Culture Club na liderança do movimento new romantic

|

Culture Club é uma banda inglesa que foi formada em 1981. A banda era composta por Boy George (vocalista principal), Roy Hay (guitarra elétrica e teclados), Mikey Craig (baixo) e Jon Moss (bateria e percussão).

O grupo é considerado um dos mais representativos e influentes da década de 1980. Culture Club vendeu mais de 150 milhões de cópias em todo o mundo.

Tiveram vários sucessos internacionais com músicas como “Do You Really Want to Hurt Me”, “Time (Clock of the Heart)”, “Church of the Poison Mind”, “Karma Chameleon”, “Victims”, “It’s a Miracle”, “The War Song”, “Move Away”, and “I Just Wanna Be Loved”.

O estilo andrógino de vestir de Boy George chamou a atenção do público e da mídia. O grupo, apoiantes do gênero synthpop, fez inúmeras incursões no reggae e mostrou uma forte propensão para o subgênero das baladas.

O segundo álbum, Colour by Numbers, vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo. Ele apareceu na lista da revista Rolling Stone dos 100 melhores álbuns da década de 1980 e também está incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.

Dez dos seus singles chegaram ao Top 40 dos Estados Unidos, onde estão associados à Segunda Invasão Britânica de grupos de new wave que se tornaram populares devido ao canal de música MTV. A música do Culture Club combina a new wave britânica e o soul americano com o reggae jamaicano e também outros estilos como calypso, salsa e country.

Em 1984, Culture Club conquistou o Brit Award para Melhor Grupo Britânico, o Melhor single britânico (“Karma Chameleon”) e o Grammy Award for Best New Artist.

Eles foram nomeados no mesmo ano para o Grammy Award para Pop Vocal por Grupo ou Duo, mas a banda de rock inglesa The Police ganhou o prêmio.

Em 1987, eles receberam outra nomeação para um American Music Award para Pop/Rock Band /Duo /Group Video Artist, no Reino Unido, eles reuniram doze Top 40 hit singles entre 1982 e 1999, incluindo os números “Do You Really Want to Hurt Me” e “Karma Chameleon”, sendo este o single mais vendido de 1983, e liderou o US Billboard Hot 100 em 1984. “Time (Clock of the Heart)” está incluído no Rock and Roll Hall of Fame’s Lista de 500 músicas que moldaram rock and roll.

O cantor britânico Boy George e o baixista Michael Craig formaram em 1982 o grupo In Praise Of Lemmings, que mudou em seguida o nome para Sex Gang Children. O nome exótico rendeu-lhes a acusação de pedofilia, o que levou a troca do nome do grupo para Culture Club.

Assinando com a gravadora Virgin, lançaram o primeiro single, “White Boy”, seguido por “I’m Afraid Of Me”, mas o sucesso veio realmente com “Do You Really Want To Hurt Me”. O primeiro álbum da banda, “Kissing To Be Clever”, tornou-se um grande sucesso.

O Culture Club foi um dos integrantes do movimento “New Romantic” ao lado de Duran Duran e Visage. No entanto, os conflitos entre os integrantes do grupo e os problemas de Boy George com drogas levaram à separação da banda. Em 1986, Boy George é preso por porte de drogas, e o tecladista Michael Rudetsky é encontrado morto por overdose de heroína na casa de Boy George.

Boy George é internado numa clínica para tratar a dependência e regressa em 1987, iniciando sua carreira a solo com o álbum “Sold”. A banda só voltaria reunir-se em 1998 para gravar o CD “Greatest Hits” no programa Storytellers, do canal a cabo americano VH1.

Em 1999, a banda reuniu-se para gravar e lançar o CD “Don’t Mind If I Do”, que contém a canção “I Just Wanna Be Loved”, e chegaram a realizar uma turneé em Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 2002 a banda gravou seu segundo DVD ao vivo.

Recentemente, Mikey Craig e Jon Moss decidiram reativar o Culture Club com novos membros no lugar de Boy George e Roy Hay: o cantor de 29 anos Sam Butcher e Phil Pickett, tecladista que acompanhava a banda em suas turneés e escreveu algumas das músicas do grupo na sua formação original. Em 2014 Boy George decide voltar com a Culture Club para fazer uma turneé, mas acaba cancelando por causa de um pólipo na garganta.

Abaixo alguns dos hits de grande sucesso dos Culture Club: ‘Karma Chameleon’ – ‘Do You Really Want To Hurt Me’ – ‘Time (Clock Of The Heart)’ – ‘It’s A Miracle’ – ‘Victims’ – ‘The War Song’

Anterior

Orquestra Metropolitana de Lisboa reabriu o Grande Auditório do CCB

Os Vai e Vem, em entrevista ao Grupo Chiado, falam do passado, do presente e de projectos para o futuro

Seguinte

Deixe um comentário

%d bloggers like this: