Márcia no CCB, dia 19 de Novembro

|

O novo álbum da cantora e compositora Márcia é, nas suas palavras, como um regresso a casa. É um álbum de memórias de uma menina cheia de sonhos para o futuro, e conta com a participação de Catarina Salinas, Jorge Palma e Sérgio Godinho.

Íntimo. O disco soa-me à casa da Márcia, que conheço. O disco vai soar-vos à casa da Márcia, que não conhecem. As canções hospitaleiras trazem a doçura e a dureza, prole e perda, das casas reais. A Márcia não poupa essa realidade doméstica. Há o mimo e o lamento, na tradição bem-aventurada dos que encontram mais verdade na partilha do que no resguardo. Intimidade luminosa contra a privacidade escura: que lição tão doce e dura que recebo.

Íntimo e familiar. Ouvem-se filhos, ecoam pais desaparecidos. Aparecem pais musicais, consagrados e arrebatados. Miam gatos e Salinas felinas. Comovem-se todos os instrumentos em que tacteia o marido. É o mais alindado retrato de família, e sentimo-nos parentes por afinidade sonora.

Falo-vos do melhor disco da Márcia até à data (e os discos da Márcia são-me como datas). Equilibrado entre a continuidade e o arrojo, é um testemunho de inspiração inigualável. Álbum que comprova a minha amiga como mestre e senhora do seu ofício, álbum onde Palma e Godinho aparecem como pares dedicados e não meros cameos olímpicos. Contraria o negrume do ano que marca: 2025 já não será de treva, será de intimidade.

Samuel Úria

Ana Márcia é apresentado no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém a 19 de novembro. Neste concerto muito especial, Márcia pretende reproduzir este trabalho da forma mais fiel possível.

Anterior

MC Menor JP edita novo single “Princesinha”

Rufus Wainwright em Julho no Teatro das Figuras, em Faro

Seguinte