Tiago Nacarato e Cainã Cavalcante lançam “Grão”

|

Depois do sucesso de Beira Mar, projeto que percorreu palcos europeus com interpretações de nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque e Florbela Espanca, Tiago Nacarato e Cainã Cavalcante dão mais um passo na sua parceria artística com o lançamento de “Grão”, a sua primeira composição original. O single estará disponível no próximo dia 12, em todas as plataformas digitais.

Grão” nasce da fusão entre experiência pessoal e urgência criativa. Inspirado por um período de silêncio numa relação à distância, Tiago Nacarato transformou a ausência em arte, numa reflexão sensível sobre as conversas que persistem à distância de tudo. Segundo o músico, a canção surgiu de uma “necessidade, como acontece grande parte das vezes”, após dias de silêncio impostos por um retiro espiritual da pessoa com quem se relacionava. “Tive a necessidade de materializar em forma de canção todos estes pensamentos e sentimentos”, partilha o artista.

Durante os ensaios para a primeira tour europeia do projeto, em março de 2025, Cainã ouviu os primeiros acordes de “Grão” e sentiu imediatamente o potencial da composição. O arranjo foi desenvolvido em conjunto, e a canção passou a encerrar os concertos com grande impacto. Mesmo sem ter sido lançada, o refrão era cantado em uníssono pelas plateias, um sinal claro da força e da conexão da obra com o público.

Produzida por Tiago Nacarto e Cainã Cavalcante, a faixa atravessa universos sonoros do Brasil, de Portugal e da África, unindo tradição e contemporaneidade. “A presença marcante do violão brasileiro cheio de groove e energia, junto da voz linda do Tiago surfando na canção com muito bom gosto” foi, segundo Cainã, determinante para construir a identidade do tema. Para completar o núcleo sonoro, o músico convidou o percussionista baiano Kainã do Jêjê, que “de forma genial trouxe ainda mais vida para a canção”.

Gravada entre compromissos da tour, no Groove Wood Estúdio (Porto), “Grão” conta com a participação de Cristiana Silva nos coros e palmas. A mistura ficou a cargo de Luis Paulo Serafim, vencedor de múltiplos Latin Grammys, e a masterização foi realizada por Brendan Duffey, engenheiro sonoro premiado nos Grammy Awards. O lançamento visual foi desenvolvido em parceria com a produtora portuguesa AV82 e a brasileira UORD, com performance da artista Ana Paula Vulcão.

Grão” é o primeiro fruto autoral do projeto Beira Mar e sinaliza o final deste projeto para a dupla. Agora não apenas como intérpretes, mas como compositores de uma linguagem própria.

Anterior

Vella lança novo single “Freedom”

Victor Manzini dá show de resiliência na etapa da Turismo Nacional no Velopark

Seguinte