“Overkill” é uma canção da banda de pop/rock australiana, Men at Work, lançada em 1983 e escrita pelo vocalista, nascido na Escócia, Colin Hay. O grupo era formado também por Ron Strykert (guitarra), Greg Ham (sax, flauta, teclado e gaita), John Rees (baixo) e Jerry Speiser (bateria).
Depois do sucesso de ‘Down Under’ em 1981, o grupo migrou, neste tema, de um estilo alegre e cómico para uma melodia e letra melancólica, cinzenta e introspectiva.
Esta nova abordagem da música pop/rock foi também ela um sucesso comercial e ainda hoje se ouve inúmeras vezes nas rádios.
Focada nas preocupações da vida, noites sem dormir, fantasmas, medos e desespero, tocou fundo no emocional de uma juventude anos 80, inquieta e repleta de incertezas quanto ao futuro.
Formada em 1979, os Men at Work, tiveram uma curta passagem no panorama musical da época pois dissolveram-se em 1985, mas deixaram a sua marca e são recordados ainda hoje.
Depois de uma carreira a solo, os Men at Work regressaram em 2019 apenas com Colin Hay, como membro da formação original.
Para recordar, o ‘Exagero’ dos Men at Work com quase 30 milhões de visualizações: