Acaba de ser lançada I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) – uma nova e deslumbrante versão do icónico êxito de Whitney Houston que junta a voz do cantor e compositor Calum Scott, galardoado com vários discos de Platina, com a de Houston, assinalando a primeira vez que as faixas de áudio individuais originais foram utilizadas. A nova interpretação transforma o clássico dance-pop num dueto sinfónico que amplia subtilmente o clima de saudade comovente da canção.
O lançamento surge enquanto fãs em todo o mundo celebram o 40.º aniversário da carreira histórica de Whitney Houston na música e no entretenimento, que começou com o seu álbum de estreia homónimo de 1985 — agora um dos seus três álbuns galardoados com o disco de Diamante pela RIAA (associação representativa da indústria discográfica norte-americana).
Calum Scott afirma:
“Em miúdo, a minha mãe costumava ouvir a música da Whitney Houston no carro e a sua voz lendária teve um grande impacto em mim. No ano passado, comecei a incluir um refrão de ‘I Wanna Dance With Somebody’ quando tocava ao vivo ‘Dancing On My Own’. Literalmente, encaixava na perfeição e tinha sempre uma reação incrível dos fãs. Mas nunca pensei que a Primary Wave Music, que é parceira do Património de Whitney E. Houston, a ouvisse e entrasse em contacto comigo para colaborar usando a voz icónica de Whitney! Foi verdadeiramente uma honra ser digno de confiança para trabalhar com a voz de Whitney e reinterpretar a sua canção como um dueto, que espero que continue a imortalizar a sua arte incrível. Estou extremamente grato a Pat Houston, à Primary Wave Music e aos compositores George Merrill e Shannon Rubicam por fazerem um rapaz de Yorkshire e a sua família muito orgulhosa. Esta oportunidade é um sonho tornado realidade.”
Calum gravou a canção com os produtores Jon “MAGS” Maguire, Andrew Yeates e Charlie T no Reino Unido, acompanhados por uma secção de cordas. A voz de Whitney foi produzida pelo seu produtor de longa data, Narada Michael Walden, para a Perfection Light Productions. Gravar I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) – na tonalidade original, com a mudança de tom original – levou Calum a expandir os seus limites como intérprete.
Com lançamento marcado para 10 de outubro, Avenoir é o terceiro álbum de estúdio de Calum e o sucessor do aclamado Bridges (2022). Para além de I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me), Avenoir inclui canções comoventes como Die For You, a dançável Roots e Where Are You Now.
Para celebrar o novo disco, Calum Scott trará a Avenoir Tour a Portugal em outubro, com datas marcadas para o dia 14 na Super Bock Arena (Porto) e 15 no Coliseu dos Recreios (Lisboa).
Entretanto, o cantor foi anunciado como um dos artistas convidados para a 29.ª edição dos Globos de Ouro da SIC, que se realiza a 28 de setembro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, local onde, poucas semanas depois, regressará para atuar no âmbito da digressão “Avenoir Tour”.