Antonella Bassani vence a competição feminina de e-sports

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Promovido pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) por meio da parceira entre a CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) e a CNAV (Comissão Nacional de Automobilismo Virtual), o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track  foi encerrado na noite da última terça-feira, 30 de setembro, com vitória de Antonella Bassani nas duas provas da sexta etapa, disputada com o jogo iRacing Fórmula 4 no circuito paulistano de Interlagos.

Estreante em corridas virtuais, Antonella chegou liderando o certame, largou da pole position, e a vitória na primeira prova já foi o suficiente para que ela conquistasse o título de campeã da primeira competição feminina de e-sports automobilístico do Brasil, com prêmio de R$ 8 mil. A argentina Paola Chiaraviglio sagrou-se vice-campeã e foi premiada com R$ 5 mil. E Larissa Lambert ficou em 3º lugar, com prêmio de R$ 2 mil.

Juliana Pretruschky em 4º lugar, Jéssica Bohessef em 5º, Manuela Geron em 6º, Thais Palumbo em 7º, Thais Scoralich em 8º, Bárbara Louly em 9º e Daisy Marie em 10º lugar completam o quadro das 10 pilotas que chegaram ao fim do campeonato, entre as 15 pilotas que iniciaram a competição, selecionadas por meio de voltas rápidas entre mais de 50 das 80 inscritas.

No ano que vem tem mais – “Parabéns a todas que participaram! Estamos muito felizes por mais esse evento de grande sucesso. Agradeço à FIA, à CBA, ao BRB e à Porto pelo patrocínio, a todos que trabalharam para essa realização, ao pessoal da Max Arena e seus parceiros, e às nossas voluntárias. Foi muito incrível o apoio que tivemos nessa primeira temporada do nosso campeonato feminino. Já ultrapassei meu medo de não ter meninas para correr. Tem meninas, sim! Tivemos vagas para 15 pilotas, e estamos pensando em aumentar esse grid em 2026”, revelou Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – e comandante do FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) desde 2021, durante a última etapa. 

Ao entrar no estúdio da transmissão das corridas para entregar a classificação final do campeonato ao narrador Matheus Winter e a Bia, Vinicius Prado, presidente da CNAV e comandante da Max Arena, reforçou a revelação: “Meninas, obrigado por participarem. Em breve nós vamos fazer outro. Já estamos conversando para isso”. 

“O campeonato ajuda as pilotas a ganhar divulgação, experiência, força, confiança, a saberem que são capazes de disputar títulos em campeonatos mistos, em que ainda são raras”, Bia observa. “Mas isso está começando a mudar. A Paola, a Larissa e a Jéssica já vêm competindo em outros campeonatos mistos, a Paola e a Larissa estão inscritas no Campeonato Brasileiro de Automobilismo Virtual da CBA, misto, que começa na semana que vem, e há outras pilotas se movimentando para correr. É para obter esses resultados que trabalhamos!” 

A engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR, avalia os benefícios da realização desse campeonato: “Foi um pontapé inicial. Foi gratificante ver o começo da realização do potencial de uma nova forma de interação no automobilismo, que está em movimento crescente, com muito apoio da FIA, ainda carente de representação feminina, mas que já está começando a ganhar mais adeptas.” 

As provas finais – As três primeiras colocadas no campeonato já chegaram para a última etapa nas posições em que terminaram na classificação final. Mas nem por isso as corridas, disputadas pelas 10 pilotas que prosseguiram até o fim do certame, foram menos emocionantes, como foram nas etapas anteriores nos circuitos de Okayama, Navarra, Oschersleben, Snetterton e Oulton Park, tanto pela intensa competitividade quanto pela visível evolução de todas as pilotas. 

Corrida 1 – Antonella Bassani largou na pole position para a prova sprint de 20 minutos, e já na Curva do Esse, Thais Palumbo ultrapassou Paola Chiaraviglio para assumir a 2ª posição. Mais atrás, Manuela Geron ultrapassou Juliana Petruschky para tomar a 4ª posição, com Jéssica Bohessef atrás delas. Até que Juliana tomou um toque de Jéssica, no fim da reta oposta, que rendeu punição para Jéssica, e a colocou em10º lugar.

