A aclamada banda australiana de indie-pop Parcels acaba de lançar o seu terceiro álbum de estúdio, LOVED. Este conjunto de 12 canções é o trabalho mais colaborativo e pessoal da banda até à data. LOVED é exuberante e eufórico, mas também reflexivo. É um álbum sobre unidade — entre eles, com os ouvintes, nas harmonias — e isso é indiscutível.
Em LOVED, os Parcels honram a perspetiva de cada elemento, enquanto reconhecem a força coletiva, a camaradagem e o romance dos cinco por estarem nisto juntos: uma dinâmica inquebrável e irreplicável, essencial para o coração criativo da banda. “Nós temos um propósito como banda para com o nosso público: estamos a dar alegria às pessoas”, diz o guitarrista/vocalista Jules Crommelin. “Eu vejo-o como espírito, e é uma coisa incrivelmente poderosa.”
A jornada de LOVED começou após uma pausa de seis meses no início de 2023, a primeira vez que a banda descansou desde a sua formação em 2014. Quando o quinteto se reuniu, deu vida a composições individuais em estúdios espalhados por Berlim, Byron Bay, Sydney, Oaxaca e Cidade do México — uma abordagem que diferiu muito do seu álbum anterior, Day/Night, que foi gravado num único estúdio. Embora as harmonias a cinco vozes da banda tenham sido sempre uma característica fundamental, neste álbum autoproduzido, os Parcels elevam o nível ao gravarem as vozes em uníssono, agrupadas em torno de dois microfones. “Começámos a ser muito mais livres na forma como cantávamos e improvisávamos”, explica o teclista/guitarrista Patrick Hetherington. “Esperamos que se sintam como se estivessem no meio de nós os cinco a cantar.”
“Foi algo muito interno para todos nós, tão pessoal e tão profundo, o que por vezes é bastante desconfortável”, reflete Patrick sobre a criação do álbum. “Mas suponho que é isso que os Parcels são — pelo menos neste momento — todos nós a fazer este percurso individual, e depois a tentar criar um espaço para que possamos canalizar as experiências de todos para o mesmo mundo e expressá-las como uma celebração.”
Lançada no início desta semana, a canção “Sorry” capta a ambivalência do amor e da desilusão, um tema que a banda explora com uma honestidade crua no disco. “Sorry” sucede-se aos aclamados singles “Summerinlove“, “Leaveyourlove“, “Safeandsound” e “Yougotmefeeling“, todos eles recebidos com grandes elogios pelos fãs durante os concertos da banda nos festivais de verão. Lyric videos, videoclipes e vídeos de performances ao vivo estão disponíveis aqui.
Este mês, os Parcels embarcarão numa digressão mundial que inclui os seus primeiros concertos como cabeça de cartaz em arenas nos EUA, começando na Califórnia em outubro. A banda passará por salas icónicas em todo o país, incluindo o Kia Forum, em Los Angeles, o Forest Hills Stadium, em Nova Iorque, e um regresso triunfante ao lendário Red Rocks Amphitheatre.
Para além dos álbuns de estúdio, os Parcels também mostraram o seu talento ao vivo nos álbuns Live Vol. 1 e Live Vol. 2, que mostram um lado diferente da banda em termos de virtuosismo e abordagem ao seu material de estúdio.