MEO Sudoeste confirma Alok, Charlotte de Witte e Bárbara Bandeira no festival

|

Continua a contagem decrescente para mais um Sudoeste. De 7 a 10 de agosto, com a abertura do campismo no dia 3, a Zambujeira do Mar é o destino eleito no verão, para celebrar a Música e a vida.

Nas novas confirmações encontramos mais duas talentosas senhoras, que se juntam a Anitta no cartaz do Festival, e ainda um dos maiores fenómenos de popularidade da música eletrónica. São a campeã do Spotify no ano de 2023, Bárbara Bandeira, uma das divas da música eletrónica, Charlotte de Witte, e um dos maiores DJs do mundo, Alok.

Alok

Filho de DJs, Alok é um genuino artista de dance music e filantropo, que detém o título de segundo artista de eletrónica mais seguido no Instagram no mundo, com mais de 28,5 milhões de fãs. Graças a hits como “Never Let Me Go”, “Big Jet Plane”, “On & On”, “Ocean”, “All The Lies”, “Hear Me Tonight”, “Don’t Cry For Me”, “Piece of Your Heart” (remix de Medusa) ou ao seu single mais ouvido “Hear Me Now”, com mais de 700 milhões de streams, é também um dos brasileiros mais ouvidos internacionalmente, com mais de 24 milhões de ouvintes mensais e mais de 6 mil milhões de streams no Spotify.

Na mesma plataforma, a playlist ‘’This is Alok’’ é a segunda maior playlist de todos os tempos. Em 2023 foi eleito pela terceira vez consecutiva o DJ #1 da América Latina e #4 do mundo, segundo a prestigiada DJ Mag, na qual é o único sul-americano.

Alok é também o único brasileiro a figurar na “Billboard Dance 100” e foi eleito em 2022 como um dos 500 latino-americanos mais influentes do mundo, de acordo com a lista anual da Bloomberg Línea, devido à abrangência conseguida através dos negócios, da arte e das múltiplas ações sociais.

Músico, DJ e produtor, a sua liberdade em transitar por diferentes estilos musicais e agregar diferentes públicos tem feito história, conseguindo colocar vários trabalhos nos tops globais.

Nos últimos anos, as produções de Alok não pararam de crescer e, entre outros feitos, contam-se o diálogo com a música de nomes como John Legend, John Martin, Sofi Tukker ou Ed Sheeran, a produção de ‘’Squid Game (Let ‘s Play)’’, da banda sonora da série mais vista da história da Netflix, Squid Game, e o lançamento de ‘’All By Myself’’, com a talentosa cantora e compositora Ellie Goulding e o DJ e produtor britânico Sigala.

Com uma rede social ativa que soma mais de 28,5 milhões de seguidores no Instagram e quase 14 milhões no Tiktok, Alok é ainda um artista comprometido com causas sociais através da instituição com o seu nome, o Instituto Alok.

A extensa agenda de espetáculos faz Alok percorrer alguns dos principais festivais do mundo, como Tomorrowland, Burning Man, Lollapalooza, entre outros, conquistando o público por onde quer que passe. E este verão passa por Portugal, no dia 10 de agosto, no Festival Sudoeste.

Charlotte de Witte

Charlotte de Witte é um dos maiores talentos da música eletrónica feita nos dias de hoje.

Considerada por muitos como a atual rainha da música techno, Charlotte tem incendiado as pistas de dança um pouco por toda a parte, tendo no currículo festivais como o Time Warp, Sonus Festival, Awakenings Festival, Dimensions, Movement Torino, Tomorrowland, entre muitos outros.

Natural de Gante, Charlotte iniciou o seu percurso como DJ em 2010, com apenas 17 anos. Começou por se apresentar com o pseudónimo Raving George, chamando a atenção para os seus méritos na música e não para aspetos laterais, como o género.

E foi com essa assinatura que começou a colher os primeiros frutos do sucesso, graças a singles como “You’re Mine” (com Oscar and the Wolf). A consolidação de uma linguagem cada vez mais sua tornou inevitável que passasse a apresentar-se com o seu próprio nome: Charlotte de Witte.

A partir daí a popularidade de Charlotte não parou de crescer. Registos como “The Healer” (2018) ou “Selected” (2019) consolidaram a sua fama na cena techno internacional, sem nunca deixar de arriscar e de querer fazer diferente.

Hoje, Charlotte também tem a sua própria label, a KNTXT, e foi com esse selo que saiu um dos seus lançamentos mais recentes. “Apollo” é Charlotte de Witte igual a si própria: forte, ácida, ousada, hipnótica…

E, ao vivo, a viagem proposta por Charlotte torna-se realmente inesquecível. A DJ e produtora belga volta a Portugal em 2024, atuando no final da noite de 8 de agosto no Festival Sudoeste.

Bárbara Bandeira

Nascida no virar do novo século, Bárbara Bandeira já conta com um currículo invejável.

Desde criança que a música foi o único caminho que verdadeiramente quis trilhar. Estreou-se profissionalmente em novembro de 2015 com o lançamento do primeiro single “Crazy”.

E bastaram dois anos para ser distinguida com o Globo de Ouro para Revelação do Ano. Em 2018 esteve entre os cinco artistas nomeados para o prémio Best Portuguese Act, dos MTV Europe Music Awards, um prémio que viria a ganhar em 2022.

Também em 2022 venceu o prémio para canção do ano nos prémios Play com “Onde Vais”, um tema que conta com a colaboração de Carminho e que já acumulou mais de 20 milhões de visualizações no Youtube. Em 2023 editou o seu disco de estreia, “Finda”. Neste registo podemos encontrar temas tão fortes como “Ou Não”, “Como Tu” (feat. Ivandro), “Finda (Intro)”, “Carro” (feat. Dillaz) ou “Cristaliza”.

O single “Como Tu”, com Ivandro, já atingiu a sétima platina e foi a música com mais streams em 2023. A cantora portuguesa teve, ao longo do ano, 2,5 milhões de ouvintes no Spotify, divididos por 180 países.

Em 2019 foi concorrente do formato Dança com as Estrelas, estreando-se ainda no mundo da apresentação digital no programa LaBanda. Já viu a sua música numa novela da SIC e, apesar de o seu percurso ter estado sempre intimamente ligado à TV – foi uma das concorrentes do programa Uma Canção para Ti em 2011, e participou no The Voice Kids em 2014 -, atualmente são os palcos que mais chamam por si…

Depois de ter enchido algumas das principais salas do país e de ter feito a abertura dos concertos dos Coldplay em Portugal, prepara-se agora para deixar a sua marca no festival mais icónico do verão português. Bárbara Bandeira atua na edição deste ano do Sudoeste, no dia 7 de agosto, num concerto imperdível.

Anterior

Hélio Morais apresenta ‘Pisaduras’ no CCB

Inês Marques Lucas estreia-se no CoolJazz

Seguinte