Depois de se ter dado a conhecer a solo com o longa-duração ‘Esteves’, no final de 2019, o vocalista e letrista dos Trêsporcento regressa com o álbum ‘O Alpinista’. Uma semana após a estreia do single de apresentação, Esteves veio hoje ao estúdio FNAC cantar ao vivo ‘Floresta’.
Com o álbum em pré-venda, estará nas lojas dia 29.04, o músico tocou ‘Floresta’ numa versão acústica num cenário intimista. A propósito do acontecimento quisemos saber mais do cantautor e da sua relação com o projecto Trêsporcento.
FOCUSMSN: Esteves, esta tua aposta na carreira a solo, em que brevemente terá o segundo álbum nas lojas, é paralela ao projecto Trêsporcento?
Esteves: Os Trêsporcento estão parados há muito tempo (famílias, outros trabalhos; tem faltado tempo para dedicar à banda). Não acabaram propriamente, e até terão um concerto num festival no Montijo em Julho (um compromisso que já vem de 2020), mas neste momento estou a focar-me na minha carreira a solo.
F: Como foi o surgimento do Esteves com guitarra acústica e com melodias mais intimistas, muito diferente da versão Esteves nos Trêsporcento, onde o som pop/rock com guitarra eléctrica imperava?
E: O lado mais acústico reflecte duas coisas: primeiro um crescimento da paixão pelo folk e depois porque em 2013 fui viver dois anos para a Austrália, o único instrumento que levei foi uma guitarra acústica e acabei por me habituar a compor com ela. Foi lá que foram surgindo as primeiras canções.
Estamos assim ansiosos para conhecer o novo trabalho, ‘O Alpinista’, dando assim continuidade à sua paixão pelo folk.