Enquanto isso, Antonella, Thais Palumbo e Paola formaram um comboio que permaneceu nas posições dianteiras até a volta final, em que Thais deu um pequeno susto em Antonella, e por pouco não causou um toque entre as duas, na Curva da Junção, a última antes de ela ganhar a reta de Interlagos para vencer. Em seu segundo pódio, estreante Thais Palumbo acabou em 2º lugar, com Paola em 3º, Manuela em 4º, Larissa em 5º, Bárbara Louly em 6º, Juliana em 7º, Thais Scoralich em 8º, e Daisy Marie em 9º lugar. 

Corrida 2 – Com o grid na ordem do resultado da corrida sprint, a segunda prova, de 40 minutos, começou já aguerrida. Na primeira volta, Antonella perdeu a 1ª posição para Thais Palumbo já no fim da reta de Interlagos, enquanto, atrás, na segunda perna Curva do Esse, Paola tocou na zebra com os pneus do F4 ainda frios, rodou e caiu para a última posição, e Juliana subiu para a 3ª. Na segunda volta, Antonella tomou a frente de Thais, e o carro de Larissa, que defendia sua 3ª posição no campeonato, quebrou no toque com Bárbara Louly, que também teve seu carro danificado. Na terceira volta, Manuela Geron ultrapassou Thais e atacou Antonella, que se defendeu com firmeza, enquanto, aos 12 minutos de corrida, Paola já aparecia na 5ª posição e não demorou a ultrapassar Juliana para ganhar a 3ª. 

A partir daí, entrou em cena a administração de pneus e combustível, e vieram várias voltas com Manuela abrindo distância de Thais Palumbo, no encalço de Antonella. A 16 minutos do fim, Antonella, Manuela e Thais, as únicas que ainda não tinham feito a parada para reabastecimento, entraram juntas no pit. Mais rápida, Manuela, que parou dois boxes atrás, alinhou-se ao lado de Antonella e tentou a ultrapassagem na saída dos boxes, mas teve que tirar o pé para evitar um toque, e Antonella foi embora. A 11 minutos do fim, Paola ultrapassou Jéssica Bohessef.

Venceu Antonella, com Manuela em 2º lugar; Paola em 3º; Thais Palumbo em 4º; Jéssica em 5º; Juliana em 6º; Thais Scoralich em 7º; Bárbara em 8º; Larissa – que fez 19 das 25 voltas, mas garantiu seu 3º lugar no campeonato – em 9º; e Daisy Marie, que só fez duas voltas, por conta de problemas em seu equipamento, em 10º lugar. Para completar, as três primeiras fizeram graça com zerinhos na área de escape do Esse. 

Para lá de positivo – O piloto virtual e jornalista Rodrigo Favoretto, comentarista das transmissões das corridas, avalia positivamente a primeira temporada do Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track: “Foi uma grande final. A gente manteve toda a evolução das pilotas que vimos ao longo das seis etapas.

Vimos as sete primeiras colocadas do grid da corrida sprint com três décimos de segundo de diferença entre elas. Isso é muito bacana. Vimos diversas disputas por posições, provocações na pista. Tivemos uma temporada que acabou tendo domínio da Antonella. Das 12 corridas realizadas, ela venceu oito. Fechamos com duas vitórias da Paola e duas da Larissa. E tivemos as revelações, da própria Antonella, e principalmente da Manuela e da Thais Palumbo. O saldo é superpositivo”. 

O que as pilotas disseram sobre o campeonato 

#72 Antonella Bassani, independente: “Espero que esse tenha sido o meu primeiro de muitos campeonatos virtuais. Todas as meninas mandaram bem! A evolução da Manuela Geron foi incrível. Da Thais Palumbo também. Se continuarem treinando, todas vão correr cada vez melhor. Estão todas de parabéns! E eu espero participar de mais projetos da FIA Girls on Track Brasil!” 

