Grande prémio de Portimão sob chuva intensa deu título à Algarve Pro Racing no ELMS

|

A equipa n.º 25 da Algarve Pro Racing composta por Kyffin Simpson, James Allen e Alex Lynn terminou em segundo lugar na corrida final da European Le Mans Series de 2023, o grande prémio de Portimão, disputado à chuva, mas bastou para ser a vencedora geral do LMP2, pilotos e equipa, pela primeira vez e receber o convite para as 24 Horas de Le Mans no próximo ano.

Uma forte tempestade fez com que as 4 Horas de Portimão começassem tarde atrás do Safety Car, foi interrompida e depois reiniciada nas últimas três horas, com várias entradas do Safety Car em pista e vários períodos Full Course Yellow antes de o xadrez ser acenado.

O número 22 da United Autosports USA assumiu a liderança e segurou a bandeira quadriculada para registrar sua segunda vitória do fim de semana e garantir a posição de vice-campeão e o importante segundo convite para as 24 Horas de Le Mans de 2024. A Proton Competition garantiu seu quarto título ELMS LMGTE com o Porsche 911 RSR-19 nº16 dirigido por Ryan Hardwick, Zach Robichon e Alessio Picariello vencendo a corrida para se tornarem os campeões finais do LMGTE antes da mudança para LMGT3 em 2024.

O trio número 83 da AF Corse, formado por François Perrodo, Matthieu Vaxiviere e Ben Barnicoat, também selou vitória no LMP2 Pro/Am e os títulos de pilotos com estilo, vencendo a classe e terminando em 4º no geral nas difíceis condições de corrida. Ben Barnicoat foi pressionado até à bandeira quadriculada pelos seus rivais do campeonato no número 37 da COOL Racing Oreca, com Malthe Jakobsen a cruzar a meta apenas 0,631s atrás do número 83 Oreca.

Com os títulos LMP3 decididos no final das 4 Horas do Algarve, na sexta-feira, só estava em jogo a glória de vencer a última corrida da temporada. O número 11 da Eurointernational Ligier-Nissan de Matt Bell e Adam Ali foi o vencedor em condições difíceis, a dupla britânico-canadense terminou uma volta à frente do vencedor do campeonato COOL Racing Ligier número 17.

Relatório completo da corrida: largada atrasada, safety car e bandeira vermelha

A chuva torrencial obrigou o início da corrida a ser adiado em 90 minutos antes de ser tomada a decisão de iniciar a corrida atrás do safety car. No entanto, após duas voltas, a corrida recebeu bandeira vermelha e os carros alinharam-se na grelha durante 45 minutos enquanto a forte chuva diminuía. Com o cronómetro da corrida ainda a contar, as equipas observavam ansiosamente o tempo e foi com um suspiro de alívio que a corrida recomeçou atrás do Safety Car, faltando ainda 3 horas e 10 minutos para terminar.

A corrida ficou verde às 15h30 com o número 22 da United Autosports USA Oreca de Phil Hanson assumindo a liderança na curva 3, passando à frente de Paul Lafargue no número 28 do IDEC Sport Oreca. Lafargue recuou ao ser ultrapassado por Manuel Maldonado no nº65 da Panis Racing e no nº25 Algarve Pro Racing de Kyffin Simpson. No forte spray provocado pelos pneus Goodyear e Michelin para chuva, a ordem mudou em condições climatéricas complicadas.

O carro nº17 do COOL Racing Ligier do campeão de 2023, Adrien Chila, assumiu a liderança do LMP3 antes de Matt Bell no nº11 da Eurointernational seguir em frente e partir para construir uma grande vantagem para o resto da corrida do LMP3. Nas condições de chuva, o Ligier da Bell estava se saindo melhor do que alguns dos carros LMP2 e na frente de todos os LMP2 Pro/Am em poucas voltas.

Ryan Hardwick estava aproveitando ao máximo sua pole na LMGTE, liderando o Porsche nº 16 da Proton Competition, ficando à frente da Ferrari nº 57 da Kessel Racing de Takeshi Kimura e do Porsche nº 77 da Proton Competition de Christian Ried. Ried saiu da pista no T13 e caiu para 9º. René Binder, no número 30 da equipe Duqueine, também subiu, ultrapassando Kyffin Simpson para o terceiro lugar na volta 8 e depois ficando em segundo duas voltas depois, ultrapassando Oreca de Maldonado no T5. Salih Yoluç ultrapassou Giorgio Roda para assumir a liderança do LMP2 Pro/Am, mas caiu para 3º algumas voltas depois. Phil Hanson conseguiu uma vantagem de 20 segundos na volta 18, enquanto René Binder tentava chegar ao piloto britânico.

O austríaco estava 15 segundos à frente do número 65 da Panis Racing, com Maldonado a resistir a um desafio determinado de Kyffin Simpson. Na LMGTE, Duncan Cameron subiu para segundo no Spirit of Race Ferrari nº 55, ultrapassando Jens Moller no Aston Martin Vantage nº 44 da GMB Motorsport. Cameron então partiu atrás do Porsche líder, alcançando e ultrapassando Hardwick na Curva 1.

O Porsche de Michael Fassbender perdeu a asa dianteira direita depois de atingir o nº 72 TF Sport Aston Martin de Arnold Robin. Fassbender teve que vir para reparos e depois cumprir uma penalidade Stop and Go pela colisão. Além disso, um Full Course Yellow foi acionado por dois minutos para permitir a recuperação dos destroços deixados pelo Porsche na reta de largada.

