Sábado tem superação em evidência nas vitórias de Marcus Índio, Uli Dias e Renato Silva em Curvelo

|

A Copa Hyundai HB20 voltou ao traçado de 3.330 metros do Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para a disputa da primeira prova válida pela sexta etapa da temporada 2025. Em uma tarde de muito calor deste sábado (20), com a temperatura ambiente chegando aos 31ºC, a corrida foi igualmente quente do início ao fim e premiou com a vitória o atual campeão Marcus Índio na PRO, Uli Dias na Elite e Rafael Silva na classe Super.

Índio teve de resistir à pressão imposta por Lucas Bornemann, sobretudo nas voltas finais, para vencer pela segunda vez no campeonato, vendo a bandeira quadriculada com apenas 0s274 de vantagem. O piloto se emocionou ao fim da prova ao falar dos recentes dias de dor: em razão de uma picada de aranha, Marcus ficou internado por 12 dias e teve de usar cadeira de rodas.

Terceiro colocado na classificação geral da prova, Uli Dias também não teve vida fácil e viu o Hyundai HB20 de Bruno Massa crescer em seus retrovisores nas voltas finais. Em um pelotão no qual os cinco primeiros terminaram muito próximos, Uli venceu com 0s397 de frente para Massa na Elite. Foi o quarto triunfo do carro #100 em 2025.

O primeiro lugar na Super também teve como pano de fundo a superação. Pole position pela manhã, Rafael Silva largou em oitavo em razão da regra do grid invertido, mas aproveitou a melhor performance do seu carro no Circuito dos Cristais, deixou para trás seus oponentes e arrancou para a quarta vitória no campeonato.

Como foi a corrida

Com a inversão dos oito primeiros de cada categoria, a prova no fim da tarde deste sábado teve André Bragantini Jr. puxando a fila na PRO, Yassin Aboobakar na frente na Elite e Jeferson Comunello liderando o pelotão na Super.

Logo na primeira curva, um incidente fez os três primeiros colocados da PRO caírem para o fim do pelotão: Bragantini Jr., Felipe Malinowski e Bruno Testa. A seguir, outra ocorrência: Daniel Demayo e Adilson Jr. ficaram parados na brita, o que fez a direção de prova acionar o safety-car.

A relargada teve o campeão Marcus Índio em primeiro na prova, enquanto Lucas Bornemann e Rodrigo Vieira travaram feroz duelo a seguir. Na Elite, a liderança era de Alysson Milo, que vinha em quarto na classificação geral. Vice-líder do campeonato, Uli Dias era o segundo, logo à frente de Aboobakar. Já na Super, o ponteiro era Rafael Abolis, com Arnaldo Glavam em segundo e Rafael Silva no top-3 depois de ter largado em oitavo.

Rodrigo Vieira foi chamado pela direção de prova para cumprir drive-through em razão do incidente que envolveu Bragantini Jr. na largada. Assim, Lucas Bornemann subiu em definitivo para segundo. Na Elite, Uli Dias passou Alysson Milo e avançou para a ponta, sendo o terceiro colocado no geral, ao passo em que na Super a dianteira permanecia nas mãos de Rafael Abolis.

Em meio ao poeirão levantado pelos pilotos em uma corrida bastante pegada, Índio conseguiu abrir ligeira vantagem para Bornemann. Uli Dias, Alysson Milo e Bruno Massa. Mas tanto Uli como Alysson escaparam no último setor do circuito, o que permitiu a aproximação de Massa, que entrou de vez na briga pela vitória.

Se na PRO a vitória parecia encaminhada a Índio, a Elite tinha uma batalha não a três, mas a cinco pelo primeiro lugar. Uli Dias seguia na ponta, mas era muito pressionado por quatro concorrentes: Massa, Alysson, Otavio Colle e Aboobakar, todos muito próximos. Na Super, a prova teve reviravolta quando Rafael Silva deixou Renato Lima e Rafael Abolis para assumir a liderança.

A última volta foi de forte pressão de Lucas Bornemann em cima de Marcus Índio, que ainda assim confirmou a vitória com 0s274 de vantagem. Depois de cair para o fim do grid, André Bragantini Jr. ainda conseguiu salvar o terceiro lugar na PRO. Felipe Malinowski terminou em quarto na sua classe e Rodrigo Vieira fechou o top-5.

Na Elite, o triunfo ficou com Uli Dias, que resistiu aos ataques de Bruno Massa, segundo colocado, e Alynsson Milo foi o terceiro. Rafael Silva confirmou o primeiro lugar na Super, à frente de Renato Lima e Rafael Abolis.

Os vencedores

Marcus Índio falou sobre a jornada de superação que vem enfrentando depois de dias complicados. “Fiquei 12 dias internado por conta de uma picada de aranha. Estive fazendo uma campanha de conscientização para as pessoas perceberem como é difícil a vida das pessoas com deficiência. Nesses últimos dias pude perceber um pouco do que eles passam na rua. Quero agradecer a Deus, a minha esposa, que ficou comigo todos os dias, e principalmente ao meu médico, que me liberou para correr aqui. Muito feliz”.

Uli Dias não vencia desde a Corrida 1 da etapa de Tarumã, em junho. O regresso ao degrau mais alto dá ao piloto do carro #100 a confiança em seguir na luta pelo título da Elite até o desfecho da temporada. “Resultado muito importante. Estava precisando. Vínhamos de uma maré terrível, mas voltamos para o jogo. Foi difícil, muito óleo na pista hoje. Ainda está difícil, mas vamos brigar até o fim. Hoje é comemorar e amanhã tentar mais uma”.

Por fim, depois de triunfar pela quarta vez no ano na Super, Rafael Silva festejou o triunfo. “Graças a Deus, deu tudo certo. Consegui me livrar dos incidentes, tinha muito óleo na pista. Mas Deus guardou, e conseguimos levar essa para casa”.

Domingo tem mais

Depois das emoções deste sábado, a Copa Hyundai HB20 volta a acelerar no Circuito dos Cristais na manhã de domingo, a partir de 10h30, com a disputa da Corrida 2, que terá Bruno Testa, Eder Melhorim e Renato Silva na pole das categorias PRO, Elite e Super, respectivamente.

A transmissão ao vivo fica por conta do canal oficial da Hyundai Brasil no YouTube e também pelo Canal UOL.

Confira o resultado da corrida deste sábado, por categoria, em Curvelo

Categoria PRO (top-5)
1º Marcus Índio
2º Lucas Bornemann
3º André Bragantini Jr.
4º Felipe Malinowski
5º Rodrigo Vieira

Categoria Elite (top-5)
1º Uli Dias
2º Bruno Massa
3º Alysson Milo
4º Otavio Colle
5º Yassin Aboobakar

Categoria Super (top-5)
1º Rafael Silva
2º Renato Lima
3º Rafael Abolis
4º Silas Passos
5º Arnaldo Glavam

Anterior

Nicolas Giaffone volta à pole position da Elite e larga na frente em Curvelo

Copa Hyundai HB20 fecha etapa de Curvelo com vitórias de Marcus Índio, Eder Melhorim e Renato Lima

Seguinte