequenas vinhetas ora melancólicas (Again), mais festivas (Good Girl – 1º single) ou dolorosas (a magnífica Vera que fecha o disco de forma mais que perfeita).

A produção de Nuno Gonçalves (The Gift) é cúmplice nesse entendimento e é também por isso que Raivera apresenta uma coerência musical e afectiva rara.

Além do single “Boarding Now”, editado em 2019 –  a primeira faixa a ser conhecida deste álbum –  o disco de estreia de IAN conta com um total de nove temas originais, incluindo uma colaboração com Pedro Oliveira (Sétima Legião).

Através deste projeto, IAN procura distanciar-se do seu trabalho como violinista clássica, quer na música quer na imagem que apresenta em palco. IAN e Ianina são de facto a mesma pessoa mas com maneiras artísticas diferentes.

Raivera é um neologismo composto que em russo significa “paraíso” (rai) e “fé” (vera). Nesta aglutinação dos dois termos, nasce o nome do disco que, tal como IAN, é a conjugação das várias influências musicais, pessoais e profissionais.

Depois do lançamento de dois EP ( “#1” e “#2” de 2018), Raivera é o primeiro longa-duração de IAN, editado pela Vespertine Records.

Anterior

Sérgio Godinho em Oeiras, no Soam as Guitarras, em Outubro

Sociedades votaram com larga maioria nos projetos apresentados pela Direção da Liga Portugal

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: