Calum Scott lança o álbum ‘Avenoir’

|

Hoje, o cantor e compositor britânico multiplatina Calum Scott lança o seu muito aguardado terceiro álbum, Avenoir, pela Capitol Records. O conjunto de 14 temas mostra a evolução de Calum tanto como vocalista quanto compositor, com uma sonoridade ambiciosa que equilibra as suas conhecidas baladas emocionais (“Die For You” e “God Knows”) com hinos românticos cheios de ritmo, como a inédita “Unsteady”.

O álbum inclui ainda um dueto deslumbrante — uma nova versão de “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)” ao lado da lendária Whitney Houston.

O título Avenoir vem do livro The Dictionary of Obscure Sorrows, de John Koenig, que define a palavra como “o desejo de que a memória pudesse fluir para trás”. Sobre o conceito, Calum explica:

Avenoir refere-se à forma como avançamos na vida como um remador: movendo-nos sempre para a frente, mas olhando para trás, vendo de onde viemos, mas não para onde vamos. As canções deste álbum falam de arrependimento e tristeza, mas também de amor eterno — um apelo a viver a vida ao máximo.

Isso é especialmente evidente na guitarra vibrante de “Unsteady”, onde o artista mergulha na autoexploração sem desculpas: “I’m a little unsteady, a little messed up, a little bit petty.” Mas, quando o refrão chega, Calum encontra o seu equilíbrio e celebra uma história de amor singular: “I’ve found a place to go, now I’m standing all alone with you, ’cause you’re unsteady too.”

Gravado com o colaborador de longa data Jon “MAGS” Maguire e a dupla de produtores The Nocturns, Avenoir revela a liberdade criativa e a confiança crescente de Calum enquanto artista.

Ao começar a trabalhar em Avenoir, senti um nível de confiança que não tinha nos meus dois primeiros álbuns”, diz. “Percebi que já conquistei o meu espaço na indústria e que sou capaz de muito mais do que imaginei — e isso deu-me uma nova sensação de liberdade para evoluir.

Calum eleva a sua voz a novas alturas em baladas comoventes como “Die For You” e “Mad” — uma carta de partir o coração para o seu futuro filho —, mas também se aventura por novos territórios com faixas como a funk “Peripheral Vision”, a energética “Roots” e a incursão country “One More Drink”, com Lauren Alaina.

Avenoir inclui ainda a impressionante nova versão de “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”, que junta a voz de Calum à de Whitney Houston, marcando a primeira vez que as vozes originais da cantora são usadas num dueto. Gravada com o aval do espólio de Whitney E. Houston, esta versão transforma o clássico pop-dance numa interpretação sinfónica que intensifica o sentimento de saudade da canção. 

Em apoio ao novo álbum, Calum Scott embarca na “The Avenoir Tour”, uma digressão mundial que passará por 48 cidades na Europa, África do Sul, Ásia, América do Norte e Reino Unido. A tour inclui duas datas muito aguardadas em Portugal — 14 de outubro no Porto (Super Bock Arena) e 15 de outubro em Lisboa (Coliseu dos Recreios) — marcando o regresso do artista ao país após a sua atuação nos Globos de Ouro 2025, onde interpretou os temas “You Are The Reason” e o recente dueto “I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me)”.

Com mais de 10 mil milhões de streams em todo o mundo, o cantor britânico consolidou-se como uma das vozes mais marcantes da pop contemporânea.

Anterior

Yasmine lança ‘És Só Tu’

Pixies celebram 40 anos de carreira no NOS Alive’26

Seguinte