Alex Marquez vence corrida em Jerez e é o líder do Mundial de MotoGP

|

Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) é o vencedor da etapa de Jerez, Grande Prêmio da Espanha Estrella Galicia 0,0, extremamente dramático, que viu Marc Márquez (Ducati Lenovo Team) cair na volta 3 – e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) segurar Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para conquistar seu primeiro pódio em um Grande Prêmio desde 2023.

Quartararo arrancou soberbamente da pole, assim como Bagnaia da terceira posição. Marc Márquez não largou tão bem quanto gostaria, e imediatamente caiu para a terceira posição.

Bagnaia tentou mostrar a roda para Quartararo na curva 2, na curva 6 Alex Márquez quase alcançou o seu irmão. O espanhol estava na quarta posição, enquanto Marc Márquez e Bagnaia entravam em uma batalha no famoso trecho do estádio de Jerez.

Márquez mergulhou por baixo do companheiro de equipe na curva 9, sob o rugido de 100.000 torcedores. Mas Bagnaia, mantendo a posição por fora e conseguindo uma melhor saída da curva 10, conseguiu se recuperar ao lado do hexacampeão mundial de MotoGP. Então, houve o contato entre a dupla da Ducati! Ambos disputavam o mesmo pedaço de asfalto, e foi o #63 quem saiu na frente.

Depois de uma volta de abertura memorável foi seguida por um drama monumental. O herói da casa, Marc Márquez, em luta com Bagnaia, caiu na curva 8 da volta 3. Aparentemente pedindo demais da dianteira, o espanhol estava fora da disputa pela vitória – mas não do Grande Prêmio.

Quartararo ficou na liderança à frente de Bagnaia, mas Alex Márquez forçou passagem pelo italiano para subir para a segunda posição e tentar alcançar e ultrapassar El Diablo. Mais atrás, houve mais drama, com o estreante Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP) caindo na curva 6, que vinha da quarta posição.

Na volta 10 de 25, Quartararo mantinha Alex Márquez à distância e Bagnaia rodava 0,6s atrás da estrela da Gresini.

Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3) estava 1,3s atrás do piloto de fábrica da Ducati, na quarta posição, antes da volta 11 ver uma mudança na liderança do Grande Prêmio.

A curva 1 viu Alex Márquez atacar. Uma manobra agressiva, mas excelente, por dentro de Quartararo fez com que o medalhista de prata do sprint assumisse a liderança da corrida e, em uma volta, sua vantagem subiu para 0,8s. Agora, o que Bagnaia poderia fazer para ultrapassar Quartararo?

Viñales começava a se aproximar de Quartararo e Bagnaia, enquanto a liderança de Alex Márquez aumentava para 1,7s na volta 16 de 25.

Marc Márquez, estava de volta aos pontos após quedas de Joan Mir (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) que promoveram Márquez à 15ª posição.

Faltando cinco voltas, Alexis Márquez liderava por 2,4s sobre Quartararo, que mantinha Bagnaia 0,6s atrás. Viñales estava agora a 0,4s do pódio, enquanto víamos Marc Márquez e Aleix Espargaró (Equipe de Testes Honda HRC) travarem uma pequena batalha pela 13ª posição na volta 21.

Bagnaia tentava, mas Quartararo estava usando todos os seus recursos para manter o #63 atrás de si, enquanto Álex Márquez se aproximava da sua primeira vitória na MotoGP.

Apenas um erro agora custaria a Alex Márquez uma vitória histórica, e Quartararo ainda estava suficientemente à frente de Bagnaia para não permitir que este se manifestasse. E depois de ser o Sr. segunda posição durante boa parte de 2025 até agora, Alex Márquez conquistou a sua merecida primeira vitória em um Grande Prêmio de MotoGP para se coroar vencedor e líder do campeonato diante de seus fãs.

Quartararo se defendeu de Bagnaia para uma excelente segunda posição em seu primeiro pódio em um Grande Prêmio desde o GP da Indonésia de 2023. Que fim de semana para a Yamaha.

Embora não seja a quarta vitória consecutiva em Jerez, o segundo terceiro lugar de Bagnaia no fim de semana traz pontos sólidos para o grupo do italiano.

Após a decepção de uma punição pós-corrida no Catar, Viñales reforçou sua boa atuação conquistando a quarta posição na Espanha, com Top Gun terminando três segundos à frente de Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46 Racing Team), quinto colocado.

Brad Binder e seu companheiro de equipe na Red Bull KTM Factory Racing, Pedro Acosta, cruzaram a linha de chegada em sexta e sétima posições, em um domingo muito mais positivo para a KTM, com Ai Ogura (Trackhouse MotoGP Team), Enea Bastianini (Red Bull KTM Tech3) e Luca Marini (Honda HRC Castrol) completando o top 10.

Johann Zarco (Castrol Honda LCR) recebeu a bandeira quadriculada em 11º e, após sofrer um acidente no início, um decepcionado Marc Márquez conseguiu salvar a 12ª posição. Não era o domingo que Márquez buscava, mas esses quatro pontos podem ser cruciais.

Alex Rins (Monster Energy Yamaha MotoGP), Espargaró e Marco Bezzecchi (Aprilia Racing) – após um acidente no início da corrida – fecharam a lista de marcadores de pontos em Jerez.



Classificação Geral da MotoGP após 5 etapas
Anterior

Toquinho e Camilla Faustino no Casino Lisboa

Nemo revela “Casanova”

Seguinte