FOCUSMSN | MUSIC & SPORT NEWS

Rock In Rio esgota bilhetes para dia 23 de Junho

Rock In Rio esgota bilhetes para dia 23 de Junho

|

O novo recinto do festival foi estreado com lotação esgotada nos dias 15 e 16 de junho, e a grande maioria do público saiu satisfeito com a experiência do festival como comprova o estudo pedido pela organização à Multidados sobre a avaliação do evento. De acordo com os resultados obtidos, é apontada uma percentagem de cerca de 70% de opiniões positivas sobre a mudança do Rock in Rio Lisboa para o Parque Tejo, num universo de 1200 participantes, com uma margem de erro de 3,99% e grau de confiança de 95%.

Reiterando a opinião acima os resultados do estudo realizado pela Marktest revelam que, numa escala de 0-10, a avaliação desta edição do Rock in Rio Lisboa pelo público inquirido é acima de 8 pontos, em temas como o novo recinto, a segurança, a qualidade de luz/ som (concertos), a organização do espaço, o cartaz na sua globalidade e as infraestruturas de WC/ limpeza. Ainda segundo o mesmo estudo, o público avalia entre 7 e 8 pontos, numa escala de 0-10, temas como a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, oferta de transportes para o recinto (Projeto Mobilidade RiR) e infraestruturas de comidas e bebidas. O estudo foi feito nos dias 15 e 16 de junho numa amostra de 200 participantes com margem de erro de 6,9% e grau de confiança de 95%.

Comparando com a edição anterior houve uma mudança no pico de chegada do público ao recinto, antecipando das 18h para as 16h e um aumento de 50% das vendas operadores de alimentos e bebidas presentes no festival.

De acordo com os resultados do estudo realizado pela Multidados, numa amostra de 1200 inquiridos, a maioria dos problemas percepcionados pelo público revelou melhorias do primeiro para o segundo dia. Para que o grau de satisfação seja ainda melhor no segundo fim de semana, a organização tem estado na última semana a preparar operações para melhorar os principais temas apontados pelo público.

GESTÃO DAS FILAS NA SAÍDA DO RECINTO

Para evitar o acumular de pessoas na hora de maior fluxo de saída do recinto, foi posta em prática uma operação Stop & Go, que consiste em gerir o avanço das pessoas na fila com paragens regulares, para que o escoamento seja feito mais lentamente e maior segurança do público e também evitando assim um aglomerado de milhares de pessoas no trânsito ao mesmo tempo.

Desta forma, conseguem salvaguardar-se questões prementes como a segurança – ao reduzir o risco de acidentes e permitir controlar o número de pessoas em áreas específicas -, a eficiência – por permitir que as pessoas possam movimentar-se com mais facilidade do que numa multidão sem controlo – e a satisfação do público – a operação Stop & Go é uma ferramenta essencial para a gestão eficiente e segura de eventos de grandes dimensões como o Rock in Rio, e uma medida fundamental para contribuir para uma experiência positiva para todos os participantes, por se tratar de um método de organizado e seguro. 

Como funciona a operação Stop & Go: 

  1. Controlo de Entrada e Saída
  2. Stop: Quando a quantidade de pessoas numa área atinge um limite seguro, a entrada é temporariamente interrompida. Isto pode ser necessário em áreas como portões de entrada, setores específicos do evento ou áreas de acesso limitado. 
  3. Go: Uma vez que a área se esvazia ou o fluxo de pessoas é redistribuído, a entrada é liberada novamente. 
  4. Gestão de Fluxo
  5. Monitores e sinalizações são usados para direcionar o fluxo de pessoas, evitando aglomerações em pontos críticos. 
  6. Áreas específicas podem ser isoladas ou abertas conforme a necessidade, dependendo da densidade da multidão. 
  7. Comunicação
  8. Informações claras e constantes são fornecidas ao público através de altifalantes, ecrãs, aplicações do evento e funcionários treinados. 
  9. A coordenação entre os organizadores, equipa de segurança e outros responsáveis é essencial para a implementação eficaz da operação. 
  10. Segurança e Saúde
  11. A operação inclui a presença de profissionais de segurança, saúde e brigadistas para lidar com emergências e prestar primeiros socorros se necessário. 
  12. Planos de evacuação e rotas de emergência são estabelecidos e comunicados ao público. 

