Decorreu ontem no pavilhão Carlos Lopes mais uma edição do festival FNAC Live que reúne algumas bandas nacionais para uma tarde de música sem parar. Com início ás 16 horas e até à 1 da madrugada, dividido por dois palcos, o FNAC Live trouxe Chica, Beiro e Acácia Maior no palco exterior e no palco principal actuaram os Lefty, Benjamim, Marta Ren Jorge Palma e Fogo Fogo, entre bandas a música ficou a cargo do DJ Da Chick.
O FNAC Live é um dos melhores eventos musicais a nivel nacional, com entrada gratuita, e uma excepcional organização, os concertos iniciaram-se todos na hora prevista.
No palco exterior actuaram músicos ainda a procura de espaço no panorama musical português mas que demonstraram já ter qualidade suficiente para um futuro promissor com as actuações de Chica, Beiro e Acácia Maior.
No palco principal foi outra música, com bandas ja conceituadas que dispensam apresentações, à excepção da agradável surpresa que foram os Lefty que abriram as hostilidades no interior do pavilhão Carlos Lopes, mas já lá vamos.
O multi-instrumentista Benjamim, um predestinado para a música, deu um espectáculo ao seu nível com a sua voz forte e muita expressividade, prendeu até final todos os que lotavam o pavilhão. Cantou músicas do seu mais recente e aclamado álbum Vias de Extinção, em palco com António Vasconcelos Dias nos teclados, guitarras e coros, João Correia na bateria, Nuno Lucas no baixo, Vera Vera-Cruz no teclado e coros, e Manuel Pinheiro nas congas e percussões, Benjamim mostrou porque está entre os melhores cantautores nacionais.
Marta Ren sempre animada e comunicativa, a nortenha conferiu ao concerto mais ritmo e colorido de palco, empolgou os fãs que não pararam de saltar, cantar e aplaudir a cantora. Do público, a meio do concerto, alguém perguntou ‘Onde arranjaste tanta elegância?’, ela riu e disse ‘no final respondo’ e respondeu, já de saída, em off, foi na beira do palco e respondeu ao fã ‘foi na Zara’.
Marta continua a encantar nos palcos por onde passa, acompanhada pela sua banda (The Groovelvets), onde sobressai a sua voz firme e a multisonoridade instrumental nas suas músicas que têm conquistado a Europa. Não é apenas beleza estética em palco, é beleza por toda aquela envolvência sonora.
Jorge Palma surpreendeu pela positiva, o já conceituado músico apareceu em grande forma, animado e comunicativo, imprimiu ao espectáculo um ritmo que há muito não víamos neste génio da música pop portuguesa. Um Jorge Palma rejuvenescido foi o que podemos ver no FNAC Live cantando músicas emblemáticas na sua já longa carreira tais como, ‘Encosta-te a Mim’, ‘Dá-me Lume’, ‘Canção de Lisboa’, ‘Frágil’, ‘Deixa-me Rir’, ‘Portugal, Portugal’, entre outras. Acompanhado por Vicente Palma, Pedro Vidal, Nuno Lucas, Gabriel Gomes e João Correia a banda encheu o pavilhão de boa música.
A fechar os Fogo Fogo conferiram colorido e muita animação de palco, para os fãs que pensavam que já não aguentavam mais, arranjaram forças suficientes para dançar, cantar e pular ao ritmo desta excelente banda de raízes cabo-verdianas.
Os Fogo Fogo reúne Francisco Rebelo no baixo, João Gomes nas teclas, Edu Mundo na bateria, Danilo Lopes e David Pessoa na guitarra e na voz. Celebram as influências e tradições de raiz lusófona, com origem na cultura musical cabo-verdiana.
Para finalizar voltamos ao princípio, a banda Lefty foi a grande surpresa da noite, com o seu primeiro álbum editado na véspera, os músicos abriram as ‘hostilidades’ com um concerto sublime para apresentação do seu novo trabalho discográfico, com Leonor Andrade (Ella Nor) a fazer-me recordar em palco a Suzi Quatro, embora sem a guitarra, os músicos presentearam-nos com um pop rock envolvente e avassalador. A performance de Leonor trouxe à memória, em algumas interpretações, o ’48 Crash’ da lendária vocalista estadunidense.
Os Lefty contam com Leonor Andrade (Ella Nor) na voz, João Nobre (Da Weasel) no baixo, Pablo Banazol nas guitarras e Dani na bateria, os Lefty são com certeza um projecto com muito futuro.
Por último, parabéns à organização do FNAC Live e ficamos expectantes pelo do próximo ano.
Fotos dos Lefty AQUI por Joaquim Galante
Fotos do Benjamim AQUI por Joaquim Galante
Fotos de Marta Ren AQUI por Joaquim Galante