Lady Gaga revela vídeo oficial para “The Dead Dance”

|

Lady Gaga, vencedora de 14 GRAMMYs, um Óscar e um Emmy, lançou o vídeo oficial para o seu novo single, “The Dead Dance”. Este projeto marca a sua primeira colaboração criativa com o visionário realizador Tim Burton, que deu vida à história, tendo filmado em vários locais na Isla de las Muñecas – a infame Ilha das Bonecas do México.

O videoclipe cinematográfico alterna entre um preto e branco austero e explosões de cor vibrante, entrelaçando imagens arrepiantes de bonecas com a performance poderosa de Gaga. O vídeo foi produzido por Gaga e Michael Polansky, juntamente com Burton e Natalie Testa. O guarda-roupa foi concebido por Colleen Atwood, com coreografia de Parris Goebel e coreografia adicional de Corey Baker.

Produzida por Gaga em conjunto com Andrew Watt e Cirkut, Gaga estreou “The Dead Dance” na noite passada, enquanto a canção era simultaneamente apresentada na 2.ª temporada (Parte 2) de Wednesday, da Netflix, onde a artista tem uma participação especial como a misteriosa Rosaline Rotwood. Gaga partilhou: “a inspiração para The Dead Dance foi uma desilusão amorosa, e tratava da forma como por vezes nos sentimos quando termina; como o fim de uma relação pode matar a nossa capacidade de nos sentirmos esperançosos em relação ao amor. Tem uma base rítmica funky. E é aí que a música deixa de ser apenas sobre a relação; passa a ser sobre divertirmo-nos com os nossos amigos depois de passarmos por algo difícil e incrível. Mal posso esperar que as pessoas a oiçam.”

As primeiras reações já elogiaram “The Dead Dance” como sendo ao mesmo tempo “assombrosa” e um “hino electro pop”, com “uma energia bouncy de electro pop dos anos 1980, impulsionada por teclados e batidas brilhantes” (Billboard). A Rolling Stone chamou-lhe um “tema pop grandioso” com um “beat sério pronto para dançar”, enquanto a NME destacou a energia funky e macabra, apontando para o seu “baixo contagioso, sintetizadores à la Thriller e rasgos de guitarra elétrica.”

Este lançamento surge na sequência da notícia do regresso de Gaga aos MTV VMAs, no dia 9 de setembro, onde atuará ao vivo a partir do Madison Square Garden. Vencedora de 18 VMAs e a artista com mais nomeações este ano, está nomeada para 12 prémios, incluindo Melhor Álbum por MAYHEM e Vídeo do Ano por Die With a Smile (que já foi premiado com um Grammy).

Gaga está também a meio da sua digressão mundial esgotada, The MAYHEM Ball, de promoção ao seu aclamado oitavo álbum de estúdio, MAYHEM. A crítica tem sido unânime nos elogios: o New York Times apelidou-o de “extravagância deliciosamente camp” e declarou que Gaga está “a operar no auge das suas capacidades”. A Rolling Stone destacou a evolução criativa de Gaga, escrevendo que ela “não revisitou [o Coachella] — expandiu-o, aperfeiçoou-o, salpicou-o com alguma nostalgia e concretizou totalmente o sonho gótico que apenas tinha introduzido.”

Variety chamou ao espetáculo um “espetáculo acutilante e de cortar a respiração” e “uma lembrança bem-vinda dos seus muitos, muitos talentos”, enquanto a Billboard considerou o concerto como “um evento teatral, elétrico e delicioso ao vivo”, enfatizando as performances eletrizantes dos temas de destaque de MAYHEM e dos seus clássicos para as pistas de dança.

MAYHEM estreou-se no n.º 1 da Billboard 200 — o sétimo álbum a solo consecutivo de Gaga a atingir o n.º 1 — e manteve-se uma força dominante a nível mundial, liderando a tabela de Álbuns de Música de Dança/Eletrónica durante 17 semanas, permanecendo 12 semanas no Top 20, e mantendo um lugar no Top 10 da tabela de Álbuns Pop durante 15 semanas consecutivas. O álbum foi desde então galardoado com o Disco de Platina nos EUA.

Anterior

Miramar anuncia concertos em Lisboa e Porto

Artista em ascensão d4vd lança o primeiro hino oficial do “Fortnite”, “Locked & Loaded”

Seguinte