O arranque oficial da época 2024/25 teve lugar no estádio Municipal de Aveiro, onde o Sporting e FC Porto jogaram a 46.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira.
Este jogo marcou a estreia oficial do treinador dos “dragões”, Vítor Bruno, até aqui super vitorioso nos jogos particulares de preparação da época.
Foi um jogo de loucos, onde a equipa do FC Porto começou muito forte, a dominar o jogo logo no início da partida, mas a equipa do Sporting CP soube reagir e chegou ao golo aos 6 minutos, através de um canto curto, Pedro Gonçalves colocou a bola na cabeça de Gonçalo Inácio que inaugurou o marcador.
Três minutos depois, numa arrancada fulgurante de Gyokeres pela esquerda, o sueco seve na área Pedro Gonçalves, que finalizou da melhor maneira para o segundo dos Campeões nacionais. Aproveitando a mobilidade do seu ataque, o Sporting com combinações entre Geny, Gyokeres e Pedro Gonçalves, volta a fazer novo golo aos 23 minutos, com Gyokeres a cruzar na esquerda e Quenda, dentro da área a fazer o 3-0.
Os azuis e brancos tentavam reagir à desvantagem, e eis que os portistas conseguiram ainda manter a esperança, quando aos 28 minutos numa má abordagem de Debast deixou Galeno na cara de Kovacevic, que não teve dificuldades em fazer o 3-1. Resultado que chegou ao intervalo.
Os “leões” estiveram a vencer por 3-1 ainda na primeira parte, mas os comandados de Vítor Bruno souberam responder à altura e fizeram aquilo que parecia improvável e conseguiram empatar graças às mexidas de Vítor Bruno, fazendo entrar Iván Jaime e Eustáquio, para os lugares de João Mário e Grujic.
O efeito foi praticamente imediato pois, da mesma maneira que o Sporting fez dois golos de rajada, os “dragões” aos 64 minutos com Gonçalo Borges a surgir na esquerda, cruza para o coração da área e Nico González remata para o 3-2. Empolgados pelo golo, os azuis e brancos continuaram por cima e, praticamente a seguir, chegaram ao empate, com Eustáquio a entrar pela esquerda e a cruzar para o segundo poste onde surge Galeno a fazer o empate e a levar os adeptos portistas à loucura.
Com a partida empatada, a intensidade de jogo baixou, mas Vítor Bruno voltou a mexer na equipa e a refrescar o meio-campo com a entrada de Vasco Sousa para o lugar de Nico González, por seu lado, à entrada para os últimos minutos do final do jogo, Rúben Amorim ainda não tinha feito qualquer alteração. Só mesmo aos 83 minutos trocou Trincão por Edwards.
O jogo seguiu para prolongamento, e no tempo extra o Sporting entrou mais afirmativo, com um meio-campo refrescado com a entrada de Daniel Bragança, e teve grande parte da iniciativa de jogo. Amorim passou para uma defesa a quatro com as entradas de Fresneda e Mateus Fernandes, contudo foi o FC Porto que acabou por ser mais feliz quando aos 102 minutos com o remate de Iván Jaime, a bola bate em Geny Catamo e por infekicidade trai Kovacevic, consumando assim a reviravolta no marcador.
Foi um grande jogo de futebol, onde o FC Porto conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira 2024/25 com uma reviravolta épica frente ao Sporting, com os “dragões” a venceram por 4-3, apesar de terem estado a perder por 3-0.
O FC Porto é a equipa com mais troféus da prova (24), seguido de Sporting e Benfica, ambos com nove (9).








Fotos António Vale