CBA leva 30 garotas à FIA Girls on Track Brasil

|

Nesta quinta-feira, 6, véspera da abertura dos portões do Autódromo de Interlagos para o início do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, 30 meninas e moças, selecionadas entre mais de duas mil inscritas, participarão da quarta edição da FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes na Fórmula 1, realizada pela CFA (Comissão Nacional Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). 

“A Experiência para Estudantes é importante porque proporciona o contato com o modus operandi das competições a meninas bem jovens, que já passam a ter essa referência como opção de trabalho entre as muitas áreas do motorsports”, diz Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada em  2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – e comandante da FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR) desde 2021.  

As estudantes selecionadas têm de 15 a 22 anos, 53% do ensino médio e 47% do ensino superior, metade estuda em instituições públicas e metade em instituições particulares. Elas são brancas, pretas, pardas, asiáticas e indígenas, e vêm do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

“Sempre nos pautamos por todo tipo de inclusão, e pela segunda vez teremos uma estudante com restrições de locomoção”, conta Rachel Loh, integrante da CFA e da FIA GOT BR, que comandará a Experiência para Estudantes na Fórmula 1 junto com Bia Figueiredo. 

Visitas ao pitlane, à linha de chegada, ao pódio e ao centro de controle são algumas das atividades da programação já confirmadas, além da oportunidade de conversar com mulheres que trabalham na Fórmula 1, em um dia que começará com café da manhã no escritório da Mercedes-Benz em São Paulo. 

“A cada ano conseguimos enriquecer a experiência das estudantes, sempre acabamos tendo atividades-surpresa bem bacanas”, conclui Rachel Loh. 

Patrocínio – A FIA Girls on Track Brasil Experiência para Estudantes na Fórmula 1 é uma realização da CBA, da CFA e do BRB. Tem patrocínio da Porto e conta com apoio da Mercedes-Benz Cars & Vans e do FIA Sports Grant.  

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA) da CBA desenvolve ações em diversas áreas e vários formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil.  

Em 2025, foi realizada a série de aulas e palestras online Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; o Estágio em Motorsports na Porsche Cup, na Stock Car, na Endurance Brasil, na Copa Truck, e na Mit Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup e na FIA WEC; a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, na  FIA WEC; o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track, primeira competição feminina de e-sports automobilístico do País, em parceria com a CNAV (Comissão Nacional de Automobilismo Virtual) da CBA; a primeira participação da  Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões, maior rally das Américas. A Experiência para Estudantes na Fórmula 1, em novembro, e na Fórmula E, em dezembro, completam a agenda da temporada.   

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission. 

Anterior

Christy: A Força de Uma Campeã, estreia a 13 de novembro