Charlie Eastwood estava ao volante do número 34 da Racing Team Turkey Oreca, mas foi atingido pela Ferrari nº 66 da JMW Motorsport de Martin Berry. Berry acabou sendo punido por causar o acidente. Ryan Hardwick estava então lutando muito para manter seu segundo lugar na LMGTE de Jens Moller no Aston Martin nº 44, mas o americano aguentou até parar para entregar o carro a Zach Robichon.

Nesse intervalo, as nuvens começaram a se dissipar e o sol começou a brilhar, o que aliado ao vento forte começou a secar a pista. Marino Sato assumiu o comando do número 22 da United Autosports USA Oreca, com Hanson dando-lhe uma vantagem de 75 segundos. Atrás dele o número 65 da Panis Racing de Tijmen Van Der Helm aproximava-se lentamente, com Nico Pino da Duqueine Team Oreca a desafiar o piloto holandês.

Matthieu Vaxiviere também subiu na corrida, o número 83, assumiu a liderança do LMP2 Pro/Am que era do número 24 da Nielsen Racing Oreca faltando menos de duas horas para o fim. Matt Griffin liderava a LMGTE após os pitstops na Ferrari nº 55 do Spirit of Race, com Zach Robichon. Matt Bell ainda liderava o LMP3 antes de entregar o Ligier para Adam Ali, o canadense ficando atrás do Ligier nº 13 da Inter Europol Competition de Kai Askey e do nº 35 Ultimate Ligier de Jean-Baptiste Lahaye. O número 7 da Nielsen Racing Duqueine de Ryan Harper-Ellam foi ultrapassado pelo número 35 da Ultimate Ligier e rodou para apanhar o número 20 da Algarve Pro Racing Oreca de Jack Hawksworth no T3.

Sato entregou o Oreca nº 22 para Oliver Jarvis faltando 85 minutos para o final, pouco antes do Safety Car sair para recuperar o nº 7 Duqueine e também seu companheiro de equipe Nelson Piquet Jr, o brasileiro derrapou para fora da pista o mesmo com o nº 21 da United Autosports USA Oreca em um incidente separado . O Safety Car significou que a liderança construída pelo nº22 Oreca foi anulada e no reinício Jarvis teve de se defender do desafio de Neel Jani no Duqueine Team Oreca e Paul-Loup Chatin no nº28 IDEC Sport Oreca.

O número 35 da Ultimate Ligier saiu da pista duas vezes, tirando Lahaye da disputa pela vitória na LMP3 e colocando Adam Ali de volta na liderança da classe. Alessio Picariello no Porsche nº 16 da Proton Competition liderava o LMGTE, mas seu compatriota belga Ulysse De Pauw no Ferrari nº 51 da AF Corse havia ultrapassado o Porsche nº 77 e estava diminuindo a diferença para o carro líder. A 30 minutos do fim, o número 65 da Panis Racing Oreca de Job van Uitert girou após contato com o número 30 da Duqueine Team Oreca, enquanto o segundo colocado IDEC Sport Oreca também caiu na brita em um incidente separado, trazendo um Full Course Yellow.

O reinício viu Jarvis liderar Jani por apenas 2,3 segundos, com Alex Lynn no número 25 da APR Oreca em terceiro, 1 segundo atrás de Jani. Jani recebeu então uma penalidade por causar o giro anterior de Van Uitert, deixando o carro nº30 de volta para 6º. O nº5 RLR MSport Ligier de Valdemar Eriksen saiu da pista e atingiu as barreiras de pneus em alta velocidade no T1, trazendo outro FCY ​​a 20 minutos do final, com o dinamarquês saindo ileso do carro. As barreiras foram reparadas e a corrida voltou a ficar verde.

O Oreca nº22 estava agora sob pressão de Alex Lynn, enquanto Ben Barnicoat, que liderava o LMP Pro/Am no AF Corse Oreca nº83, estava sendo perseguido duramente pelo nº37 COOL Racing Oreca de Malthe Jakobsen. Outro carro disparou no T3, desta vez o nº 47 COOL Racing Oreca de José María López e então um período final do FCY ​​foi declarado aos 4 minutos do fim quando o Porsche nº 93, com Michael Fassbender de volta ao volante, atingiu o nº 12 WTM por danificando a dianteira do 911 RSR.

A corrida correu verde nos últimos 90 segundos da corrida, com mais contacto entre o nº 65 da Panis Racing e o nº 25 da Algarve Pro Racing no T5, enquanto Van Uitert tentava tirar o segundo lugar de Alex Lynn. Lynn continuou em segundo até a bandeira quadriculada, com Van Uitert terminando em terceiro. Na LMGTE, a Ferrari nº 51 da AF Corse de Ulysse De Pauw terminou em segundo lugar na estrada, mas recebeu uma penalidade pós-corrida por não respeitar o tempo de condução, deixando o carro cair para o 7º lugar na classe e promovendo o Porsche nº 77 da Proton Competition para o segundo e o nº 55 Spirit of Race Ferrari para terceiro.

Classificação geral AQUI

Anterior

Noite de duplo concerto no Casino Estoril com Wim Mertens e Francisco Sassetti

DIVINUM abre seu coração com “Abrigo”

Seguinte