Murilo Fiore é o primeiro vencedor, da história, no Autódromo de Mato Grosso

|

Sexta-feira, 14 de novembro de 2025, já é uma data que vai ficar registrada na História do automobilismo brasileiro e da Turismo Nacional.

Foi na última noite em que a categoria dos carros mais vendidos do Brasil tornou-se o primeiro certame a realizar uma corrida no Autódromo Internacional de Mato Grosso, inserido dentro do Parque Novo Mato Grosso, na capital do Estado, Cuiabá. Em um dia intenso, marcado pelo forte calor, pela realização da sessão classificatória e duas corridas em meio a um grid formado por 35 carros, o protagonista foi o paranaense Murilo Fiore.

Tricampeão brasileiro de kart, o piloto de Campo Mourão acelerou seu Chevrolet New Onix e travou grandes duelos com Alberto Cattucci, que conquistou a pole da etapa, e venceu as duas provas realizadas em sequência no período da noite. O piloto da GS Sports, que corre em dupla com o dono da equipe, Gui Sirtoli, entrou assim para a História da TN e de Cuiabá, novo polo do automobilismo brasileiro.

A disputa na categoria B teve como grande destaque o paulista Adilson Jr., piloto da CAR Racing, que desbancou o líder do campeonato para vencer as duas provas do dia em sua classe. Também com um Chevrolet New Onix, ‘Adilsinho’ superou Adilson Sangalli (Pein Competições) por meros três décimos para vencer a primeira corrida no Mato Grosso. Nico Dall’Agnol foi o terceiro colocado, em trinca da Chevrolet, seguido por Victor Manzini, em franca ascensão nesta reta final de temporada, e por Marcel Jorand, de volta ao grid da Turismo Nacional.

A segunda corrida foi de revés para Sangalli, que não completou a disputa, enquanto Adilson Jr. voltou a triunfar, desta vez seguido por Fabrício Fleury e o jovem rookie Pietro Nalesso, de 16 anos. Luiz Veras foi o quarto e Guilherme Alves, o quinto.

João Cardoso vira líder Sprint — Além dos duelos diretos pela vitória travados por Murilo Fiore e Alberto Cattucci, quem teve grande destaque na categoria A na última sexta-feira foi o gaúcho João Cardoso. O piloto da Auto Racing correu pensando na disputa dos campeonatos Overall e Sprint e somou pontos preciosos ao finalizar as duas corridas em terceiro lugar, logo à frente do bicampeão Wanderson Freitas — que forma dupla com Eduardo Fuentes — e do jovem Renzo Zambolini.

O êxito de Joãozinho Cardoso contrastou com o dia difícil vivido por Alexandre Bastos. O catarinense da Roger Racing chegou a Cuiabá como líder do campeonato Sprint e possibilidades matemáticas até de se sagrar campeão Overall neste fim de semana. Contudo, a sexta-feira foi complicada para o piloto do Toyota Yaris #116, que abandonou a primeira corrida, enquanto na segunda prova terminou em 12º lugar entre os pilotos da categoria A.

No campeonato Overall, Xande ainda lidera e soma 469 pontos, mas agora é seguido bem mais de perto por Cardoso, que tem 435 tentos e é o vice-líder. Com os pontos dobrados nesta última etapa do calendário Sprint e os tentos de bonificação pela volta mais rápida das corridas 1 e 2, Murilo Fiore subiu para terceiro e tem agora 411 pontos, muito na briga pelo título. Alberto Cattucci, com 394, e Gabriel Moura, com 384, fecham os cinco primeiros do campeonato que considera os pontos de todas as etapas (Sprint e Endurance) da temporada.

No certame de corridas curtas, João Cardoso passou Xande Bastos e chegou a 435 pontos, contra 413 do catarinense. Fiore é o terceiro e soma 382 tentos, seguido por Cattucci, que acumula 364, dois a mais que o jovem catarinense Gabriel Moura.

Na categoria B, o cenário segue ainda favorável a Sangalli, mas agora com Adilson Jr. mais próximo na tabela de pontos. No campeonato Overall, Augusto lidera com 433 pontos, contra 382 de Adilsinho e 357 de Nico Dall’Agnol, o terceiro. Luiz Veras, autor da volta mais rápida na categoria nas corridas 1 e 2, é o quarto, com 354, e Pietro Nalesso, o caçula do grid, é o quinto, com 315.

No campeonato Sprint B, Sangalli está no topo com 395 pontos, enquanto Adilson Jr. se aproxima: o paulista tem 378 e é o vice-líder. Dall’Agnol aparece em terceiro, com 360, 30 a mais que Veras, e Nalesso completa o top-5 com 305 tentos.

Agenda — Em razão das fortes chuvas que atingiram Cuiabá e a região do Parque Novo Mato Grosso durante a noite da última sexta-feira, a Turismo Nacional teve a sequência das suas atividades previstas para o dia canceladas. Contudo, ficam mantidas as corridas 5 e 6, que serão realizadas neste sábado. A primeira prova do dia terá largada às 17h05, horário local, com 20 minutos mais uma volta de duração.

E já no fim do dia, perto da meia-noite, a Turismo Nacional terá a honra de fechar a primeira jornada de automobilismo no novíssimo Autódromo Internacional do Mato Grosso com a largada da última prova da etapa a partir de 23h10, horário local, ou 00h10 de domingo pelo horário de Brasília.

A Turismo Nacional tem transmissão ao vivo por meio da emissora por assinatura BandSports, no próprio canal da categoria no YouTube e também no canal Esporte na Band no YouTube.

Turismo Nacional, temporada 2025
Etapa 7 (sexta rodada Sprint), Autódromo Internacional do Mato Grosso, Cuiabá (MT)
Corrida 1, resultado final (top-5 por categoria)

Categoria A
1º -Murilo Fiore/Gui Sirtoli, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
2º -Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
3º -João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
4º -Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
5º -Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)

Categoria B
1º -Adilson Jr., B #3 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
2º -Augusto Sangalli, B #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições)
3º -Nico Dall’Agnol,B #7 (Chevrolet New Onix/AGB Preparações)
4º -Victor Manzini, B #17 (Chevrolet New Onix/Manzini)
5º -Marcel Jorand, A #16 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport)

Corrida 2, resultado final (top-5 por categoria)
Categoria A

1º -Murilo Fiore/Gui Sirtoli, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports)
2º -Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
3º -João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing)
4º -Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport)
5º -Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)

Categoria B
1º -Adilson Jr., B #3 (Chevrolet New Onix/CAR Racing)
2º -Fabio Fleury, B #15 (Toyota Yaris/Baguá Motorsport)
3º -Pietro Nalesso, B #23 (Peugeot 208/Manzini)
4º -Luiz Veras, B #22 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport)
5º -Guilherme Alves, B #30(Chevrolet New Onix/Maranatha Racing)

Programação atualizada em Cuiabá (horário local, GMT-4, uma hora a menos em relação a Brasília)
Sábado, 15 de novembro
14h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
15h30 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
17h05 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
18h40 – TCR South America/TCR Brasil – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
19h40 – Visitação aos Boxes
21h40 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
23h10 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Calendário da temporada 2025
7ª etapa:
 15 de novembro, Cuiabá (MT) – Sprint
8ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP) – Endurance

Anterior

Leonel Pernía com pole na estreia do TCR South America Banco BRB em Cuiabá e fica a um dia do título