Campeonato de e-sports feminino tem final nesta terça-feira

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Interlagos será o circuito da sexta e última etapa do Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, a primeira competição de e-sports automobilístico feminina do Brasil, promovida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) por meio da parceria entre a CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) e a CNA (Comissão Nacional de Automobilismo Virtual), com organização da Max Arena, na noite de terça-feira, 30 de setembro, a partir das 21h30.

Das 15 pilotas selecionadas por meio de voltas rápidas no carro de Fórmula 4 do game iRacing, entre mais de 80 inscritas, 11 chegam ao final de campeonato disputado nos circuitos de Okayama, Navarra, Oschersleben, Snetterton, Oulton Park e Interlagos. Gratuito, aberto a mulheres de qualquer idade e de qualquer lugar do mundo, o certame terá premiação em dinheiro: R$ 8 mil para a campeã, R$ 5 mil para a vice, e R$ 2 mil para a terceira colocada.

Brigas na pista – A previsão é de que as duas provas finais, uma de 20 e outra de 40 minutos, sejam arduamente disputadas, como foram em todas as etapas, mas mais enfaticamente nas últimas duas, em que Juliana Petruschky, Manuela Geron, Thais Palumbo e Larissa Lambert mostraram mais ainda as garras na pista a bordo dos F4.

Larissa Lambert, 3ª colocada no campeonato, está preparada para atazanar a vice-líder Paola Chiaraviglio, e a líder Antonella Bassani. Quanto melhor sua performance, maior a chance de tentar ser a vice-campeã. Mas o título de campeã está praticamente nas mãos de Antonella, dona de seis vitórias nas 10 corridas das cinco etapas. Ela soma 351 pontos contra 291 de Paola, que tem duas vitórias. Também com duas vitórias, Larissa marcou 268 pontos.

É campeã? – A diferença de Paola para Antonella é de 60 pontos. E entre Larissa e Paola é de 23 pontos. Vitória na corrida sprint vale 25 pontos, e na corrida principal vale 50 pontos. Corridas são corridas, tudo pode acontecer, inclusive nas virtuais. Todavia, Paola e Larissa se pautam pela cautela e nem consideram a sorte como fator que pode vir a ser decisivo. 

“Sinceramente, não tenho chance de ser campeã”, sintetiza Paola, que disputa provas de e-sports automobilístico desde o fim de 2023. “Acredito que lutar pelo título de vice-campeã possa ser possível, mas não será uma tarefa fácil”, pondera Larissa, que corre virtualmente desde 2024. 

Já Antonella, estreante em corridas virtuais, tem a tranquilidade de quem sabe que está protegida por muitos pontos de diferença: “Estou muito feliz por disputar mais um título na minha carreira, agora no automobilismo virtual”. Mas ela sabe também que Paola e Larissa irão para a pista com a faca nos dentes, assim como Juliana, Jéssica Bohessef, Manuela e Thais Palumbo, respectivamente 4ª, 5ª, 6ª colocadas e 7ª colocadas, todas de olho na 3ª posição do campeonato. 

Bia na final – “É um campeonato muito bacana para incentivar as meninas do virtual a correrem, e também as pilotas do automobilismo real a experimentarem o e-sports. Estamos muito contentes por ter atraído mais pilotas do que esperávamos e com a rápida evolução delas”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – e comandante do FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) desde 2021, que participará da transmissão da última etapa no YouTube, no canal Max Arena e em seu próprio canal. 

“Tivemos bastante gente nova chegando para conhecer o e-sports automobilístico”, comenta a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR. “Abrimos um novo campo de visão. Além de pilotos, um campeonato virtual envolve analistas de dados, engenheiros, o comissariado técnico e esportivo da CBA, e outras funções, que podem ser realizadas também por mulheres. Além disso, qualquer pessoa pode criar uma equipe de competição virtual, como já fez a Daisy Marie, por exemplo. Quem sabe no ano que vem montamos uma equipe feminina….”. 

Na penúltima etapa – Na desafiadora e travada pista de Oulton Park, as duas corridas da quinta etapa, em 16 de setembro, tiveram longos duelos duramente disputados, com show de Larissa Lambert, que já começou largando da pole position na corrida sprint para vencer. 

