“A Um Osso” é o primeiro single do próximo disco de Filho da Mãe, “Terra Dormente”, que será editado a 8 de abril pela Omnichord Records.
“A Um Osso” foi gravada em Ílhavo, na Capela da Biblioteca Municipal, em Agosto de 2021, num período ainda muito marcado pelos efeitos da pandemia com os confinamentos e desconfinamentos sucessivos. Adivinhava-se um ano seguinte complicado com “mil cães a um osso” de onde surge o nome da música.
Foi uma luta a dois entre o Filho da Mãe na guitarra e o Hugo Valverde atrás dos microfones com algumas ideias a voar contra as paredes da capela e a encontrarem salvação na mesa do jantar. Foram-se seguindo vários takes ao longo dos dias e tentativas de domar a música até que finalmente, já em processo de mistura do disco, esta acabou por se revelar naturalmente.
É uma marca de força em “Terra Dormente”, um disco que caminha entre dois mundos difusos, que sugere imagens duplicadas e reflexos que opõem uma dita “realidade” a outro mundo qualquer. Ana Viotti, realizadora do videoclipe que acompanha o lançamento do single, capta bem estas imagens cheias de reflexos e baralha-as como se misturasse aqueles dois “mundos” num cenário quase idílico ao nascer do dia lançando o mote para o imaginário dos restantes temas que compõem este novo trabalho de Filho da Mãe.
O regresso de Filho da Mãe dá-se também nos palcos, já com um espetáculo agendado para o próximo dia 16 de Março na Culturgest, em Lisboa. Este concerto será o primeiro de “Terra Dormente” e serve como pré-apresentação do disco a editar a 8 de abril. No fundo, será uma oportunidade inédita para os espectadores que, neste espetáculo, poderão ter a experiência de escutar o álbum completo, tocado na sua totalidade ao vivo, ainda antes da sua edição.