Calema, Ivandro, LEO2745 e T-Rex nomeados para os Prémios Play

|

Acabam de ser anunciados os nomeados para a 6.ª edição dos PLAY – Prémios de Música Portuguesa, uma iniciativa da Audiogest e da GDA, cujo objetivo é reconhecer o mérito do trabalho dos artistas portugueses.  

Os Calema estão nomeados para a categoria “Melhor Grupo” nesta edição, que se realiza no dia 16 de maio de 2024 no Coliseu dos Recreios de Lisboa. A dupla constituída por António Mendes Ferreira e Fradique Mendes Ferreira é um dos grandes fenómenos da música lusófona tanto a nível nacional, como no estrangeiro, em particular em França, onde já foram galardoados com o Single de Platina pelo sucesso “Te Amo”.

Em Portugal, entraram para o top 10 dos artistas mais ouvidos no Spotify em 2023 e agora preparam-se para celebrar 15 anos de carreira com dois concertos muito especiais na MEO Arena, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de abril.

Ivandro volta a ver o seu nome inscrito nas páginas dos Prémios PLAY, novamente nomeado para Melhor Artista Masculino — distinção que arrecadou na última edição — e, ainda, para o grande galardão de Vodafone Canção do Ano.

Numa altura em que o cantor e compositor se prepara para levar o seu tão aguardado primeiro álbum a solo para a estrada, “Chakras” — nona faixa de Trovador, que conta com a participação de Julinho KSD — e “Como Tu” — tema que o juntou a Bárbara Bandeira na canção mais ouvida pelos portugueses em 2023 — são duas das faixas eleitas para a lista final que premeia o grande tema do ano transacto, prémio que o próprio venceu precisamente no ano passado com a canção “Lua”. Ano esse que ficou marcado por uma série de lançamentos incontornáveis (entre eles “Placas” e “Barco” com Bispo, “Chamadas” com Van Zee, e “Noite” com Vitor Kley) que culminaram no seu disco de estreia, antevisto desde já como, certamente, um dos pontos altos de 2024.

Na categoria “Artista Revelação” compete também LEO2745. Com pouco mais de 2 anos de carreira, LEO2745 tem-se tornado uma referência para os jovens em Portugal, aliando o sucesso musical ao sucesso nas redes sociais.

O desempenho de MONCLER, que soma mais de 6 milhões de reproduções, veio mostrar que LEO2745 chegou para ficar e o lançamento do seu “Mina D’Ouro”, primeiro projeto da sua discografia, iniciou uma trajetória já marcada por momentos como as atuações no MEO Sudoeste, Sol da Caparica e MEO Monte Verde, singles de Platina e de Ouro com MONCLER e FAMA, vários milhões de reproduções nas suas músicas e a presença assídua nos tops de tendências no YouTube.

Em 2024 e após o lançamento de “Nuvens”, LEO2745 é nomeado para o prémio de “Artista Revelação” na cerimónia que premeia o que de melhor se faz na música portuguesa dando mais um passo na sua carreira.

Nomeado simultaneamente para Melhor Artista Masculino e autor do Melhor Álbum, T-Rex vê o seu último ano ser reconhecido pelo devido impacto que teve na sua carreira: 2023 foi ano de editar o álbum de estreia, feito concretizado com pompa e circunstância em COR D’ÁGUA — um trabalho que, mal se viu revelado, conquistou os ouvidos de milhares de portugueses, tendo-se tornado o disco mais ouvido quer no próprio dia do lançamento, quer durante toda a semana seguinte.

A consagração deste longa-duração veio, por isso, em escala equivalente: do Coliseu dos Recreios ao Coliseu do Porto, o rapper e produtor da Linha de Sintra apresentou o seu mais recente projecto a solo com casas completamente lotadas, ele que viu ainda o recinto do seu campo de infância, em Monte Abraão, ser restaurado com os tons da capa de COR D’ÁGUA em sua homenagem. Nada menos que um ano em cheio a todos os níveis para Daniel Benjamim.

A entrega dos PLAY – Prémios de Música Portuguesa terá lugar no dia 16 de maio, no Coliseu dos Recreios.

Anterior

Prémios Play 2024 revela artistas nomeados

Sporting na final da Taça de Portugal

Seguinte