Leonel Pernía com pole na estreia do TCR South America Banco BRB em Cuiabá e fica a um dia do título

|

Leonel Pernía está a um dia de se sagrar campeão do TCR South America Banco BRB.

O argentino da Honda YPF Racing entrou para a história da categoria continental na última sexta-feira (14) à tarde, quando conquistou a primeira pole do conceito de competição de carros de turismo no Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá. Diante de forte calor, Pernía venceu a concorrência brasileira, fez valer sua experiência e vai largar na pole position na ‘Cidade Verde’.

Com a conquista, Leo Pernía somou mais dez pontos e agora tem 541 no campeonato. Será ao término deste sábado, em Cuiabá, que serão aplicados os descartes dos dois piores resultados de cada piloto na temporada. No momento, o argentino descartaria 26 tentos.

O vice-líder na tabela do campeonato e também o segundo mais rápido na classificação de sábado foi Nelson Piquet Jr., que novamente encara uma jornada dupla conciliando seus compromissos no TCR com a BRB Stock Car Pro Series. O piloto da Squadra Martino ficou a 0s254 do tempo de Pernía e, com o segundo lugar na classificação, somou sete tentos e chegou aos 410.

Paralelamente, na disputa do TCR Brasil Banco BRB, Nelsinho ficou com a pole position — uma vez que Leo Pernía não disputa o campeonato brasileiro. Com dez pontos pela conquista, o brasileiro superou Raphael Reis em um ponto e agora é o líder do certame, com 127 tentos.

Entretanto, Nelsinho tem uma missão muito espinhosa para tentar se manter com chances de título na versão sul-americana do campeonato. Isso porque a equipe realizou a troca de motor do seu Honda Civic Type R FL5 #33 e, por isso, o piloto perdeu 12 posições no grid da primeira prova da etapa cuiabana. Desta forma, Piquet Jr. vai largar em 14º na tarde em Cuiabá, enquanto Leo Pernía terá tudo para buscar o título com pista limpa partindo da pole.

Segundo a matemática do título, Pernía poderá se sagrar campeão já na primeira prova da etapa cuiabana se vencer a prova e se Nelsinho Piquet não passar do quinto lugar. Mesmo com os descartes ainda a realizar, o argentino não será mais superado por nenhum outro piloto neste cenário. Desta forma, Pernía está muito perto não somente do título, mas também de assegurar a premiação para, com insumos e incentivos oferecidos pela Vicar, ascender ao grid da BRB Stock Car Pro em 2026, além de uma bolsa mensal ao longo do ano que vem.

Ao falar sobre o feito na noite de sexta-feira em Cuiabá, Leo Pernía destacou o companheiro de equipe e projetou um sábado de sucesso. “Outra pole no TCR e contra um adversário do nível do Nelsinho, que sempre pressiona ao máximo, e com o carro pesado [em razão do lastro usado nesta etapa]. Foi uma volta muito boa, um passinho para ficar mais perto do objetivo. De modo que agora é seguir focado”, destacou.

Jovens brasileiros brilham — Mas a sexta-feira do TCR não foi apenas de Pernía. Em franca ascensão nesta reta final de temporada, dois brasileiros brilharam em Cuiabá. A bordo do novíssimo Cupra León VZ da equipe G Racing Motorsport, Enzo Gianfratti ficou muito perto da pole position e só foi superado pelos experientes Leo Pernía e Nelsinho Piquet nos minutos finais da classificação.

O paulista marcou o terceiro melhor tempo da classificação, na sua melhor tomada de tempos no TCR. E, com a punição imposta a Nelsinho Piquet, vai dividir a primeira fila do grid com Leo Pernía, tendo ao seu lado outro Cupra, do compatriota Léo Reis, outro que mostra grande adaptação em pouco tempo correndo no TCR. O piloto da W2 ProGP registrou sua melhor volta em 1min51s628, a apenas 0s097 da marca de Gianfratti no Parque Novo Mato Grosso. A quinta posição na classificação ficou com outro nome de larga experiência nas pistas: Fabián Yannantuoni, da Paladini Racing e seu Lynk and Co. 03 TCR. O argentino foi seguido pelo brasileiro Raphael Reis (W2 Racing ProGP), que vai para as largadas 82 e 83 na categoria continental.