#20 Bárbara Louly, independente: “Participar desse campeonato foi uma oportunidade bastante desafiadora, pois foi meu primeiro contato com o automobilismo virtual, meu equipamento quebrou no meio da temporada, precisei pegar um emprestado e precisei me esforçar bastante pra conseguir me adaptar às pistas e ao jogo. Mas considero tudo isso um grande aprendizado e uma ótima forma de adquirir mais experiência competindo com pilotas de altíssimo nível.”

#24 Daisy Marie, Miss Daisy Racing: “Foi uma oportunidade de conhecer mais pilotas que competem no automobilismo virtual e de disputar posições com pilotas que estão em um nível acima do meu. Algumas eu já conhecia por redes sociais ou de pista, mas nunca tinha corrido contra elas. Consegui entender onde vão melhor, onde algumas têm dificuldades e, acima de tudo, onde estão as minhas deficiências de pilotagem. Tenho muito o que melhorar, mas terminei esse campeonato com mais conhecimento, mais dados e uma visão mais ampla sobre em que nível estou e o que preciso fazer para subir.” 

#11 Jéssica Bohessef, Nitro Racing Team: “Esse campeonato foi um desafio e tanto pra mim, por eu estar começando no automobilismo virtual. Estou muito feliz com a oportunidade. Andar com pilotas experientes agregou muito para minha evolução. Esse campeonato é uma porta de entrada para desafios maiores e trouxe mais visibilidade para nós mulheres. Fico feliz em poder participar desse primeiro campeonato feminino do Brasil e já estou ansiosa para participar dos próximos!” 

#10 Juliana Petruschky, Dragon Endurance Team: “Foi um campeonato muito disputado, aprendi muito, e vou levar todo esse aprendizado nas minhas corridas reais. Campeonato super bem organizado, valorizando e incentivando as mulheres no automobilismo virtual, para um dia quem sabe chegarem no real.” 

#12 Larissa Lambert, Nitro Racing Team: “No campeonato, eu tive altos e baixos. Foram duas vitórias, uma pole e disputas boas. No entanto, tive dificuldade em algumas pistas. Acredito que isso faz parte e uma boa experiência para os futuros campeonatos.” 

#14 Manuela Geron, Bravo Snow Schatten: “Foi muito desafiador! O altíssimo nível do grid colocou a barra lá em cima. A lição é que pequenos detalhes custam caro e têm muita importância para o campeonato. É complicado compensar um deslize nesse grid! Foi especial ter participado desta edição! Lamento alguns azares de corrida que tornaram a temporada difícil para mim, mas aprecio poder ter dividido a pista com pilotas de tão alto calibre! Eu me orgulharei sempre de ter disputado corridas no nível dessas gurias!” 

#16 Paola Chiaraviglio, Team Gengar: “O campeonato foi ótimo, muito disputado. Boas pistas, boa transmissão, muita divulgação, e muitas garotas competindo. Foi muito especial para mim, uma experiência muito boa, me ajudou a melhorar muito e a me superar dia após dia. Foi ótimo conhecer mais pilotas. Correr em campeonatos brasileiros é sempre muito bom. Eu amo o Brasil e me sinto em casa. Espero participar de mais campeonatos femininos no futuro e que o Brasil continue apoiando as mulheres no automobilismo virtual!” 

#22 Thais Palumbo, Bengutan Racing: “Foi muito legal participar do campeonato! Sinto que evoluí bastante como pilota, principalmente na questão do nervosismo na pista. Cada corrida foi um aprendizado, e isso com certeza vai me ajudar a encarar novos desafios com mais confiança. O campeonato foi excelente, super bem organizado. Poder participar desse primeiro campeonato virtual feminino do Brasil foi uma honra.” 

