Sporting conquista troféu Cinco Violinos de 2024

|

Realizou-se, hoje, no Estádio José Alvalade, o Troféu Cinco Violinos, onde a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu o Athletic Club, pelas 19h30, tendo vencido por 3-0.

O Troféu Cinco Violinos teve início em 2012, sendo um torneio anual organizado pelo Sporting Clube de Portugal que decorre no Estádio José Alvalade em Lisboa. O Sporting é o anfitrião do torneio que se realiza habitualmente a uma ou duas semanas antes do começo das competições oficiais, onde o Sporting Clube de Portugal disputa o Título do Troféu 5 Violinos com um convidado europeu a cada ano.

O nome “Cinco Violinos” foi criado para designar o quinteto de jogadores do Sporting que, jogando juntos entre os anos de 1946 e 1949, tornaram-se uma verdadeira máquina de fazer golos. Os jogadores anotaram incríveis 215 golos em 56 jogos, alcançando uma média histórica de 3,83 golos por jogo. Esse grupo selecto de atletas era constituído por Jesus Correia, Vasques, Albano, Peyroteo e José Travassos.

O Sporting aproveitou este jogo para fazer a apresentação da equipa aos Sócios e também para fazer a despedida de Sebastien Coates que regressa ao Uruguai, onde irá representar o Nacional de Montevidéu. Os jogadores apresentados foram os seguintes: 1 – Franco Israel 2 – Matheus Reis, 3 – Jeremiah St. Juste, 5 – Hidemasa Morita, 6 – Zeno Debast, 8 – Pedro Gonçalves, 9 – Viktor Gyökeres, 10 – Marcus Edwards, 11 – Nuno Santos, 13 – Vladan Kovacevic, 14 – Dário Essugo, 17 – Francisco Trincão, 21 – Geny Catamo, 22 – Iván Fresneda, 23 – Daniel Bragança, 25 – Gonçalo Inácio, 26 – Ousmane Diomande, 28 – Mateus Fernandes, 41 – Diego Calai, 42 – Morten Hjulmand, 43 – João Muniz, 47 – Ricardo Esgaio, 51 – Diogo Pinto, 57 – Geovany Quenda, 72 – Eduardo Quaresma, 86 – Rafael Nel, 90 – Afonso Moreira, 91 – Rodrigo Ribeiro e 97 – Diogo Travassos.

Antes do início do jogo foi feito um minuto de silêncio em homenagm ao eterno capitão Manuel Fernandes.

Quanto ao jogo, sem Ousmane Diomande no centro do trio de centrais por castigo, Rúben Amorim apostou no reforço Debast, com Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio. De resto, os jogadores esperados, os “indiscutíveis”, a uma semana da Supertaça diante do FC Porto.

A primeira parte do encontro acabou por ditar o primeiro golo do jogo, logo aos onze minutos, em mais uma transição rápida dos leões, com Gyökeres, no corredor central, a abrir na esquerda para a entrada de Pedro Gonçalves que entrou na área e abriu o marcador ao seu estilo, com classe.

Nuno Santos também não esteve por lesão, e Rúben Amorim apostou em Geny Catamo como lateral-esquerdo, trocando ao intervalo para testar a adaptação de Fresneda, lateral-direito de origem, que ainda antes dos 70 minutos passou para a direita.

Perante a entrada de Matheus Reis, na segunda parte este fez as assistências para os dois golos finais, tanto para Marcus Edwards (80′) como para Francisco Trincão (83′). Agora venha a Supertaça, diante do FC Porto, em Aveiro, no próximo dia 3 de Agosto.

Fotos António Vale

Anterior

Cho e Nobels protagonizam duelo intenso no BRB Formula 4 Brasil em Goiânia

Arthur Pavie vence pela primeira vez no BRB Fórmula 4 Brasil

Seguinte