Os brasileiros deram o tom deste sábado (4) de TCR South America Banco BRB e de TCR Brasil Banco BRB no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Pela manhã, o “rookie” Léo Reis foi o responsável por quebrar a hegemonia da Honda em classificações na temporada 2025 e colocou o Cupra Leon VZ da equipe W2 ProGP na pole position da oitava etapa do campeonato.
Horas mais tarde, o atual campeão, Pedro Cardoso (PMO Racing), passou o próprio Reis e o líder do campeonato, Leonel Pernía, para arrancar a segunda vitória no calendário, repetindo o triunfo conquistado em Termas de Río Hondo, na Argentina, no mês de junho.
Além do certame continental, Pedro Cardoso triunfou na corrida de abertura válida pela segunda etapa do TCR Brasil Banco BRB. E apesar de ser o atual campeão brasileiro do conceito TCR, o piloto do Peugeot GTI TCR #1 venceu pela primeira vez na categoria nacional. Já pelo TCR South America Banco BRB, o brasiliense chegou à sua quinta vitória.
O pódio foi completado por Leonel Pernía (Honda YPF Racing), que deu outro grande passo rumo ao titulo com os 35 pontos somados nesta tarde. A terceira colocação ficou com Raphael Reis (W2 ProGP), que agora coleciona uma marca notável: são 25 pódios na categoria internacional em 80 provas disputadas, sendo o único na história do TCR South America Banco BRB a fazer todas as largadas da competição.
Na ordem dos três primeiros colocados pelo TCR Brasil, uma vez que Leo Pernía não está inscrito na competição nacional, o top-3 foi formado, além de Cardoso, por Raphael Reis e o argentino Fabián Yannantuoni.
O Velocitta também viu o sólido retorno de Marcos Regadas ao grid. Inscrito também na Copa Trophy com a PMO Racing, o piloto residente no Maranhão foi um dos destaques da prova: terminou em quarto lugar na classificação geral e venceu na Trophy pelo certame sul-americano. Regadas não está inscrito no TCR Brasil, que teve o triunfo de outro brasileiro nesta classe: Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport), na sua estreia com o Cupra León VZ. O paulistano foi o oitavo no geral, terminando logo atrás de Léo Reis, autor de grande remontada ao longo da prova, e de Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino), que vai largar em primeiro na prova que fecha a etapa de Mogi Guaçu na manhã deste domingo.
Cardoso vence em casa — A largada foi amplamente favorável ao líder do campeonato. Leonel Pernía assumiu a ponta depois que o pole position Léo Reis enfrentou problemas e ficar parado na pista e perder muitas posições.
Mas o argentino logo foi ultrapassado pelo campeão Pedro Cardoso, que fez valer o fator casa para tomar a dianteira da prova. Mesmo assim, o segundo lugar mostrava ser muito benéfico para a campanha de Pernía rumo ao título. O piloto do Honda Civic Type R FL5 #44 passava a ser pressionado por Raphael Reis em disputa direta por posição.
Outro duelo que chamou a atenção envolveu a brasileira Maria Nienkötter, que fez bela manobra de ultrapassagem para superar Adrián Chiriano, em confronto valendo pontos preciosos para a luta pelo título da Copa Trophy. Em contrapartida, Léo Reis tratou de escalar o pelotão, aparecia em nono lugar e pressionava o compatriota Nelson Piquet Jr.
Cardoso abriu vantagem confortável para pavimentar seu caminho rumo à segunda vitória na temporada, ampliando o retrospecto positivo no Velocitta. Seguro, Leonel Pernía administrou a dianteira na segunda posição e controlava Raphael Reis, terceiro. De volta ao grid do TCR, Marcos Regadas se destacava com o quarto lugar geral e o primeiro entre os pilotos da Copa Trophy, seguido por Fabián Yannantuoni e Enzo Gianfratti. Destaque também para a remontada de Léo Reis, que já era o sétimo na reta final da corrida depois de deixar para trás os carros de Piquet Jr. e Genaro Rasetto.
As últimas voltas ainda reservaram grande embate envolvendo três dos donos da casa: Léo Reis, Piquet Jr. e Enzo Gianfratti, que estreou com o Cupra Leon VZ da G Racing Motorsport.
Ao fim de 17 voltas, Pedro Cardoso confirmou um triunfo contundente, com Leo Pernía em segundo e Raphael Reis em terceiro. Marcos Regadas foi ao topo do pódio na Copa Trophy e quarto no geral, com Fabián Yannantuoni em quinto. Léo Reis foi o sexto e Nelson Piquet Jr., o sétimo. Enzo Gianfratti triunfou na Copa Trophy entre os inscritos pelo TCR Brasil Banco BRB, enquanto Juan Ángel Rosso foi o nono e Mariano Pernía, o décimo.
