Benjamim ‘Atrás da Barricada’ o novo single

|

Benjamim revela mais um tema de AS BERLENGAS, o seu quarto longa duração com edição a 5 de Abril pelos Discos Submarinos

Depois do instrumental “As Berlengas (Parte 1)”, “Atrás da Barricada” contrapõe-se pela força da palavra. Um tema que se insurge como a luz que irrompe pela fenda, sustentado por uma força lírica onde predomina uma consciência de segmentação. Um lamento sobre a divisão que todos vivemos trespassado, sonoramente, pelas paisagens electrónicas que dão timbre ao álbum.

Benjamim assume a autoria da letra, música e produção não só deste tema, mas de todo o álbum que, no total, conta com 20 faixas escritas, interpretadas, gravadas e produzidas pelo próprio, naquele que o músico assume ser o seu projecto mais ambicioso até à data. 

Tendo como ponto de partida um exercício de escapismo em torno do arquipélago que nunca visitara “as misteriosas ilhas servem de fuga à realidade, um escape à desilusão com a existência, o mundo, a divisão politica, o aquecimento do planeta, a incerteza, a ansiedade causada pelos desafios que a sociedade actual coloca, a procura de uma identidade, a busca de amor ou apenas a lembrança a partir de uma tempestade ou de uma constelação inventada, com o nome de alguém que já partiu para uma outra dimensão cósmica”, desvenda Benjamim.

AS BERLENGAS são uma ambiciosa obra multidisciplinar do músico Benjamim que ganha forma em 3 dimensões: um disco, um filme e um espectáculo. O início do projecto remonta a 2017 em forma de ideia conceptual, que foi ganhando corpo ao longo dos anos.

Primeiro nasceu a música, inicialmente pensada como uma banda sonora para um filme que não existia… até existir. No final de 2022, Benjamim desafiou o realizador Bruno Ferreira para assinar um filme inspirado na paisagem musical que havia criado. Esse filme, rodado no início de 2023, abriu a porta a um novo conceito, um filme-bailado, com imagens captadas no arquipélago que dá nome ao projecto. A partir de peças instrumentais, colagens sonoras, canções em formato de lamento, juntam-se fragmentos de memórias para a elaboração de uma história passada num arquipélago inventado, através da dança e do som.

Anterior

Miss Cindy lança vídeo ‘Muito Feliz’

Jonas Brothers no Rock in Rio Lisboa

Seguinte