WCS

No Parque Tejo foi implementado um aumento de 40% no número de WCs em relação à Bela Vista. Há 490 WCs (incluindo WCs acessíveis e não binárias) distribuídas por todo o recinto. Há que ter em conta que num evento desta dimensão é natural que se formem filas, também porque as pessoas tendem a escolher os WCs mais centrais, criando nesses WCs maior concentração de filas do que nas das extremidades do recinto, especialmente nos intervalos dos concertos. Para melhor fluxo e gestão de filas, haverá uma equipa 30 pessoas para operacionalizar esta gestão dentro dos WCs e mais 25 pessoas do lado de fora, com megafones, para orientar o público na direção das que estiverem com menos afluência. 

De modo a garantir a melhor experiência para o público, há mais de 400 pessoas na equipa de limpeza. 

ALIMENTAÇÃO E BEBIDA 

Em relação à Bela Vista, há no Parque Tejo mais 17 pontos de alimentação e bebida: 39 de alimentação, 12 bares, 5 cafés e 1 gelado, perfazendo um total de 57 espaços. Tendo em conta que houve um aumento de 50% das vendas dos operadores de alimentos e bebidas presentes no festival, no próximo fim de semana haverá reforço de stock, de pessoal, e equipa de staff com megafones a orientar as pessoas para as zonas de alimentação com menos movimento. 

A organização sugere que o público consulte a APP para ter conhecimento das diversas opções de espaços de restauração espalhados por cada uma das áreas da Cidade do Rock. 

POEIRA NO RECINTO 

Para reduzir o pó no ar a organização instalou cerca de 15.000m2 de relva sintética e 18.000m2 de piso compactado removível nas frentes de palco e em zonas específicas do terreno. Para evitar o pó que se levanta das vias de circulação originais do parque a organização usa camiões cisterna a espalhar água reutilizada pelo solo antes da abertura de portas e nas vias e serviço ao longo de todo o dia. 

VISIBILIDADE PARA O PALCO MUNDO 

Devido à tendência que se observou no comportamento do público que se concentrou na parte superior da clareira do Palco Mundo, a organização irá reforçar a comunicação nos écrans para convidar as pessoas a deslocar-se para outras áreas de boa visibilidade, e que não ficaram preenchidas no primeiro fim de semana. Uma dessas áreas como a lateral da clareira onde está localizado o stand da Hyundai.  

ACESSIBILIDADE 

A mudança para o Parque Tejo Lisboa também permitiu que a Cidade do Rock ficasse ainda mais acessível do que era o Parque da Bela Vista. O recinto do Parque Tejo está pensado de forma a receber com a maior comodidade possível todas as pessoas, sem exceção. A plataforma de mobilidade condicionada tem capacidade para cerca de 60 pessoas, dependendo do tamanho da cadeira de rodas. 

No primeiro fim de semana, o Rock in Rio Lisboa teve a funcionar em pleno um espaço sensorial, shuttles adaptados, Língua Gestual Portuguesa (LGP) nos ecrãs do Palco Mundo, LGP no Palco Galp, espaços Sinta o Som em todos os palcos, áudio descrição, uma oficina de apoio e empréstimo de cadeiras e kit motorizados. Pelo recinto, estão colocadas plataformas em todos os palcos. Para colmatar a grande afluência à plataforma do Palco Mundo registada no primeiro fim de semana, no próximo fim de semana o espaço Sinta o Som será reformulado e serão reencaminhadas para lá pessoas que não estejam em cadeira de rodas e que consigam deslocar-se até esse espaço. 

O balanço do primeiro fim de semana foi muito positivo, sobretudo tratando-se da primeira edição do Rock in Rio Lisboa num parque novo, e no sentido de que a operação de acessibilidade implementada no Parque Tejo permitiu a muitas pessoas ir a um festival, que de outra forma achariam que seria impossível. Foi muito importante sentir que todos sentissem que o Rock in Rio é para todos. 

CANAL DE INFORMAÇÕES VIA WHATSAPP

A partir de hoje está também disponível um canal de WhatsApp Oficial do Rock in Rio Lisboa. Através deste link, qualquer pessoa pode seguir o canal e receber informação em tempo real antes e durante o festival: https://whatsapp.com/channel/0029VadIXjVIN9ihD26ky529. As pessoas vão ser avisadas sobre informações como filas, espaços de alimentação com menos fila, WCs disponíveis com menos afluência, avisos de concertos quase a começar, entre outros. Recorde-se que a 10ª edição do Rock in Rio Lisboa vai decorrer ainda nos dias 22 e 23 de junho de 2024, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo Lisboa, onde os fãs vão ser transportados para uma experiência única e memorável cheia de animação, música e entretenimento de qualidade.

Anterior

Eduardo Gonçalves lança EP de estreia, ‘A Guerra de Ser’

Empire of the Sun lançam novo single “Cherry Blossom”

Seguinte