Uma das tradições mais célebres e duradouras no universo da música popular é a do álbum de Natal. Existe quase desde que o formato álbum começou a desenvolver-se, há quase um século, e deixou um vasto leque de obras icónicas com músicos essenciais. Bing Crosby, Elvis Presley, Frank Sinatra, Nat King Cole, The Beach Boys, The Supremes, The Supremes, James Brown, Barbra Streisand, Johnny Cash, Céline Dion e Dolly Parton foram alguns dos icónicos nomes que gravaram a sua proposta para o ciclo natalício, obras que são hoje clássicos.
David Bisbal há muito que ansiava por se juntar a este alinhamento artístico de grandes artistas, e agora concretiza esse sonho com “Todo Es Posible En Navidad”, um álbum que acrescenta novas perspetivas ao seu carácter de intérprete multifacetado e aventureiro. Sempre pronto a aceitar desafios, Bisbal cuidou de todos os pormenores do processo criativo, criando um trabalho acessível e inconfundivelmente transversal.
É um prazer ouvir o David ao longo destas dez canções. Pela alegria que transmite na maioria delas, mas também pela delicadeza com que aborda os temas mais íntimos e melancólicos. E percebe-se que ele não quis fazer um trabalho formal ou convencional. “Todo Es Posible En Navidad” destaca-se para além das margens do género graças à sua amplitude instrumental – atenta ao acompanhamento cintilante da Budapest Art Orchestra – e à sua variedade estilística: é um álbum de apenas meia hora em que acontecem muitas coisas.
Bisbal traz um novo padrão para este tipo de repertório com a faixa-título, que foi o single de avanço. Ele caminha na linha do swing em “Navidad Junto A Ti”, a segunda peça original do álbum. Mergulha no Great American Songbook através de Irving Berlin, um dos pioneiros do tema – com uma releitura subtil de “White Christmas”. E recorre ao filme “Meet Me in St. Louis” para repensar o sempre comovente “Have Yourself A Merry Christmas” com arranjos de mariachi.
O presente de natal venezuelano “El Burrito Sabanero” – outro clássico desta altura do ano – acaba na sua essência, sem renunciar à sua essência contagiante latino-americana. Mais surpresas? Há “Siempre Te Recordaré (Always On My Mind)”, outro marco do pop mainstream – passou pelas mãos de Elvis Presley, Brenda Lee, Pet Shop Boys ou Willie Nelson – que interpreta em modo crooner. Também a canção de Natal “Los Peces En El Río”, que David canta com um leque de rumba, ou essa versão de “Jingle Bell Rock”, que acrescenta uma riqueza dinâmica ao conjunto.
Produzido e arranjado por Cheche Alara, “Todo Es Posible En Navidad” é o fruto de um trabalho coletivo com o qual David Bisbal realiza um dos seus desejos mais antigos, enquanto brinda ao facto de o nosso também se poder realizar. Uma verdadeira prenda, sem dúvida.