Corrida 1 – Exceto por poucos incidentes, a primeira prova teve boas disputas, mas performances prudentes. Começou com Antonella, que largou da 2ª posição, buscando reduzir a distância de Larissa. Paola sobre Bárbara Louly e Thais Palumbo sobre Manuela Geron foram as primeiras ultrapassagens. Juliana Petruschky se manteve na 3ª posição em que largou, até ser ultrapassada por Thais Palumbo e Paola. Pela segunda vez, venceu Larissa, com Antonella em 2º lugar; a estreante Thais Palumbo em 3º, em seu primeiro pódio; Paola – que largou em 11º, por não ter participado da classificação para o grid de largada em decorrência de punição por toque com Antonella e Manuela na 4ª etapa – em 4º lugar; e Juliana Petruschky em 5º lugar . 

Corrida 2 – Com grid definido pelo resultado da corrida sprint, a segunda prova foi eletrizante. Já começou quente, com Thais Palumbo se jogando no tudo ou nada para ultrapassar Antonella Bassani e assumir o 2º lugar, que Antonella retomou algumas voltas depois, com Juliana Petruschky na 4ª posição após ultrapassar Paola. Depois de passar metade da prova de 40 minutos perseguindo Larissa, estrategicamente Antonella foi a primeira a ir para o pit stop. Voltou na 4ª posição e, em poucas voltas, se tornou a líder. Passou a ser perseguida por Larissa, que voltou do pit stop na 2ª posição. E a partir daí, as duas protagonizaram 20 minutos de disputa intensa. Larissa retomou a liderança, mas, aos 33 minutos, Antonella a ultrapassou novamente e resistiu a todos os seus ataques para acabar vencedora. Também protagonistas de boas disputas, Juliana acabou em 3º lugar, Thais Palumbo em 4º e Paola em 5º lugar. 

Interlagos – Agora, é de se esperar provas aguerridas na final. Ainda mais porque, na avaliação de Antonella, a coisa mais difícil em corridas virtuais é achar os pontos certos de frenagem em pistas desconhecidas. O que é bem mais fácil em circuitos que já se conhece na realidade, em sua opinião. E se tem uma pista que ela conhece mais do que todas as competidoras do campeonato é Interlagos! 

Onde ver – As corridas são transmitidas pelos canais de YouTube da Max Arena e de Bia Figueiredo. Sexta e última etapa às 21h30 de terça-feira, 30 de setembro.    

Patrocínio – O Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track tem patrocínio da FIA, da CBA, do BRB e da Porto.    

Classificação do Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track após 5 etapas
1ª #72 Antonella Bassani, independente, 351 pontos
2ª #16 Paola Chiaraviglio, Team Gengar, 291
3ª #12 Larissa Lambert, Nitro Racing Team, 268
4ª #10 Juliana Petruschky, Dragon Endurance Team, 241
5ª #11 Jéssica Bohessef, Nitro Racing Team, 238
6ª #14 Manuela Geron, Bravo Snow Schatten, 208
7ª #22 Thais Palumbo, Bengutan Racing, 206
8ª #24 Daisy Marie, Miss Daisy Racing, 187
9ª #3 Thais Scoralich, W2 e-ProGP, 186
10ª #20 Bárbara Louly, independente, 161
11ª #53 Michaela Dias, independente, 112 pontos (não disputou a 4ª etapa)

Resultados – 5ª etapa 

Corrida 1
1ª #12 Larissa Lambert
2ª #72 Antonella Bassani
3ª #22 Thais Palumbo
4ª #16 Paola Chiaraviglio
5ª #10 Juliana Petruschky
6ª #20 Bárbara Louly 
7ª #11 Jéssica Bohessef
8ª #24 Daisy Marie
9ª #3 Thais Scoralich
10ª #14 Manuela Geron
11ª #53 Michaela Dias

Corrida 2
1ª # 72 Antonella Bassani
2ª #12 Larissa Lambert
3ª #10 Juliana Petruschky
4ª #22 Thais Palumbo
5ª #16 Paola Chiaraviglio
6ª #11 Jéssica Bohessef
7ª #20 Bárbara Louly
8ª #3 Thais Scoralich
9ª #14 Manuela Geron
10ª #53 Michaela Dias
11ª #24 Daisy Marie

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e vários formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.  

Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; Estágio em Motorsports na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil e na Copa Truck; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup e na FIA WEC; a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, na  FIA WEC. Em julho, foi iniciado o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do País, gratuita, em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA; e a Equipe FIA Girls on Track Brasil estreou no Sertões, maior rally das Américas. A quinta edição do Estágio em Motorsports da temporada será realizada em outubro, na Mitsubishi Cup. A Experiência para Estudantes na Fórmula 1, em novembro, e na Fórmula E, dem dezembro, completam a agenda da temporada.   

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission. 

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