Copa Hyundai HB20 fecha etapa de Curvelo com vitórias de Marcus Índio, Eder Melhorim e Renato Lima

|

Faltam apenas duas etapas para a Copa Hyundai HB20 conhecer os novos campeões da temporada 2025. A categoria concluiu neste domingo (21), em Curvelo (MG), a sexta e antepenúltima rodada do calendário com outra corrida quente no Circuito dos Cristais, que teve como grande protagonista o atual campeão da PRO.

Marcus Índio largou da quinta posição e, com primeira volta brilhante, assumiu a ponta para vencer pela segunda vez no fim de semana e a terceira no ano. Agora, Índio é o líder do campeonato. Na Elite, em prova repleta de variações no primeiro lugar, o nome do dia foi o estreante capixaba Eder Melhorim. E Renato Lima chegou à quarta vitória no ano na Super depois de disputa definida somente na última volta com bandeira verde, ampliando sua vantagem na liderança da tabela de pontos.

Índio foi além neste domingo depois de já ter triunfado no sábado, quando se emocionou depois da Corrida 1 ao falar sobre a sua superação ao ficar internado nos últimos dias e precisar se locomover com o auxílio de cadeira de rodas em razão de uma picada de aranha. No domingo, o piloto do Hyundai HB20 #21 resistiu à forte pressão imposta pelos adversários para terminar de novo na frente. A segunda posição ficou com Bruno Testa, que terminou seguido por Lucas Bornemann, Adilson Jr. e Felipe Malinowski, completando o pódio.

Eder Melhorim estreou com tudo na Copa Hyundai HB20. Pole no sábado na Elite, o capixaba perdeu a posição de honra por conta de uma irregularidade técnica. Por isso, largou em décimo neste domingo. Mas o piloto aproveitou seu conhecimento prévio da pista mineira de 3.330 metros para crescer ao longo da corrida e deixar para trás concorrentes fortes. Uli Dias foi o segundo e Igor Vacari, terceiro. O top-5 teve ainda Renan Valerio e Gustavo Simão.

A Super foi definida na última volta de prova com bandeira verde. Renato Lima e Silas Passos travaram duelo direto pela vitória depois que o pole e vencedor de sábado, Rafael Silva, abandonou após ter sido envolvido em um incidente. Silas estava na frente até as voltas finais, mas ficou fora da prova. A ocorrência foi benéfica para Lima, que venceu pela quarta vez no ano e continua firme na ponta da tabela de pontos. Rafael Abolis terminou na segunda colocação, à frente de Anderson Borges, Edu Guerrero — dupla de Eduardo Doriguel — e o argentino Daniel Demayo.

Como foi a corrida

Horas após um sábado intenso de classificação e de uma movimentada Corrida 1 que teve Marcus Índio, Uli Dias e Rafael Silva no topo do pódio, o Circuito dos Cristais recebeu o desfecho da sexta etapa do campeonato com Bruno Testa na pole position da PRO, Igor Vacari puxando a fila na Elite — após desclassificação de Eder Melhorim por irregularidade técnica (peso mínimo) — e Rafael Silva na frente na Super para tentar gabaritar o fim de semana.

Com calor, embora temperatura ambiente um pouco mais branda — 25ºC — em relação à tarde de sábado, 27 carros partiram para a disputa complementar em Curvelo. Foi uma primeira volta perfeita para o inspirado Índio, que largou da quinta colocação e escalou com propriedade o pelotão para alcançar a liderança. Igor Vacari manteve a dianteira na Elite e Renato Lima assumiu a ponta na Super após incidente que envolveu o pole Rafael Silva nas primeiras curvas.

Foi outra prova quente, com os pilotos das três categorias andando muito próximos. Na PRO, Índio passou a ser muito pressionado por um pelotão formado por seis carros: Malinowski, Testa, Bornemann, André Bragantini Jr, Adilson Jr. e Rodrigo Vieira. Na Elite, o grande momento ficou para o duelo roda a roda entre Vacari e Uli Dias na luta pela vitória. Na Super, Renato Lima também não teve vida fácil para segurar Silas Passos, que vinha na segunda posição.

Repleta de disputas, a Corrida 2 seguiu com Marcus Índio segurando ‘na unha’ a liderança. Contudo, o atual campeão passou a ter um novo adversário direto: Bruno Testa, que deixou Malinowski para trás. O piloto do carro #43 caiu para quinto depois de ser superado também por Lucas Bornemann e Adilson Jr.

A batalha pela vitória na Elite também esquentou quando Uli Dias passou Igor Vacari e assumiu a liderança, trazendo consigo Eder Melhorim, que saiu de décimo no grid da categoria e já era o segundo depois de nove voltas. A disputa na Super também teve um novo ponteiro: Silas Passos ultrapassou Renato Lima e tomou o primeiro lugar.

A intervenção do safety-car após Jeferson Comunello ficar parado na caixa de brita agrupou novamente o pelotão e colocou ainda mais tempero para as voltas finais da corrida. Neste meio-tempo, o líder do campeonato na Elite, Bruno Massa, sofreu duro revés ao ficar sem a roda dianteira esquerda do seu carro e teve de abandonar.

