Fleetwood Mac do blues ao pop/rock, mais de 50 anos de sucesso

|

Fleetwood Mac é uma banda anglo-americana de rock, formada em Londres, no ano de 1967. Em mais de 50 anos de carreira, o grupo vendeu mais de 100 milhões de cópias, sendo uma das bandas de maior sucesso comercial no mundo.

A sonoridade do grupo sofreu mudanças ao longo dos tempos, do blues até ao pop/rock, influenciado pelas alterações na composição da banda. Em 1974, após a mudança para os Estados Unidos os Fleetwood Mac cresceram em popularidade.

Nesse ano os Fleetwood reuniram a formação mais famosa do grupo, quando o baterista Mick Fleetwood conheceu um duo de folk rock formado por Lindsey Buckingham e Stevie Nicks. Este duo, juntamente com Christine McVie, estruturaram em definitivo o pop/rock como principal gênero musical do grupo.

Nesta época, a banda lançou ‘Fleetwood Mac’ em 1975 e ‘Rumours’ em 1977, este último um sucesso mundial. O álbum ‘Tango in the Night’ em 1987, marcou o inicio de uma era atribulada caracterizada por crises, hiatos, abuso de drogas e brigas internas entre os integrantes. Em 1997 a banda retornaria com os membros clássicos.

A actual formação conta com Mick Fleetwood (bateria e percussão), John McVie (baixo e backings) como os únicos fundadores da banda, Christine McVie (vocal e teclado), Stevie Nicks (vocal e pandeiro), Mike Campbell (guitarra solo e vocais) ex-Tom Petty and The Heartbreakers e Neil Finn (vocal e guitarra base) ex-Crowed House.

Para ver abaixo, o recente espectáculo ao vivo da banda que conta com mais de 50 anos de carreira

E o tour Mirage de 1982, em Los Angeles

Anterior

‘Overkill’, mais um sucesso da banda australiana Men at Work, nos anos 80

Os discos mais vendidos em 1980 em Portugal, do disco sound ao new wave

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: