Lil Tjay, no palco Sumol, dia 5 de Julho

|

Um dos rappers do momento, o nova iorquino Lil Tjay é a mais recente confirmação para o cartaz da 15ª edição do Sumol Summer Fest, juntando-se aos já anunciados Morad e MC Cabelinho.

Nos dias 4 e 5 de julho, marcando o início do verão, das férias e dos melhores momentos partilhados com os amigos, o Parque de Campismo do Inatel, junto à Praia de São João na Costa da Caparica, volta a receber alguns dos nomes mais entusiasmantes da atualidade para 2 dias de pura descontração. Sumol Summer Fest, É o que és!

Tione Jayden Merritt, conhecido artisticamente como Lil Tjay, nasceu no ano de 2001, no Bronx em Nova Iorque. Criado pela mãe num ambiente marcado por desafios e pela violência das ruas, Lil aprendeu desde cedo que a música poderia ser uma saída para transformar a sua vida.

Ainda adolescente começou a desenvolver o seu talento através da escrita de rimas e foi mesmo nesse período que surgiu “Resume”, uma das suas primeiras faixas lançadas no SoundCloud. O talento melódico de Lil Tjay rapidamente chamou a atenção do público e da indústria musical.

O lançamento da música “Brothers”, em 2018, foi um divisor de águas na sua carreira, abrindo portas para a assinatura com a Columbia Records. Nesse mesmo período, experimentou sonoridades diversas em faixas como “None of Your Love”, que ajudaram a consolidar seu estilo único, misturando trap, drill e elementos de R&B.

Temas como “F.N”, “Beat the Odds” ou “Calling My Phone” em parceria com 6LACK, consolidaram a sua fama internacional. Depois de discos como “True 2 Myself” (2019), a sua estreia, ou “Destined 2 Win” (2021), a sua consolidação, “State of Emergency”, editado em 2020, constitui mais um passo importante na construção da sua discografia, com uma sonoridade mais voltada para o drill, acompanhando a cena musical de Nova Iorque. “222” (2023) reforça a sua relevância no hip-hop contemporâneo, confirmando o seu crescimento e capacidade de adaptação a um mercado cada vez mais competitivo.

A sua música, frequentemente autobiográfica, tanto reflecte as lutas vividas no quotidiano como a sua determinação em superar as adversidades. A sua mistura de melodias cativantes com letras sinceras, que voltam a estar bem presentes no seu mais recente trabalho “Farewell” (2024), fazem dele uma das vozes mais autênticas da nova geração do hip-hop. E o público portugês terá a oportunidade de ouvir este talento ao vivo, dia 5 de julho, no Palco Sumol da 15ª edição do Sumol Summer Fest.

Anterior

Bárbara Bandeira anuncia “Lusa”, novo projecto musical que une os dois lados do Atlântico

Cantora venezuelana Karina em concerto no Casino Estoril

Seguinte