FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

'daZona' é o novo single de Herlander

‘daZona’ é o novo single de Herlander

|

Depois de em 2021 nos levar a explorar os limites do espaço da pop urbana com “woohooo!!!” e “Gisela”, Herlander retorna agora com “daZona”, o mais recente single do seu álbum de estreia “Pirralho”.

“daZona é uma cápsula do tempo sonora de uma realidade minha, paralela à de várias pessoas que cresceram e crescem hoje no bairro/periferias. Trata o meu amor-ódio ao ser do bairro, o quanto fui limitado e compactado a acreditar que há um limite do que pode ser real ou mesmo um limite à minha feminidade. Trata do quanto um sistema racista e capitalista foi bem sucedido em compactar a geração dos meus e de muitos pais imigrantes que vieram para Portugal em busca de uma vida melhor, acabando com esse desejo a ser explorado por esse mesmo sistema com nenhumas ou poucas oportunidades para seguir linhas de trabalho que realmente desejavam por necessidade de sobrevivência. É sobre o quanto somos limitados àquele espaço e como no dia de hoje, mesmo sendo muitos de nós a primeira geração de crianças descendentes de imigração nascidas ou a crescer em Portugal, somos limitados a pensar que também, na nossa vida adulta, só temos como opção sobreviver, seja por instituições, sistemas educativos, serviços públicos ou pelos nossos próprios pais que são vitimas deste mesmo sistema que limita e diminui muitos deles a uma vassoura e esfregona, dando-lhes apenas a opção de sobrevivência. 

daZona é ao mesmo tempo a gratidão às referências que lá sementei, a raíz cultural que saiu desde o meu sofá de infância ao intervalo da escola ou campo do bairro até ao momento em que pisei o transporte que me conduz para fora quando vou lutar pelas minhas possibilidades, ser “daZona” transformou a minha linguagem e a minha arte em algo que me pertence e é específico a mim, algo que não trocaria e que não encontraria fora do que é a minha experiência, um sentido de casa que só quem cresceu na árvore conhece.” Herlander

Anterior

Daguida e JP Coimbra em Setembro no Porto

Sofia Hoffman apresentou ‘Rebirth’ no Casino Estoril

Seguinte