Atual campeão do TCR South America Banco BRB e do TCR Brasil Banco BRB, Pedro Cardoso, que seguia com chances matemáticas de título, foi baixa de última hora e não disputa a etapa de Cuiabá, a nona e penúltima da temporada 2025.

Mas a jornada no Mato Grosso traz como novidade a chegada de Ernani Kuhn. ‘Filho da terra’, o piloto nascido em Cuiabá aproveitou a vinda do TCR South America para correr na ‘Cidade Verde’ e, de última hora, conseguiu fechar com a G Racing Motorsport para estrear no certame continental com o Cupra León Competicion.

Atual campeão da Turismo Nacional no campeonato Overall A e no grid da Stock Light, Ernani fez sua primeira classificação no TCR de forma positiva, avançando de cara para o Q2 e obteve o décimo melhor tempo. Com a inversão dos dez primeiros colocados, caberá ao cuiabano, piloto da casa, a honra de puxar o grid na Corrida 2 da etapa.

Cronograma modificado — Em razão das fortes chuvas que atingiram a região do Autódromo Internacional de Mato Grosso na noite da última sexta-feira, as atividades previstas para a sequência do dia foram alocadas para o início deste sábado, tendo como prioridade garantir a segurança e o bem-estar de todos os presentes à localidade.

Desta forma, a corrida 1 do TCR South America Banco BRB vai ser realizada no período da tarde de sábado, a partir de 15h30 (horário local, ou 16h30 de Brasília), com Leo Pernía largando em seu primeiro ‘match point’ para ser campeão continental. Já a Corrida 2, com grid invertido em relação aos dez primeiros da classificação e Ernani Kuhn partindo do primeiro lugar, será realizada já no período noturno, a partir de 18h40 locais (19h40 de Brasília).

O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.

TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Etapa 9, Autódromo Internacional de Mato Grosso, Cuiabá (MT)
Corrida 1, grid de largada

1º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 1min50s882
2º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ)  – TCR BR – T, 1min51s531
3º – Léo Reis   (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, 1min51s628
4º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, 1min51s659
5º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, 1min51s893
6º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, 1min52s159
7º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), 1min52s165
8º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, 1min52s385
9º – Ernani Kuhn (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competicion), 1min53s659
10º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), 1min53s677
11º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, 1min55s161
12º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T, 1min55s527
13º – Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, 2min00s627
14º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, 1min51s136 *punido em 12 posições por troca de motor

Corrida 2 (inversão dos dez primeiros da classificação), grid de largada
1º – Ernani Kuhn (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competicion)
2º – Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR
3º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
4º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR
5º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR
6º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR
7º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR
8º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ)  – TCR BR – T
9º -Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR
10º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
11º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7)
12º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T
13º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T
14º – Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T

Programação atualizada em Cuiabá (horário local, GMT-4, uma hora a menos em relação a Brasília)
Sábado, 15 de novembro

14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
15h30 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
17h05 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
18h40 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
19h40 – Visitação aos Boxes
21h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
23h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Classificação do campeonato

1º Leonel Pernía, 541 pontos
2º Nelson Piquet Jr., 410
3º Pedro Cardoso, 408
4º Raphael Reis, 389
5º Juan Ángel Rosso. 320
6º Fabián Yannantuoni, 307
7º Tiago Pernía, 250
8º Fabricio Pezzini, 225
9º Genaro Rasetto, 185
10º Mariano Pernía, 168
11º Adrián Chiriano, 129
12º Enzo Gianfratti, 118
13º Luis Ramírez, 117
14º Léo Reis, 101
15º Maria Nienkötter, 94
16º Santino Balerini, 52
17º Joaquín Cafaro, 46
18º Benjamín Hites, 38
19º Exequiel Bastidas, 36
20º Juan Manuel Casella, 29
21º Marcos Regadas , 27
22º Fernando Croce, 24
23º Carlos Silva, 20
24º Celso Neto, 13
25º Tomás Fernández, 3

Anterior

Felipe Massa conquista pole na BRB Stock Car na estreia de Cuiabá

Murilo Fiore é o primeiro vencedor, da história, no Autódromo de Mato Grosso

Seguinte