O quinteto londrino entrou em estúdio no início de 2025 com Markus Dravs (Wolf Alice, Florence & The Machine, Björk), produtor vencedor de um Grammy, para começar a trabalhar no sucessor do seu álbum de estreia, que atingiu o 1.º lugar dos tops em 2023, Prelude to Ecstasy. From The Pyre soa a uma banda a divertir-se bastante, em vez de sentir a pressão inerente de dar seguimento a um disco de estreia tão explosivo e bem-sucedido. É também o som de uma banda jovem a desenvolver e a amadurecer a sua escrita musical em conjunto, uma união tão coesa quanto os infindáveis meses em digressão atestam.
Sobre o álbum From The Pyre, as The Last Dinner Party referem:
“Este disco é uma coleção de histórias, e o conceito de ‘álbum-como-mitos’ é o que as une. A ‘Pyre’ em si é um lugar alegórico onde estas narrativas têm a sua origem, um lugar de violência e destruição, mas também de regeneração, paixão e luz.
As canções são orientadas por personagens, mas continuam a ser profundamente pessoais; um acontecimento comum levado a um extremo patológico. Deixar de ser contactado sem explicação transforma-se numa dança western com um assassino, e um desgosto amoroso ri-se perante a face do apocalipse. As letras invocam foices, marinheiros, santos, cowboys, inundações, a Mãe Terra, Joana d’Arc e infernos em chamas. Achámos que este tipo de imagética evocativa era a forma mais honesta e verdadeira de discutir a forma como as nossas experiências nos fizeram sentir, dando a cada uma o peso emocional que merece.
Este álbum parece um pouco mais sombrio, mais cru; desenrola-se a olhar para uma paisagem sublime, em vez de estarmos sentadas a uma mesa opulenta. Também parece metatextual e ousado em alguns momentos, como um olhar de cumplicidade refletido para nós próprias.”
Com dois BRIT Awards no seu nome (incluindo o de Artista Revelação no início deste ano), e depois de terem esgotado praticamente todos os concertos que realizaram um pouco por todo o mundo (incluindo três esgotados na sua cidade natal, no Eventim Apollo de Londres), a chegada e o subsequente sucesso mundial das The Last Dinner Party foi uma das introduções mais emocionantes a uma nova banda britânica das últimas décadas. E a introdução de From The Pyre sugere que essa história de sucesso sem paralelo não dá sinais de abrandar.
A banda atua em Portugal a 8 de fevereiro de 2026, no Coliseu de Lisboa, para apresentar o novo álbum ao vivo.