Pilotos se impressionam no TCR South America “O carro é animal!”

|

Uma das grandes atrações da Turismo Nacional a partir da temporada 2025 está na premiação oferecida pela Vicar Promoções Desportivas, organizadora dos principais campeonatos do Brasil. O futuro campeão Overall (soma da pontuação dos campeonatos Sprint e Endurance) na categoria A poderá escolher entre seguir caminho no campeonato continental TCR South America Banco BRB ou na Stock Light no ano seguinte.

Quem optar pela trilha continental receberá o equivalente a R$ 1,5 milhão em insumos e incentivos, valor suficiente para bancar uma temporada completa, além de uma bolsa mensal de R$ 15 mil em 2026. Com uma série de três testes iniciada no autódromo de Cascavel, em setembo, muitos jovens talentos da TN vivenciaram a primeira experiência a bordo de carros do conceito TCR para obter as primeiras impressões, avaliar como é a pilotagem dos modelos e também vislumbrar a chance de construir carreira internacional.

A série teve sua segunda edição no domingo passado, dia 28, no Autódromo Velocitta – local onde os testes terão sua terceira edição neste final de semana. Por iniciativa da Vicar, que promove a competição internacional e também da Turismo Nacional, as equipes Porthack Racing e G Racing Motorsport ofereceram testes a vários pilotos que conduziram modelos consagrados mundialmente no conceito TCR, como o Honda Civic Type R FK7 e o Cupra León.

A tecnologia e a performance dos carros impressionaram os pilotos da Turismo Nacional. Terceiro colocado no campeonato Overall A, o jovem catarinense Gabriel Moura, de apenas 16 anos, aprovou a pilotagem no Cupra da G Racing na ação realizada no Autódromo Velocitta. “O carro do TCR é muito mais tecnológico e ainda mais rápido que o que temos à disposição na Turismo Nacional. Acredito que um grande diferencial é que no TCR os pneus são slicks, o que torna a pilotagem bem mais agressiva. Foi uma experiência e tanto poder testar esse carro. Só tenho de agradecer à Vicar e às equipes por abrirem essa oportunidade”, pontuou.

Também catarinense, líder Overall A e principal candidato ao título depois de cinco etapas já disputadas em 2025, Alexandre ‘Xande’ Bastos avaliou de maneira bastante positiva a performance do Honda Civic da Porthack Racing durante a sessão realizada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel.

“As impressões que tive foram as melhores. E não tinha como ser diferente, já que é um carro extremamente rápido, no chão (estável), com o qual você consegue carregar muita velocidade nas curvas. Fiquei muito impressionado também com as frenagens e com o motor. Parece que é uma potência que nunca acaba. Dá pra perceber que os cavalinhos estão todos lá, o que é incrível!!”, analisou.

Na sequência, ‘Xande’ traçou um paralelo entre a pilotagem do seu Toyota Yaris na TN com o Honda Civic que teve a chance de guiar no desafiador traçado paranaense. “O que temos na TN é um ‘mini TCR’. E acho que é uma comparação correta porque os carros que temos na TN são muito rápidos, têm potência e freiam muito bem. Mas dá pra notar que o TCR é um carro de corrida construído para isso, então considero que o modelo do TCR representa uma grande evolução em relação ao que temos na Turismo Nacional. O estilo de guiada é bem parecido”, ressaltou.

Horizonte sem limites — O consagrado conceito TCR (Touring Car Racing, ou ‘corridas com carros do tipo turismo’, em tradução livre) foi idealizado em 2014 pelo empresário italiano Marcello Lotti. No ano passado, a franquia mundial realizou 339 corridas em 30 países e quatro continentes distintos, envolvendo 21 modelos e 12 montadoras diferentes. Sucesso global, o formato permite que pilotos que fazem o campeonato sul-americano, por exemplo, corram na Europa ou na Ásia com carros e regulamentos idênticos, possibilitando igualdade de condições em relação aos concorrentes que atuam regularmente no exterior.

Esse é um dos motivos que fazem o jovem paulistano Augusto Sangalli considerar o TCR South America para a sequência da sua carreira nas pistas. Em sua segunda temporada na Turismo Nacional, o piloto da Pein Competições é o líder Overall B e, caso seja campeão, vai subir para a categoria A no ano que vem, abrindo um leque de possibilidades para 2027.

Sangalli, que no fim de setembro teve a chance de estrear na Stock Light com a Infinity Competições, revelou ter ficado muito empolgado com a pilotagem do Honda Civic durante sessão realizada em Cascavel. “As primeiras impressões foram excelentes. Achei incrível o carro do TCR. Tem algumas similaridades com o que temos na Turismo Nacional, então acredito que teria uma adaptação mais fácil se eu for para o TCR. É um carro ‘animal’. Muito bem desenvolvido e pronto para corrida por ser um modelo de fábrica”, declarou.

O paulista ainda destacou a iniciativa da Vicar e se mostrou aberto a ampliar seus horizontes em nível internacional nos próximos anos tendo como principal impulso uma possível jornada no conceito TCR.

“A Vicar faz um trabalho excelente não somente em nos dar essa oportunidade de conhecer o carro e nos ajudar a decidir qual o caminho vamos tomar nos próximos anos. O prêmio é muito bom. É uma premiação que te ajuda a traçar um caminho que pode ser visto como uma continuidade da Turismo Nacional, então não levaria tanto tempo para me adaptar a outros carros porque já estaria em um modelo de tração dianteira. É uma ótima maneira também de trilhar uma carreira internacional porque o TCR permite que você possa correr com o mesmo tipo de carro em campeonatos na Europa, por exemplo”, comentou Augusto. “Certamente, esse é um dos fatores que me faz pensar muito em fazer o TCR no futuro. Além de o carro ser incrível e até bizarro de tão bom que é”, elogiou.

O adolescente Gabriel Moura também enxerga no conceito global uma possibilidade de dar sequência à sua carreira. “O TCR é uma categoria muito legal, importante e que abre as portas para seus pilotos correrem não apenas na América do Sul, mas também em outros lugares do mundo, como a Europa. Estamos estudando as possibilidades para o ano que vem e qual caminho vamos percorrer”, complementou.

Anterior

Stock Car, Rafael Suzuki com o melhor tempo no Velocitta

Rafael Suzuki conquista pole position no Velocitta

Seguinte