Lorde está de regresso com “What Was That”, o seu primeiro grande lançamento em quase quatro anos. A canção, coproduzida pela própria Lorde, Jim-E Stack e Dan Nigro, está agora disponível nas plataformas digitais.
O vídeo oficial que acompanha o single foi filmado em Nova Iorque, incluindo o Washington Square Park, onde Lorde surpreendeu os fãs com uma performance espontânea no início desta semana.
“What Was That” é a primeira canção original a solo de Lorde desde o álbum “Solar Power” (2021). O single foi antecipado através de uma série de publicações enigmáticas nas redes sociais, notas de voz e excertos de áudio, com a fotografia da capa captada por Talia Chetrit.
A canção foi estreada ao vivo na terça-feira, quando Lorde apareceu no Washington Square Park, em Nova Iorque, a cantar e dançar ao som de “What Was That”, tocada numa coluna portátil. Horas antes, a artista neozelandesa enviou uma mensagem em massa aos fãs através do seu serviço de SMS: “Encontramo-nos no parque hoje às 19h – x x”. No entanto, o evento foi rapidamente interrompido pela polícia e guardas florestais devido ao excesso de pessoas. Algumas imagens deste momento estão incluídas no vídeo oficial.
“What Was That” foi coescrita e coproduzida por Lorde, Jim-E Stack e Daniel Nigro. Stack contribuiu com bateria, teclados, piano, sintetizadores e engenharia de som, enquanto Nigro acrescentou baixo, guitarra elétrica, piano e sintetizadores. A canção conta ainda com a participação especial do guitarrista Andrew Aged (Inc. No World).
Este lançamento surge como uma diferenciação do estilo adotado em “Solar Power” (2021) e um regresso à energia eletrizante de “Melodrama” (2018), álbum aclamado pela crítica.
Após “Solar Power”, Lorde manteve-se relativamente afastada dos holofotes, aparecendo esporadicamente, como no concerto dos MUNA em 2023 ou na participação no álbum de tributo aos Talking Heads, em 2024. No verão passado, uniu-se a Charli XCX no remix de “Girl, So Confusing”, confirmando-se como a inspiração por trás da canção original. As duas artistas já apresentaram a versão em dueto em palcos como o Madison Square Garden e o Coachella.
Com “What Was That”, Lorde reafirma o seu lugar como uma das vozes mais inovadoras da música pop contemporânea.