A relargada trouxe novo líder na Elite: Eder Melhorim passou Uli Dias e tomou o primeiro lugar. Marcus Índio manteve a ponta na PRO e Renato Lima reassumiu a dianteira na Super antes de nova intervenção com bandeira amarela em razão de incidente com Silas Passos. Foi neste cenário em que a Copa Hyundai HB20 concluiu a etapa mineira do calendário.

Os vencedores

Marcus Índio terminou a etapa como grande nome do fim de semana em Curvelo e ganhou novo fôlego na luta pelo bicampeonato.  “Acho que essa foi uma das minhas melhores corridas na carreira. Já tinha quase gabaritado ano passado, em Goiânia. Fui muito rápido, sabia que tinha melhor ritmo. E voltamos para o campeonato. Muito feliz”, comemorou o novo líder da temporada 2025 na PRO.

Eder Melhorim foi um dos protagonistas da etapa. Debutante na Copa Hyundai HB20, o capixaba marcou a pole no sábado, foi punido e caiu para décimo e último no grid da Elite, escalou o pelotão e triunfou em Curvelo. Ao fim da prova, dedicou a vitória a Leo Martins e Marcus Índio.

“Leo, essa foi pra você. Quero agradecer meu irmão Índio, que me convidou para correr aqui. É uma categoria sensacional. Ontem fiz a pole, mas tive de largar em último hoje e deu tudo certo. Que corrida!”, vibrou o piloto do carro #16.

Campeonato

Cada vez mais perto da decisão do título, a Copa Hyundai HB20 tem novo líder na classe PRO. O campeão Marcus Ìndio assumiu o primeiro lugar depois da etapa deste fim de semana e chegou a 190 pontos. Bruno Testa é o novo vice-líder, com 182 pontos, apenas dois a mais em relação a André Bragantini Jr. e Felipe Malinowski, terceiro e quarto colocados, que aparecem empatados. Um pouco mais atrás estão Rodrigo Vieira e Adilson Jr., que também registram a mesma pontuação: 166 tentos.

Na Elite, Bruno Massa permanece na frente, mas viu a diferença para Uli Dias cair para somente quatro pontos. O placar é de 211 para o primeiro colocado. Fora da etapa, mas ainda na luta pelo título, Leo Martins é o terceiro, com 173, à frente de Igor Vacari (148) e Otavio Colle (115). E na Super, Renato Lima sustenta o primeiro lugar com 207 pontos, contra 180 de Rafael Silva e 141 de Silas Passos. Leandro Parizotto é o quarto, com 133, e Rafael Abolis fecha o top-5, com 121.

2 Horas de Cascavel

Depois das emoções em Curvelo, a Copa Hyundai HB20 volta a acelerar para um desafio inédito na sua história. A categoria volta ao Autódromo Internacional Zilmar Beux para realizar as 2 Horas de Cascavel, etapa Endurance e valendo pontos para o campeonato, na sétima e penúltima rodada da temporada, em 1º de novembro.

Confira os resultados das corridas de sábado e domingo e a classificação do campeonato, por categoria, após a etapa de Curvelo.

Corrida 1, sábado
Categoria PRO (top-5)
1º Marcus Índio
2º Lucas Bornemann
3º André Bragantini Jr.
4º Felipe Malinowski
5º Rodrigo Vieira

Categoria Elite (top-5)
1º Uli Dias
2º Bruno Massa
3º Alysson Milo
4º Otavio Colle
5º Yassin Aboobakar

Categoria Super (top-5)
1º Rafael Silva
2º Renato Lima
3º Rafael Abolis
4º Silas Passos
5º Arnaldo Glavam

Corrida 2, domingo
Categoria PRO (top-5)

1º Marcus Índio
2º Bruno Testa
3º Lucas Bornemann
4º Adilson Jr.
5º Felipe Malinowski

Categoria Elite (top-5)
1º Eder Melhorim
2º Uli Dias
3º Igor Vacari
4º Renan Valerio
5º Gustavo Simão

Categoria Super (top-5)
1º Renato Lima
2º Rafael Abolis
3º Anderson Borges
4º Edu Guerrero/Eduardo Doriguel
5º Daniel Demayo

Classificação do campeonato (top-5)
PRO

1º Marcus Índio, 190 pontos
2º Bruno Testa, 182
3º André Bragantini Jr., 180
4º Felipe Malinowski, 180
5º Rodrigo Vieira, 166

Elite
1º Bruno Massa, 211
2º Uli Dias, 207
3º Leo Martins, 173
4º Igor Vacari, 148
5º Otavio Colle, 115

Super
1º Renato Lima, 207
2º Rafael Silva, 180
3º Silas Passos, 141
4º Leandro Parizotto, 133
5º Rafael Abolis, 121

Anterior

Sábado tem superação em evidência nas vitórias de Marcus Índio, Uli Dias e Renato Silva em Curvelo

Em casa, Iveco vive grande dia com vitórias de Leandro Totti e Danilo Dirani em Curvelo

Seguinte