Os discos mais vendidos em 1980 em Portugal, do disco sound ao new wave

|

Playlist com as 12 músicas internacionais mais vendidas e ouvidas no ano de 1980 em Portugal, uma mistura de sonoridades desde o disco sound (já em final de época), passando pelo rock progressivo, baladas hardrock, pop/rock, música eléctrónica, no inicio de uma década de evolução e criação, que viria a ser chamada de new wave.

Desta liberdade criativa, da exuberância em palco, o aspecto gráfico passou a fazer parte importante da representação musical e de atractividade por parte dos fãs, os anos 80 revolucionaram por completo a maneira como passamos a ‘ouver’ os cantores, não estavam apenas agrrados ao microfone, como os imaginávamos ao ouvir os discos, tinham muita vida em palco, para isso muito contribuiu a proliferação dos videoclipes e a evolução da TV.

1980 marcou o inicio da transição para a era new wave, pós punk, a revolução nas sonoridades, a multiplicação de grupos e cantores pop/rock e do ‘look’ exuberante e chamativo, embora, claro, ainda influenciado pelo disco sound, dos quais os Bee Gees eram os grandes embaixadores.

As 12 mais vendidas/tocadas em 1980, numa ainda grande variedade de influências musicais:

Kiss ‘I Was Made For Lovin’ You’ – The Buggles’ Video killer The Radio Star’ – Pink Floyd ‘Another Brick In The Wall’ – The Police ‘Message In A Bottle’ – Queen ‘Crazy Little Thing Called Love’ – The Shirts ‘Laugh And Walk Away’ – Johnny Logan ‘Whats Another Year’ – Suzi Quatro ‘She’s In Love With You’ – Martha And The Muffins ‘Echo Beach’ – Earth & Fire ‘Weekend’ – Blondie ‘Call Me’ – Lipps, Inc. ‘Funkytown’

Anterior

Fleetwood Mac do blues ao pop/rock, mais de 50 anos de sucesso

Parlamento Europeu assinala Dia da Europa

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: