Capicua edita vídeo de “Danúbio” com Gisela João

|

Na véspera do 25 de Abril, Capicua disponibiliza o vídeo da canção “Danúbio” com a participação de Gisela João, uma canção uma canção actual e necessária que alerta para os perigos do regresso das ideias retrógradas e opressoras dos anos mais negros do século passado, que faz parte do recente álbum “Um Gelado Antes do Fim do Mundo”.

A par deste lançamento, Capicua actua hoje mesmo nas celebrações do aniversário da Revolução dos Cravos na Avenida dos Aliados, no Porto. No sábado, dia 26 de abril actua em Fafe, na Praça 25 de abril.

Danúbio” nasce de uma notícia de jornal. Há três verões a seca assolou o centro da Europa e as águas do Danúbio desceram tanto, que as carcaças dos velhos navios nazis, afundados propositadamente durante a Segunda Guerra para tornar o rio inavegável, vieram à tona como fantasmas de uma história que ameaça repetir-se.

As fotografias daqueles monstros metálicos, ferrugentos e sinistros, sugeriram a imagem perfeita para falar sobre o recrudescimento da extrema-direita, que volta a ameaçar a velha Europa. Aqueles barcos, ainda carregados de explosivos, armadilhados pelo ódio, voltaram à tona prontos para cumprir a ordem e para nos lembrar que “temos o passado todo pela frente” caso nos deixemos afundar com eles.

Não há quem não sinta um cheiro a anos trinta no ar e, na voz grave e profunda de Gisela João, a letra de “Danúbio” relembra que o presente foi embrulhado no jornal de ontem, num refrão com guitarra de Pedro Geraldes que alude ao Fado e um assobio lúgubre que nos remete para um “western spaghetti” à portuguesa.

Num tempo em que as nuvens ameaçadoras que pairam sobre as nossas cabeças são cada vez mais densas, este quarto “single” de “Um Gelado Antes do Fim do Mundo” chega como uma alfinetada. É tempo de recusar a aparente inevitabilidade repetitiva da História, sobretudo na semana em que celebramos a democracia e a liberdade.

Depois de ter estreado “Um Gelado Antes do Fim do Mundo” com casas cheias no Teatro Tivoli BBVA e na Casa da Música em duas noites inesquecíveis para o público presente, Capicua continua a digressão do novo álbum pelo País, que passará pelo NOS Alive dia 11 de Julho, pelo Festival Músicas do Mundo dia 27 do mesmo mês e pelo Festival Paredes de Coura dia 13 de Agosto.

Anterior

Mar, edita ‘Aqui e Agora’ com SleepyThePrince

Rodrigo Leão edita o álbum ‘Rapaz da Montanha’

Seguinte