Lady Gaga, vencedora de 13 Grammys, anunciou o seu sétimo álbum de estúdio, “MAYHEM”, com edição prevista para 7 de março. O anúncio surge após uma semana de teasers no seu site, que foi relançado juntamente com uma nova loja online que apresenta o primeiro de vários lançamentos de merchandise para celebrar o tão aguardado projeto.
Combinando a energia eclética que cativou os seus fãs com uma visão artística ousada e destemida, “MAYHEM” marca um regresso triunfal às raízes pop de Gaga. O álbum explora temas de caos e transformação, celebrando o poder da música para unir, provocar e curar.
“O álbum começou comigo a enfrentar o meu medo de regressar à música pop que os meus primeiros fãs adoravam”, disse Gaga. Longe de ser um regresso nostálgico, “MAYHEM” reinventa a sua sonoridade antiga com uma abordagem caleidoscópica que se baseia na sua vasta biblioteca musical, enquanto adota uma nova e destemida perspetiva artística.
Gaga descreve o processo criativo como “remontar um espelho partido: mesmo que não consiga juntar os pedaços na perfeição, pode-se criar algo bonito e completo à sua maneira”.
O projeto de 14 temas — que conta com as canções já editadas “Disease” e “Die With a Smile” — conta com produção executiva de Gaga, Michael Polansky e Andrew Watt. Os produtores do álbum incluem Gaga, Andrew Watt, Cirkut e Gesaffelstein.
“Disease” foi aclamada pelo “The Independent” como “a melhor [canção de Lady Gaga] em muito tempo”, com o “The Guardian” a elogiar os seus “sintetizadores distorcidos e efervescentes” e a sua “batida forte e ligeiramente industrial”.
A “Rolling Stone” destacou a sua “linha de sintetizador cavernosa” e o seu “refrão clássico de Gaga”. Realizado por Tanu Muino, o vídeo oficial de “Disease” foi elogiado pela “Vogue” como “um dos melhores vídeos do ano”, enquanto a “W” celebrou a sua “experiência cinematográfica, quase teatral”.
“Die With a Smile”, a colaboração de Gaga com Bruno Mars que chegou ao topo das tabelas, tornou-se um fenómeno mundial. Atualmente na sua terceira semana em primeiro lugar na tabela Billboard Hot 100, a balada também liderou a tabela Billboard Global 200 e o Top 50 Global do Spotify, estabelecendo um recorde como a canção a atingir mais rapidamente mil milhões de streams no Spotify.
Com mais de 2,7 mil milhões de streams até à data, a canção foi nomeada para dois Grammys de 2025, nas categorias de Canção do Ano e Melhor Performance de Dupla/Grupo Pop. A “Billboard” considerou-a “uma combinação feita no paraíso dos Grammys”, enquanto o “The New York Times” descreveu-a como “uma dança lenta romântica e ligeiramente apocalíptica”.
Gaga vai estrear o terceiro single e vídeo oficial de “MAYHEM” para os fãs no dia 2 de fevereiro, que será exibido durante um intervalo nos GRAMMY Awards® de 2025.
O alinhamento completo do álbum será revelado posteriormente. Antes dos Grammys, Gaga vai juntar-se a artistas como Billie Eilish, Olivia Rodrigo, Stevie Nicks e Joni Mitchell para atuar no FireAid no dia 30 de janeiro, beneficiando as pessoas e as comunidades devastadas pelos recentes incêndios florestais em Los Angeles. A 17 de março, será homenageada com o prémio iHeartRadio Innovator Award 2025, na 12.ª edição iHeartRadio Music Awards, seguida de dois concertos no Coachella, nos dias 11 e 18 de abril.