FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

Rafaela Ferreira faz história como primeira mulher a vencer no BRB Fórmula 4 Brasil

Rafaela Ferreira faz história como primeira mulher a vencer no BRB Fórmula 4 Brasil

|

O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), testemunhou mais um marco significativo no BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA neste sábado (29/06). Rafaela Ferreira, da TMG Racing, tornou-se a primeira mulher a vencer na competição, escrevendo assim seu nome na história da categoria-escola. Além da vitória de Rafa na Corrida 2, o dia também viu Matheus Comparatto triunfando na Corrida 1 que abriu a terceira etapa do campeonato.

A primeira prova do dia contou com disputa intensa entre Comparatto, representante da Oakberry Bassani F4, e Arthur Pavie, da TMG. Os dois protagonizaram um duelo estratégico que culminou na vitória de Comparatto, mantendo sua posição como líder do campeonato.

Na segunda corrida, Rafa Ferreira teve sua redenção. A catarinense de 19 anos largou do final do grid na primeira corrida e ainda enfrentou uma punição com drive-through. Com a inversão dos oito primeiros colocados no grid da prova anterior para a Corrida 2, Rafa partiu da pole position e aproveitou a oportunidade para fazer história.

“A sensação é de dever cumprido. Tudo o que aconteceu na primeira corrida, influenciou nesta segunda. Então largamos bem, defendemos a posição e fizemos uma boa relargada após o safety car. Foi muito bom! Na última volta, a missão era levar o carro até a linha de chegada, sem forçar. Eu dedico essa vitória principalmente aos meus pais, que fazem parte disso tudo”, disse Rafa, que na etapa anterior, em Interlagos, conquistou sua primeira pole no F-4 Brasil.

Movimentação cautelosa – A Corrida 1 teve seu início muito disputado, chegando a ter quatro pilotos lado a lado na primeira curva. Os pilotos revezaram posições ao longo das três primeiras voltas. Comparatto e Pavie conseguiram distanciar um pouco do pelotão principal e começaram um jogo de administração de distância que duraria até o final da corrida.

Um dos momentos mais marcantes foi a disputa entre Lucca Zucchini e Alvaro Cho. O piloto da TMG Racing, que vinha escalando o grid para recuperar as posições perdidas, disputava com o piloto da Cavaleiro pela quinta posição quando viu Zucchini rodar na pista. A situação levou Cho a passar reto pela grama. Ambos os pilotos conseguiram retomar a prova.

A disputa também esquentou entre Cho e Gino Trappa, da Oakberry Bassani, pela quarta colocação. Assim como Ethan Nobels chegou em Pavie para tentar tomar a vice-liderança na reta final. Cho e Pavie saíram vitoriosos em seus duelos.

Com pouco menos de cinco minutos para o fim, Comparatto abriu vantagem relevante sobre Pavie para garantir a vitória, sua terceira na temporada. Nobels cruzou a linha de chegada em terceiro.

Marca histórica e recuperações impressionantes – Na pole, Rafa Ferreira fez uma largada sólida e conseguiu resistir à pressão exercida por seu companheiro de equipe, Alvaro Cho, além de se defender das investidas dos pilotos da Cavaleiro Sports, Rogério Grotta e Lucca Zucchini, que vinham colados nos líderes nos primeiros momentos da corrida.

O ponto de virada para Rafa ocorreu com a entrada do safety car, provocada por um incidente entre Gui Favarete e Cecília Rabelo (Oakberry Bassani F4). Na tentativa de recuperar posições perdidas, o piloto do carro #30 da TMG acabou colidindo com Cecília, resultando no abandono de ambos e na necessidade de acionar o safety car.

Após a relargada, Rafa manteve sua vantagem sobre Cho e levou o carro até a bandeira quadriculada sem dificuldades, tornando-se a primeira mulher a vencer no F-4 Brasil. Gino Trappa e Arthur Pavie também demonstraram talento e paciência ao escalarem o grid, finalizando a prova em quinto e sexto lugares, respectivamente. O pódio foi completado por Alvaro Cho e Ethan Nobels.

O BRB Fórmula 4 Brasil encerra sua programação no Velocitta neste domingo, com a terceira e última corrida do dia. A largada está prevista para 8h55, com o grid definido pela melhor volta da classificação realizada na sexta-feira. Desta forma, Alvaro Cho vai puxar a fila na manhã deste domingo em Mogi Guaçu.

BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 3, Velocitta
Corrida 1, Top-10
1º – Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani F4), 22 voltas em 32min13s636
2º – Arthur Pavie #88 (TMG Racing), a 2s074
3º – Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), a 2s787
4º – Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani F4), a 26s747
5º – Guilherme Favarete #30 (TMG Racing), a 30s476
6º – Alvaro Cho #21 (TMG Racing), a 30s826
7º – Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), a 34s018
8º – Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), a 45s752
9º – Rogério Grotta #7 (Cavaleiro Sports), a 47s429
10º – Cecília Rabelo #98 (Oakberry Bassani F4), a 48s430

Corrida 2, Top-9
1º – Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), 14 voltas em 22min33s858
2º – Alvaro Cho #21 (TMG Racing), a 3s257
3º – Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), a 4s230
4º – Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani F4), a 5s775
5º – Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani F4), a 6s619
6º – Arthur Pavie #88 (TMG Racing), a 6s759
7º – Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), a 14s473
8º – Pepê Souza #27 (Cavaleiro Sports), a 18s042
9º – Rogério Grotta #7 (Cavaleiro Sports), a 19s436

Não completaram:
Cecília Rabelo #98 (Oakberry Bassani F4)
Guilherme Favarete #30 (TMG Racing)
Ciro Sobral (TMG Racing) – não largou

Top-10 do campeonato após a Corrida 2
1º – Matheus Comparatto, 121 pontos
2º – Ethan Nobels, 85
3º – Rafaela Ferreira, 77
4º – Gino Trappa, 67
5º – Alvaro Cho, 66
6º – Rogério Grotta, 53
7º – Lucca Zucchini, 50
8º – Ciro Sobral, 46
9º – Filippo Fiorentino, 33
10º – Cecília Rabelo, 30

Anterior

Arthur Gama vence Corrida 1 de muitos duelos no Velocitta

Gaetano Di Mauro é primeiro piloto a vencer duas vezes na Stock Car em 2024

Seguinte