Os Lefty foram a agradável surpresa no FNAC Live 2021

|

Decorreu ontem no pavilhão Carlos Lopes mais uma edição do festival FNAC Live que reune algumas bandas nacionais para uma tarde de música sem parar. Com início ás 16 horas e até à 1 da madrugada, dividido por dois palcos, o FNAC Live trouxe Chica, Beiro e Acácia Maior no palco exterior e no palco principal actuaram os Lefty, Benjamim, Marta Ren Jorge Palma e Fogo Fogo, entre bandas a música ficou a cargo do DJ Da Chick.

O FNAC Live é um dos melhores eventos musicais a nivel nacional, com entrada gratuita, e uma excepcional organização, os concertos iniciaram-se todos na hora prevista.

No palco exterior actuaram músicos ainda a procura de espaço no panorama musical português mas que demonstraram já ter qualidade suficiente para um futuro promissor com as actuações de Chica, Beiro e Acácia Maior.

No palco principal foi outra música, com bandas ja conceituadas que dispensam apresentações, à excepção da agradável surpresa que foram os Lefty que abriram as hostilidades no interior do pavilhão Carlos Lopes, mas já lá vamos.

O multi-instrumentista Benjamim, um predestinado para a música, deu um espectáculo ao seu nível com a sua voz forte e muita expressividade, prendeu até final todos os que lotavam o pavilhão. Cantou músicas do seu mais recente e aclamado álbum Vias de Extinção, em palco com António Vasconcelos Dias nos teclados, guitarras e coros, João Correia na bateria, Nuno Lucas no baixo, Vera Vera-Cruz no teclado e coros, e Manuel Pinheiro nas congas e percussões, Benjamim mostrou porque está entre os melhores cantautores nacionais.

Marta Ren sempre animada e comunicativa, a nortenha conferiu ao concerto mais ritmo e colorido de palco, empolgou os fãs que não pararam de saltar, cantar e apaludir a cantora. Do público, a meio do concerto, alguém perguntou ‘Onde arranjaste tanta elegância?’, ela riu e disse ‘no final respondo’ e respondeu, já de saída, em off, foi na beira do palco e respondeu ao fã ‘foi na Zara’.

Marta continua a encantar nos palcos por onde passa, acompanhada pela sua banda (The Groovelvets), onde sobressai a sua voz firme e a multisonoridade instrumental nas suas músicas que têm conquistado a europa. Não é apenas beleza estética em palco, é beleza por toda aquela envolvência sonora.

Jorge Palma surpreendeu pela positiva, o já conceituado músico apareceu em grande forma, animado e comunicativo, imprimiu ao espectáculo um ritmo que há muito não viamos neste génio da música pop portuguesa. Um Jorge Palma rejuvenescido foi o que podemos ver no FNAC Live cantando músicas emblemáticas na sua já longa carreira tais como, ‘Encosta-te a Mim’, ‘Dá-me Lume’, ‘Canção de Lisboa’, ‘Frágil’, ‘Deixa-me Rir’, ‘Portugal, Portugal’, entre outras. Acompanhado por Vicente Palma, Pedro Vidal, Nuno Lucas, Gabriel Gomes e João Correia a banda encheu o pavilhão de boa música.

A fechar os Fogo Fogo conferirarm colorido e muita animação de palco, para os fãs que pensavam que já não aguentavam mais, arranjaram forças suficientes para dançar, cantar e pular ao ritmo desta excelente banda de raízes cabo-verdianas.

Os Fogo Fogo reúne Francisco Rebelo no baixo, João Gomes nas teclas, Edu Mundo na bateria, Danilo Lopes e David Pessoa na guitarra e na voz. Celebram as influências e tradições de raiz lusófona, com origem na cultura musical cabo-verdiana.

Para finalizar voltamos ao príncipio, a banda Lefty foi a grande surpresa da noite, com o seu primeiro álbum editado na véspera, os músicos abriram as ‘hostilidades’ com um concerto sublime para apresentação do seu novo trabalho discográfico, com Leonor Andrade (Ella Nor) a fazer-me recordar em palco a Suzi Quatro, embora sem a guitarra, os músicos presenteram-nos com um pop rock envolvente e avassalador. A performance de Leonor trouxe à memória, em algumas interpretações, o ’48 Crash’ da lendária vocalista estadunidense.

Os Lefty contam com Leonor Andrade (Ella Nor) na voz, João Nobre (Da Weasel) no baixo, Pablo Banazol nas guitarras e Dani na bateria, os Lefty são com certeza um projecto com muito futuro.

Por último, parabéns à organização do FNAC Live e ficamos expectantes pelo do próximo ano.

Fotos dos Lefty AQUI por Joaquim Galante

Fotos do Benjamim AQUI por Joaquim Galante

Fotos de Marta Ren AQUI por Joaquim Galante

Anterior

Belenenses soma segunda vitória no campeonato

Estoril marca passo na Amoreira com empate com o Gil Vicente

Seguinte