Os protagonistas — Pedro Cardoso festejou um sábado bastante positivo no Velocitta, em que ostenta retrospecto positivo em várias categorias como a Stock Light, a Stock Car e o próprio TCR. O piloto reafirmou que segue vivo na luta pelo título. “Feliz pra caramba. Conseguimos acertar bem o carro. E que bom que a organização mexeu no BoP (equilíbrio de performance), já estávamos iguais aos Honda. Muito feliz e só quero agradecer à minha família, minha namorada. O campeonato ainda não acabou. O Pernía fez bons pontos, mas a esperança é a última que morre”.
Vencedor da Copa Trophy no campeonato continental, Regadas enalteceu a forma como regressou ao TCR South America Banco BRB. “Foi muito bom e surpreendente. Esse carro é bem diferente de guiar, bem manhoso e difícil. Mas o mais importante foi ter chegado em quarto no geral, no mesmo ritmo dos líderes. Feliz por conseguir voltar tão bem. Cansei muito, mas foi bom. Valeu a pena. Vitória e que venha amanhã”.
Por fim, Léo Reis ressaltou sua reação depois de ter enfrentado problemas na largada para terminar na sexta posição. “Faz parte. Acabo apanhando um pouco por conta da falta de experiência. Ainda estou entendendo o carro e, principalmente, as largadas paradas, uma grande novidade para mim. Acabei deixando o carro ‘morrer’, acho que caí para 12º, mas depois consegui fazer uma grande corrida para chegar em sexto numa pista que é muito difícil de passar e numa categoria super competitiva. Feliz por ter feito a pole position, quebramos a invencibilidade dos Honda e estamos no caminho. Vamos tentar amanhã fazer uma boa corrida novamente”, disse o piloto do Cupra Leon VZ #293.
Domingo de manhã — Com a inversão do grid para a segunda prova do fim de semana, caberá a mais um brasileiro puxar a fila no Velocitta. Nelson Piquet Jr. parte na frente para o desfecho da oitava etapa do campeonato, em prova de 25 minutos mais uma volta, a partir de 10h10 deste domingo.
O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.
TCR South America Banco BRB, etapa 8
TCR Brasil Banco BRB, etapa 2
Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu (SP)
Corrida 1, sábado, grid de largada
1º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, 1min32s497
2º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 1min32s506
3º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR, 1min32s698
4º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, 1min32s817
5º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, 1min32s917
6º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), 1min32s92
7º – Marcos Regadas (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T, 1min33s043
8º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ) – TCR BR – T, 1min33s166
9º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), 1min33s469
10º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, 1min35s800
11º – Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, 1min37s388
12º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, 1min32s978*
13º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, 1min33s367*
14º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T, 1min34s792*
* punidos em 12 posições no grid por troca de motor
Corrida 1, sábado, resultado final
1º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR, 17 voltas em 27min05s499
2º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 2s555
3º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 3s921
4º – Marcos Regadas (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T, a 4s484
5º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 17s167
6º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 18s468
7º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 19s341
8º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ) – TCR BR – T, a 21s498
9º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 24s116
10º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 32s139
11º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T, 1min05s480
12º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 1 volta
13º – Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, a 1 volta
14º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T
Corrida 2, domingo, grid de largada
1º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR
2º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ) – TCR BR – T
3º – Marcos Regadas (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T
4º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR
5º – Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR)
6º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR
7º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR
8º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR
9º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5)
10º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR
11º – Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7)
12º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T
13º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T
14º – Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T
TCR BR – inscrito no TCR Brasil Banco BRB
T – Copa Trophy
TCR South America Banco BRB, classificação do campeonato*
1º Leonel Pernía, 504 pontos
2º Pedro Cardoso, 384
3º Nelson Piquet Jr., 368
4º Raphael Reis, 366
5º Juan Ángel Rosso, 319
6º Fabián Yannantuoni, 274
7º Tiago Pernía, 250
8º Fabricio Pezzini, 225
9º Genaro Rasetto, 172
10º Mariano Pernía, 157
11º Adrián Chiriano, 122
12º Luis Ramírez, 117
13º Enzo Gianfratti, 98
14º Maria Nienkötter, 85
15º Léo Reis, 79
16º Santino Balerini, 52
17º Joaquín Cafaro, 46
18º Benjamín Hites, 38
19º Exequiel Bastidas, 36
20º Juan Manuel Casella, 29
21º Marcos Regadas , 27
22º Carlos Silva, 20
23º Fernando Croce, 19
24º Celso Neto, 13
25º Tomás Fernández, 3
*pontuação extraoficial
Programação no Velocitta
Domingo, 5 de outubro
08h25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09h25 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up
10h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
11h05 – Visitação aos Boxes
13h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)