O percurso que o tornou umas das figuras mais influentes da música urbana angolana culmina agora no seu primeiro disco em nome próprio
No Tempo Certo chega-nos agora como resultado de um caminho com um rasto bem palpável. Black Spygo veio a tornar-se, nestes últimos anos, um dos contribuintes mais preponderantes do panorama musical angolano contemporâneo, considerado hoje uma referência nacional do hip-hop ao afrobeat, do guetto zouk ao R&B. Mas esse caminho tem tanto de provas manifestas como de trabalho invisível, porque por detrás dos resultados há todo um percurso arquivado nos bastidores de quem o protagoniza.
Metas como o projecto “Versos & Poesias”, no qual o DJ e produtor reuniu uma série de promissores artistas lusófonos — que arrecadou milhões de visualizações no YouTube em cinco edições —, a formação da sua estrutura operacional e criativa em nome de Black Vision, ou a distinção como uma das 30 personalidades mais influentes do seu país a nível cultural destacam-se como alguns dos principais marcos que convergiram para o momento inadiável que agora chega: o tempo de mostrar ao mundo o primeiro grande trabalho a solo — que, de resto, participação solitária pouco tem.
Testemunhámos um ciclo de antecipação, novamente com um espírito colaborativo indissociável, que levou Black Spygo a convidar um rol de artistas — dos mais promissores aos já consagrados — a integrarem o seu álbum de estreia, entre os quais nomes maiores como Djodje, Anselmo Ralph, C4 Pedro, Julinho KSD, MC Livinho, Soarito ou SleepyThePrince.
Desses encontros inusitados resultaram produtos artísticos verdadeiramente surpreendentes, num trabalho que prima pela riqueza da diversidade de participantes, géneros, registos, abordagens, sem negligenciar, porém, um cunho próprio em toda a concepção do projecto. Uma vez que, enquanto DJ e produtor de raiz, é também da cooperação que se faz a sua identidade. E No Tempo Certo prova que é no meio de múltiplas, diferentes e insaciáveis mentes criativas que o próprio Black Spygo se encontra. Sem atalhos ou fórmulas para o sucesso. Porque, como este disco e o respectivo autor nos fazem crer, a virtude não está em esperar. Está em estar-se pronto no tempo certo.