100 anos do PCP assinalados na 45ª Festa do Avante

|

A 45ª edição da ‘Festa do Avante’ decorreu mais uma vez em clima de são convívio, com pessoas e familias de todas as idades, a afluirem à Atalaia para também comemorarem o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista Português. Com lotação esgotada, limitada a 40 mil pessoas, devido ao covid, foi em ambiente de segurança que o público e artistas conviveram nos 3 dias de duração da Festa. Na entrada todos tinham que fazer prova de vacinação ou possuirem um teste negativo feito até 48 horas, assim como a obrigatoriedade do uso de máscara.

Diversos palcos reservados à cultura, entretenimento, esclarecimento e discussão estiveram em actividade, música, cinema e teatro foram alguns exemplos, além de exposições, feiras do disco e do livro, desporto, etc.

Mas é no palco central (25 de Abril) e no palco 1º de Maio que é maior a afluência de público, a música é o prato forte da ‘Festa do Avante’, neles se destacaram as actuações de Paulo de Carvalho, HMB e Lena d’Água, Tim e Teresa Salgueiro, Linda Martini, Pedro Jóia, Brigada Vitor Jara, Cabrita, Paulo Flores, A Garota Não, Teresinha Landeiro, Manel Cruz e a cubana Annie Garcés, entre outros. Destaque também para a grande actuação de Toy no palco Paz.

Cumprindo o habitual ritual, com os espaços internacionais que alojam partidos comunistas de todo o mundo, que queiram juntar-se ao evento, com as suas bancas de venda de artigos alusivos à luta partidária, e os espaços distritais habitualmente com os comes e bebes de cada região, a Festa decorreu mais uma vez sem qualquer tipo de incidentes, o que só é possível num partido de gente ordeira e que sabe conviver em grupo.

Embora cansativo, principalmente para quem vai os 3 dias de Festa e quer acorrer aos dois principais palcos, é sempre um gosto poder estar presente no maior festival musical realizado em Portugal. No entanto depois que Ruben de Carvalho faleceu, nota-se um decréscimo de qualidade em alguns pormenores organizativos, que se acenturam do ano anterior para este ano, para que continue a ‘Não haver festa como esta’ é necessário que regressem os padrões de qualidade a que o Ruben nos habituou.

Fotos da Festa do Avante AQUI por Joaquim Galante

Anterior

Banda FBO apresenta êxitos no Lounge D do Casino Estoril

Gilberto Gil em Portugal para 5 concertos com Adriana Calcanhotto

Seguinte