Já se encontram disponíveis nas lojas de todo o país as reedições em CD de três álbuns fundamentais do lendário Carlos Paredes, numa iniciativa que assinala o centenário do seu nascimento. Voz da Guitarra, Espelho de Sons e Asas Sobre o Mundo estão de volta ao catálogo, permitindo a novas gerações descobrir a obra do homem que se distinguiu na guitarra portuguesa.
No próximo dia 12 de setembro será ainda reeditado em LP o disco Asas Sobre o Mundo.
Carlos Paredes foi autor de algumas das peças mais intemporais da música portuguesa. Por detrás do funcionário público estava o melodista excecional, o instrumentista genial, o homem que libertou a guitarra portuguesa do papel de mero acompanhamento, conferindo-lhe uma voz singular.
Os três discos agora reeditados capturam diferentes facetas do seu génio criativo.
Voz da Guitarra: Uma antologia essencial com o melhor de Carlos Paredes, funcionando como a porta de entrada perfeita para o seu universo.
Espelho de Sons: Um álbum que mostra Paredes a revisitar e reinterpretar um repertório que reflete a sua profunda ligação à tradição e à linhagem familiar da guitarra portuguesa, especialmente a de Coimbra. Inclui peças compostas por ele e também por antecessores como o pai, Artur Paredes, e o avô, Gonçalo Paredes, como as famosas “Variações sobre o Mondego”.
Asas Sobre o Mundo: Um álbum que marca um momento de maturidade na carreira de Paredes. Originalmente produzido em celebração dos 45 anos da TAP, o repertório é organizado em quatro secções temáticas que refletem diferentes paisagens sonoras: Voando sobre as Cidades, os Campos, os Rios e a História. Paredes é acompanhado nas guitarras por Fernando Alvim e pela Luísa Amaro, transitando entre interpretações clássicas (“Verdes Anos”) e sonoridades mais populares e campestres.
Esta reedição tripla é uma oportunidade única para (re)descobrir a obra de um dos mais importantes músicos portugueses de sempre.