#3 Thais Scoralich, W2 e-ProGP: “Foi uma experiência única e transformadora. Mesmo com o automobilismo virtual sendo ainda um hobbie para mim, foi um passo muito importante, porque abriu novas portas para minha evolução como pilota e me colocou em contato com mulheres incríveis do automobilismo. Para a minha vida, trouxe ainda mais confiança, motivação e a certeza de que estou trilhando o caminho certo dentro dessa paixão.

O campeonato foi muito bem estruturado e, principalmente, inovador. Ter participado do primeiro campeonato virtual feminino do Brasil é histórico, porque mostra que a modalidade está crescendo e se abrindo para a inclusão. É um marco que dá visibilidade às mulheres e incentiva novas pilotas a entrarem nesse universo, seja profissionalmente ou como hobbie. E, acima de tudo, é uma alegria enorme poder viver essa experiência dentro de um esporte que me traz tanta paixão e realização.” 

Onde ver – As seis corridas da temporada continuam acessíveis nos canais de YouTube da Max Arena e de Bia Figueiredo 

 Patrocínio – O Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track tem patrocínio da FIA, da CBA, do BRB e da Porto.  

Classificação final do Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track 2025
1ª #72 Antonella Bassani, independente, 426 pontos
2ª #16 Paola Chiaraviglio, Team Gengar, 348
3ª #12 Larissa Lambert, Nitro Racing Team, 308
4ª #10 Juliana Petruschky, Dragon Endurance Team, 285
5ª #11 Jéssica Bohessef, Nitro Racing Team, 281
6ª #14 Manuela Geron, Bravo Snow Schatten, 267
7ª #22 Thais Palumbo, Bengutan Racing, 261
8ª #3 Thais Scoralich, W2 e-ProGP, 227
9ª #20 Bárbara Louly, independente, 201
10ª #24 Daisy Marie, Miss Daisy Racing, 199
11ª #53 Michaela Dias, independente, 112 (não disputou a 4ª e a 6ª etapas)
12ª #27 Natalia Xavier, independente, 97 (não disputou a 4ª, a 5ª e a 6ª etapas)
13ª #97 Bruna Tomaselli, AC7 e-Racing Team, 26 (não disputou a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª etapas)
14ª Renata Camargo, independente, 0 (não disputou etapa alguma)
15ª Jéssica Delfino, VPR – Racing Team, 0 (não disputou etapa alguma)

Resultados da 6ª etapa

Corrida 1
1ª #72 Antonella Bassani, independente
2ª #22 Thais Palumbo, Bengutan Racing
3ª #16 Paola Chiaraviglio, Team Gengar
4ª #14 Manuela Geron, Bravo Snow Schatten
5ª #12 Larissa Lambert, Nitro Racing Team
6ª #20 Bárbara Louly, independente
7ª #10 Juliana Petruschky, Dragon Endurance Team
8ª #3 Thais Scoralich, W2 e-ProGP
9ª #24 Daisy Marie, Miss Daisy Racing
10ª #11 Jéssica Bohessef, Nitro Racing Team

Corrida 2
1ª #72 Antonella Bassani, independente
2ª #14 Manuela Geron, Bravo Snow Schatten
3ª #16 Paola Chiaraviglio, Team Gengar
4ª #22 Thais Palumbo, Bengutan Racing
5ª #11 Jéssica Bohessef, Nitro Racing Team
6ª #10 Juliana Petruschky, Dragon Endurance Team
7ª #3 Thais Scoralich, W2 e-ProGP
8ª #20 Bárbara Louly, independente
9ª #12 Larissa Lambert, Nitro Racing Team
10ª #24 Daisy Marie, Miss Daisy Racing

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e vários formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.  

Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; Estágio em Motorsports na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil e na Copa Truck; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup e na FIA WEC; a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, na  FIA WEC; o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do País, gratuita, em parceria com a CNAV (Comissão Nacional de Automobilismo Virtual) da CBA; a primeira participação da  Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões, maior rally das Américas. O Estágio em Motorsports na Mitsubishi Cup, em outubro, a Experiência para Estudantes na Fórmula 1, em novembro, e na Fórmula E, em dezembro, completam a agenda da temporada.   

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission. 

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