No primeiro retorno do WEC ao Brasil em mais de uma década, o Toyota Gazoo Racing GR010 Hybrid Hypercar nº 8, pilotado por Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, conquistou a vitória geral em Interlagos, que contou com a presença de 73.205 fãs no fim de semana. Também marcou o primeiro pódio do ano para o carro nº 8.

O trio vencedor aproveitou um problema no sensor de pressão de combustível do carro irmão líder da corrida, o Toyota nº 7, dirigido por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries. Esse problema no meio da corrida custou à equipe três minutos nos boxes, deixando o nº 7 para trás no grid do Hypercar, mas a equipe fez um trabalho estelar de recuperar tempo para finalmente terminar em quarto.
A Porsche Penske Motorsport teve outro fim de semana forte após garantir um pódio duplo com seu par de Porsche 963 Hypercars. O carro nº 6 sofreu um furo na hora de abertura, mas Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Andre Lotterer fizeram uma corrida soberba para terminar 1m08s atrás dos vencedores da corrida, a Toyota, e ficar com o segundo lugar.
Completando o pódio estava o Porsche Penske 963 Hypercar nº 5 de Michael Christensen, Matt Campbell e Frederic Makowiecki – o trio provavelmente teria terminado em P2 se agora fosse por uma mudança na traseira do 963 no meio da corrida. O pódio duplo da Porsche Penske vê a marca alemã continuar sua liderança no Campeonato Mundial de Fabricantes de Endurance de Hipercarros da FIA com um total de 126 pontos, enquanto a Toyota (122 pontos) passa à frente da Ferrari (109 pontos).
O Ferrari AF Corse nº 51 pilotado por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi completou os cinco primeiros, com o 499P Hypercar superado por Kamui Kobayashi, que fez uma ultrapassagem espetacular nas voltas finais da corrida para terminar 3.824s à frente do Cavalo Empinado.
Em sexto lugar geral ficou o Ferrari 499P Hypercar nº 50 vencedor de Le Mans, pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen. Terminando em sétimo, ficou a equipe nº 38 da Hertz Team JOTA, pilotada por Jenson Button, Phil Hanson e Oliver Rasmussen – o trio foi atingido com um stop-and-go por uma infração técnica na hora final da corrida, o que os fez cair da quarta posição.
A Peugeot TotalEnergies teve um fim de semana encorajador depois que o revisado No. 93 Peugeot 9X8 pilotado por Mikkel Jensen, Nico Mueller e Jean-Eric Vergne teve uma corrida limpa para reivindicar a oitava posição. O nono lugar geral foi o No.15 BMW M Team WRT corrido BMW M Hybrid V8 enquanto completando os dez primeiros e reivindicando o ponto final na classificação do Hypercar estava o No.36 Alpine A424.
Em outro lugar, a Cadillac Racing teve um fim de semana difícil, já que o No. 2 V-Series R terminou em 13º por causa de problemas de freio, enquanto a Lamborghini Iron Lynx terminou a corrida em 17º lugar – o SC63 prejudicado por um furo e pitstop extra. Finalmente, Isotta Fraschini e o Tipo 6-C abandonaram a corrida devido a problemas no motor.
Na Copa do Mundo da FIA para equipes de hipercarros, a Hertz Team JOTA ficou em primeiro e terceiro lugares, com a Proton em segundo.
A temporada do FIA WEC agora terá uma curta pausa de verão antes do campeonato retornar aos EUA para a sexta etapa da temporada, o Lone Star Le Mans no Circuito das Américas em Austin, Texas (30 de agosto a 1º de setembro).
Fotos Caique Roberto





