Museu do Fado apresenta guitarra portuguesa em conferência da UNESCO

|

Integrada no programa da Presidência Portuguesa da União Europeia e co-organizada pela UNESCO, pelo CIPSH – Conseil International de la Philosophie et des Sciences Humaines e pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Primeira Conferência Europeia das Humanidades realiza-se de 5 a 7 de Maio em Lisboa, com os mais prestigiados cientistas europeus e do mundo. Conta com a participação de membros do Governo Português, o Alto Patrocínio do Presidente da República e a presença da Comissária Europeia Mariya Gabriel (pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude). 

A conferência encerra com um concerto único, em que será apresentada uma compilação muito rica do repertório para guitarra portuguesa por três virtuosos deste instrumento – Pedro de Castro, Luís Guerreiro e Gaspar Varela – acompanhados por André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar na viola baixo. Juntos, percorrem as grandes composições do Fado tradicional, centrando-se no estilo do Fado de Lisboa e fazendo referência também ao Fado de Coimbra. O revisitar deste repertório transportará a audiência para a composição prolífica da guitarra portuguesa do final do século XIX até ao final do século XX, interpretada com liberdade, notável execução técnica e tendo em conta o contexto das obras.

O programa da conferência inclui ainda a transmissão de excertos do filme-concerto “Guitarras para Amália”, co-produzido pela CML e pelo Museu do Fado para a abertura das comemorações oficiais do Centenário de Amália Rodrigues e do filme “Fados”, de Carlos Saura, co-produzido também pelo Museu do Fado.

Anterior

Rui Reininho a solo irá lançar ‘20.000 Éguas Submarinas’ em Junho

Carminho apresentou ao vivo o álbum ‘Maria’ no CCB

Seguinte