Mahler: Quarta Sinfonia, concerto inaugural da temporada sinfónica no CCB

|

No próximo dia 20 de Setembro, às 17h00 no Grande Auditório do CCB será apresentado o Concerto Inaugural da Temporada Sinfónica 2020/2021 da Orquestra Metropolitana e do Centro Cultural de Belém.

Do programa faz parte uma obra de Peter Eötvös, Artista Associado da Temporada da Metropolitana e a emblemática Quarta Sinfonia de Gustav Mahler, que conta com a participação da conceituada soprano alemã Anne Schwanewilms.

A quarta sinfonia de Gustav Mahler tem um início inesperado, ao som de guizeiras. Depois disso sucedem-se ambientes contrastantes. Surpreende, sobretudo, a inclusão da voz cantada no último andamento. Desenha-se assim um percurso que evolui muito gradualmente desde a maior complexidade do primeiro andamento até à clarividência do último – do telúrico ao celestial, portanto.

Antes dessa viagem, porém, cruzamo-nos com Peter Eötvös, o músico húngaro que, desde finais da década de 1970, se notabilizou como maestro na estreia de algumas das obras mais importantes dos compositores do seu tempo. Também ele é compositor, no entanto, autor de um extenso catálogo que se distingue pelo primado da diversidade estilística. Assim acontece neste seu «Diálogo com Mozart», uma obra em que esboços dispersos registados nos cadernos pessoais de Mozart são recuperados numa partitura fragmentada que convida a pensar sobre toda aquela música que um dia foi imaginada mas que, por qualquer razão, nunca viu a luz do dia.

Anterior

Casino Estoril acolhe a cerimónia de entrega dos Prémios Sophia

Mónica Calle retoma o ciclo de solos no São Luiz

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: