Liderando a corrida de principio ao fim, o italiano da Aprilia, Marco Bezzecchi venceu confortavelmente a 21ª etapa do mundial, disputada no Circuito Internacional Algarve, deixando Alex Marquez, em Ducati, a mais de 2,5”, e Pedro Acosta, em KTM, a mais de 3”.
O português em Yamaha, Miguel Oliveira, não foi além do 14º lugar, a mais de 31” do vencedor, somando ainda assim 2 pontos, naquele que foi o seu último grande prémio em Portimão, enquanto piloto da MotoGP.
Outra curiosidade, na corrida, foi a disputa directa entre Miguel Oliveira e o italiano Nicolo Bulega, ele que substituiu Marc Marquez, pelo 14º posto, com o iatliano a ficar a menos de 0’5” do português, rodando sempre próximos, o que antevê a luta, entre ambos, por vitorias no mundial de Superbikes, no próximo ano.
Na corrida de sprint os protagonistas foram os mesmos, embora com lugares no pódio diferentes, Alex Marquez venceu com cerca de 0,1”, sobre Pedro Acosta, que ficou 0,5” na frente de Marco Bezzecchi. Miguel Oliveira não foi além do 16º posto a mais de 15” do vencedor e Nicolo Bulega caiu na 3ª volta.
Próxima etapa, a última, é já no próximo fim-de-semana em Valência, que irá consagrar Marc Marquez, como o novo campeão mundial de MotoGP, ficando apenas por definir quem vai ser o vencedor em Moto2, se o brasileiro Diogo Moreira, a caminho da MotoGP, na próxima época, ou se o espanhol, Manuel Gonzalez, já em Moto3 o título há muito que está entregue ao espanhol José Rueda.
Resultados e classificação da corrida de Sprint:



Resultados e classificação da corrida de MotoGP:



Classificação Geral da MotoGP:


























































