Barclay James Harvest pioneiros do rock sinfónico, com mais de 50 anos de carreira

|

Barclay James Harvest é uma banda inglesa de rock progressivo/sinfónico que atigiu o seu auge no final dos anos 70 e durante grande parte dos anos 80.

Os BJH marcaram musicalmente uma década de criação de novas sonoridades e ritmos. Tendo suspendido a carreira em 1997 e retomado anos mais tarde, pelo meio projectos a solo de Les e John, que atuaram no CCB para comemorar 50 anos de carreira em 2019 já sem dois membros originais da banda.

A voz singular de Les Holroyd marcava a diferença, acompanhado por John Lees, Stuart “Woolly” Wolstenholme e Mel Pritchard estes dois últimos já falecidos.

Em 30 de agosto de 1980, atuaram perante 175.000 pessoas em frente ao Edifício do Reichstag em Berlim, um concerto que perdura na memória de todos os amantes deste estilo de rock sinfónico/progressivo e que marcou o ínicio da década de ouro da música.

Baladas como Hymn, Mockingbird, Victims Of Circumstance entre muitas outras ou os albúns gravados ao vivo ‘Live Tapes’ ou ‘Berlim’ mantêm-se até hoje no meu imaginário, com recordações carregadas de nostalgia e de desejo de regresso ao passado.

Para abertura da rúbrica ‘Bandas com história’ , o regresso ao passado com os 25 anos dos BJH.

Anterior

‘A Flecha’ certeira de Dullia

‘Guitarras ao Alto em Casa’ para assistir durante o mês de maio

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: