Quem caiu na rasteira de julgar o livro pela capa terá ficado pelas primeiras impressões que circunscreviam MAR ao hip-hop, aquando da sua estreia em matéria de edições com BADDIEFEST, Vol. 1. Mas cedo mostrou a cantora e produtora hispânico-algarvia que nem só de rap se haveria de pautar o seu reportório — e “EXPLICA SÓ” surge agora como derradeira prova de que MAR pode ser mesmo o que ela quiser, seja a cantar, compor, ou produzir. |
“EXPLICA SÓ” é balada acústica que a revela vulnerável como nunca até então. A par de POTTER na produção, MAR volta a pôr mãos à obra, para depois dar o peito aos versos: brutalmente honesta, desavergonhadamente enamorada, despida de ornamentos que ofusquem a transparência das suas palavras e a candura da sua voz.
Já a tínhamos visto dar largos passos nessa direcção, primeiro com o salto de corpo inteiro em “ATIRA-TE A MIM”, depois com a urgência de “AQUI AGORA” ao lado de SleepyThePrince. Já em “EXPLICA SÓ”, a terceira e derradeira canção vem confirmar a regra de que, para MAR, não há regra alguma. Bom, talvez haja pelo menos uma: independentemente do que canta e em que registo for, será sempre ela própria — por muito diferente que isso possa soar a cada canção.